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A mostrar mensagens de março, 2011

Armada Portuguesa: Navios-Auxiliares década de 1910

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Lança-Minas "Vulcano" (1910-1958) Vapor que foi lançado à água em Inglaterra em 5 de Abril de 1910. Lança-Minas "Vulcano" Destinava-se ao serviço da Escola de Torpedos. Em 1946 foi classificado como draga-minas. Em 1954 foi vendido por inútil. Características técnicas Deslocamento:  151 toneladas Dimensões:  33,52 m comp; 5,94 m boca; 1,37 m calado; Armamento:  2 tobos lança torpedos  Propulsão:  1 máquinas de 500 H.P. - 2 veios = 13 nós (24 Km) Guarnição:  27 marinheiros Navio-Auxiliar "Lince" (1911-1948) Foi construído em Itália nos estaleiros Orlando de Livorno em 1911. Navio-Auxiliar "Lince" Pertenceu à Escola de Torpedos de Paço de Arcos, ate ser abatido em 1948. Características técnicas Deslocamento:  77 toneladas Dimensões:  26,9 m comp; 4,2 m boca; 1,8 m calado; Armamento:  2 peças  Propulsão:  2 semi-dieseis de 300b.h.p - 2 veios = 12 nós (22 Km) Guarnição:  20 marinheiros Patrulha-Auxiliar "Galgo" (1916-191...

Armada Real Portuguesa: Torpedeiro "Tejo" (1904-1927)

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Canhoneira-Torpedeira "Tejo", foi construída no Arsenal de Marinha sob a direção do engenheiro construtor naval Mr. Croneau. Híbrido na sua função e de linhas estranhas, entrou ao serviço da Real Armada a 18 de Abril de 1904. Torpedeiro "Tejo" Em 25-08-1910 encalhou em Peniche, tendo perdido 11 metros de Proa durante o seu salvamento.  Foi decidido transformar este navio num contratorpedeiro, tendo para tal sido aprovado o projecto da autoria do engenheiro naval António Jervis de Athouguia. A sua reconstrução foi decidida em 1912, mas só teve oportunidade para entrar na doca seca do Arsenal da Marinha em 1915. O plano de remodelação alterou o formato da proa e alterou as chaminés, alterando de quatro para duas. Recebeu um novo castelo e a mastreação foi alterada.  A sua reconstrução ficou terminada em 1916, mas só passou ao estado de completo armamento em Agosto de 1917.  Nos testes realizados bateu o recorde de velocidade, tornando-se o navio mais rápido da Marin...

BNU: "Emissão Vasco da Gama" para Angola (1910-1922)

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Em Março de 1909 são uniformizadas as emissões para as cinco colónias de África, com a efígie do navegador Vasco da Gama. Nessa altura, as notas passaram a ter os mesmos valores, sendo apenas diferentes na indicação da província. Chamou-se a esta série "EMISSÃO VASCO DA GAMA". (1910-1922) 1$000 Réis  (1ª emissão) (1910- 1922 ) 2$500 Réis  (1ª emissão) (1910- 1922 ) 5$000 Réis  (1ª emissão) (1910- 1922 ) 10$000 Réis  (1ª emissão) (1910- 1922 ) 20$000 Réis  (1ª emissão) (1910- 1922 ) 50$000 Réis  (2ª emissão)

Armada Real Portuguesa: Canhoneiras década de 1900

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Canhoneira "Pátria" (1903-1930) Canhoneira de aço que foi lançada à água em Lisboa em 27 de Junho de 1903. Foi adquirida com os fundos da Grande Assinatura Nacional logo após o Ultimato Britânico de 1890.  Canhoneira "Pátria" Em 1905 partiu para a Divisão Naval de Angola e no mesmo ano fez uma viagem ao Brasil. Em 1908, partiu para a Estação Naval de Macau, onde prestou um longo serviço. Ele participou da supressão da revolta de Timor em 1912. Em 1930 foi ordenado desarmar e passar ao estado de completo desarmamento no ano seguinte, em Macau. Naquele ano, foi vendido para a China. Características técnicas Deslocamento:  636 toneladas Dimensões:  59,8 m comp; 8,3 m boca; 2,5 m calado; Armamento:  4 peças de 100 mm; 6 peças de 47 mm; 1 metralhadora de 6,5 mm; Propulsão:  2 máquinas a vapor T.E. de 1 890 h.p. - 2 veios = 17,7 nós Guarnição:  88 marinheiros Canhoneiras Classe "Save" Foram construídas pelos estaleiros H. Parry & ...