Armada Portuguesa: Navio Balizador Schultz Xavier (1972-2019)

Foi um navio balizador e de combate à poluição da Marinha de Guerra Portuguesa. Construído no Arsenal do Alfeite, entrou ao serviço em Julho de 1972 e recebeu o nome em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier, o engenheiro hidrógrafo que, na primeira década do século XX reorganizou os faróis em Portugal.
Balizador NRP Schultz Xavier
A 3 de Dezembro de 1975, efetuou o reboque das LFG's "Argos", "Dragão" e "Hidra" para Angola, acompanhado a navegar pelos próprios meios pelas LFG's "Lira" e "Orion", mais as LDG's "Alfange" e "Ariete", todos escoltados pela corveta "António Enes", num comboio naval que ficou conhecido como "A Incrível Armada", efetuando uma viagem de 63 dias, 885 horas e 8.900 milhas até Luanda.
Maquinas avante
A sua configuração de navio balizador permite-lhe ainda apoiar operações de salvamento marítimo, designadamente, o reboque, o desencalhe de navios de porte médio, a recuperação de objetos afundados. Em Dezembro de 1977, recuperou a LDM 426 destacada para a AMSJ - Área Militar de S. Jacinto que sofrerá um acidente que a deixou submersa.
Corveta João Roby & Balizador Schultz Xavier (Porto Santo)
Em 1997, instalou-se uma câmara hiperbárica, passando a servir de navio de apoio aos Mergulhadores, substituindo nesta tarefa o antigo Draga-minas "Ribeira Grande" da classe "S. Roque".
Guarnição 2006/2007 do NRP Schultz Xavier
Em Junho de 2006, participou no exercício "STEADFAST JAGUAR", com a missão de realizar o levantamento hidrográfico dos mares de Cabo Verde, embarcando para o efeito uma equipa de hidrografia e uma equipa de Mergulhadores do DMS n.º 2, assim como a embarcação do Instituto Hidrográfico "Gaivota".
Algures no mar
O navio passou ao estado de desarmamento em 9 de fevereiro de 2017 e foi abatida com efeitos desde 31 de janeiro de 2019.
Características
Tipo: Balizador oceânico 
Deslocamento: 900 toneladas
Dimensões: 56 m comp.; 10 m boca; 3,8 m calado
Armamento: 2 metralhadoras-ligeiras HK-21
Propulsão: 2 motores Diesel 2400 h.p. - 2 veios = 14,5 nós (27 km)
Sensores: Radar navegação KELVIN HUGHES (alcance 37 km) 
Autonomia: 3 000 milhas náuticas a 12,5 nós
Guarnição: 39 marinheiros

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