Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2010

Armada Real Portuguesa: Navios-Transporte (1874-1934)

Imagem
Navio-Transporte "Índia" (1874-1910) Navio de ferro e de vapor inglês (ex - Mandalay) que foi lançado à água em Inglaterra em 1871 por Dennis & Brothers e adquirido para Portugal para transporte. Navio-Transporte "Índia" Fez várias viagens às nossas províncias ultramarinas como transporte de pessoal e material, em especial para as estações navais. Em 1910 passou a completo desarmamento e foi entregue à província de Moçambique. Características técnicas Deslocamento:  2578 toneladas Dimensões:  82,3 m comp; 9,14 m boca; 5,79 m calado; Armamento:  2 peças Propulsão:  2 máquinas compound verticais de700 h.p. - 1 veio = 12 nós Guarnição:   Navio-Transporte "Africa" (1875-1910) Navio de ferro e de vapor que foi lançado à água em Inglaterra em 20 de Abril de 1875. Navio-Transporte "Africa" Empregou-se como transporte de pessoal e material para as nossas províncias ultramarinas. Em 1907 foi mandado desarmar em Luanda e no ano seguinte passou a pontão...

Armada Real Portuguesa: Canhoneiras da década de 1870

Imagem
Canhoneiras Classe "Rio Lima" A canhoneira Rio Vouga foi construída no Arsenal de Marinha em Lisboa, e as restantes em Inglaterra. Canhoneira "Rio Lima" (1875-1910)   Canhoneira de ferro e madeira que foi lançada à água em Inglaterra em 3 de Julho de 1875. Prestou serviço em Cabo Verde, Angola, Ajuda, Guiné, Moçambique, Macau e Índia. Em 1889 largou de Macau em visita ao Japão. Em 1909 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento, sendo abatida em Macau em 1910 e ali vendida. Canhoneira "Rio Tâmega" (1875-1909)  Canhoneira idêntica à "Rio Sado" que foi lançada à água em Inglaterra em 15 de Novembro de 1875.  Prestou serviço em Cabo Verde, Angola, Ajuda, Macau e Moçambique. Em 1904 passou ao estado de completo desarmamento e foi mandada abater em 1909. Canhoneira "Rio Sado" (1875-1921) Canhoneira idêntica à "Rio Tâmega" que foi lançada à água em Inglaterra em 30 de Dezembro de 1875.  Prestou serviço em Cabo Verde, Guin...

Armada Real Portuguesa: Lanchas Canhoneiras Classe "Rio Minho" (1864-1877)

Imagem
Lancha-Canhoneira Rio Minho I (1864-1877) Canhoneira de madeira, que foi lançada à água em Lisboa em 21 de Agosto de 1864. Prestou serviço em Cabo Verde e Angola. Em 1877 desarmou em Luanda. Lancha-Canhoneira Rio Guadiana (1865-1875) Canhoneira de madeira que foi lançada à água em Lisboa em 24 de Maio de 1865. Prestou serviço nas Estações Navais de Angola e Cabo Verde. Características técnicas Deslocamento:  35 Toneladas Dimensões:  13,5 m comp.; 3,5 m boca; 1,5 m calado Armamento:  2 peças de bronze de carregar pela boca Propulsão:  1 máquina de 60 h.p. - 1 veio = 8 nós Guarnição:  15 marinheiros

Armada Real Portuguesa: Canhoneiras da década de 1860

Imagem
Canhoneira "Camões" (1865-1876) Canhoneira "Camões" Canhoneira de madeira da província de Macau que foi mandada construir em 1864.  Era escuna de vapor que em 1874 passou ao serviço da Armada como canhoneira.  Prestou serviço em Macau e na China. Em 1876 foi mandada passar ao estado de desarmamento, sendo vendida no mesmo ano. Características técnicas Deslocamento:  136 toneladas Dimensões:   1,81 m calado Armamento:  3 peças Propulsão:  1 máquina de 30 H.P. - 1 veio = 7 nós Guarnição:  50 marinheiros Canhoneiras Classe "Zarco" As canhoneiras desta classe foram construídas no Arsenal de Lisboa, à excepção da Zarco que foi construída em Inglaterra. Canhoneira "Zarco" (1865-1876) O vapor "Zarco" foi construído em Liverpool pela casa inglesa Birkenhead Iron Works de Laird Brothers. Foi lançado à água em 15 de Novembro de 1864. Foi entregue a Portugal em 18 de Março de 1865. Era um navio forte e elegante, construído de madeira. Em 18...