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Lisboa (Avenidas Novas)

É resultando da agregação das antigas freguesias de Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião da Pedreira, para além de uma pequena parcela de território anteriormente pertencente à freguesia de Campolide.


Teleperformance Portugal - City Center

Praça de Touros do Campo Pequeno
Foi o rei D. Sebastião que, corria o ano de 1578, mandou erigir em Xabregas a primeira praça de touros conhecida em Lisboa (e também em Portugal).
Igreja Senhora do Rosário de Fátima

Miradouro do Parque Eduardo VII
Considerado um dos parques mais extensos, entre a grande diversidade de ambientes, há um miradouro com belíssimas paisagens que nos convidam a ficar. De cima para baixo contempla-se a dimensão de um jardim verde e toda a extensão do Marquês do Pombal e da Avenida da Liberdade, sem nunca perder de vista o Tejo e a Serra da Arrábida. A variedade de paisagens são tantas que, através deste miradouro, também é possível espreitar o Castelo de São Jorge.


Parque Eduardo VII, Lisboa

Lisboa (Freguesia de Alvalade)

O nome Alvalade terá tido origem no árabe Albalat, significando “parte plana” e daí “terreno plano”. Inicialmente a freguesia ia do Lumiar ao Arco do Cego e foi chamada Campo de Alvalade, tendo sido dividida, desde o século XVI, em “Alvalade, o Grande” (Campo Grande) e “Alvalade, o Pequeno” (Campo Pequeno). Em 1620, a zona era conhecida por “Reis de Alvalade”, um subúrbio de Lisboa, tendo sido integrada em 1852 no Concelho de Olivais, até que em 1886 integrou Lisboa como freguesia.

Estátua de Santo António (Alvalade)
A (nova) freguesia de Alvalade surge da união das antigas S.João de Brito, Campo Grande e Alvalade e representa 6% do território da Cidade. Entre 2001 e 2011 decrescem o número de edifícios, famílias e indivíduos mas há um acréscimo de alojamentos. Contendo a freguesia a área de implantação do Plano de Alvalade, tem como época construtiva base o período 1946-1970, edifícios maioritariamente de 3 a 4 pisos, de cariz residencial mas também misto, com 3 ou mais alojamentos por edifício, várias divisões (60% com 5 ou mais) com dimensões médias a grandes.


Igreja De São João De Brito
Inaugurada em 2 de Outubro de 1955, desenho da igreja data de 1951 pelas mãos do arquitecto Vasco de Morais Palmeiro. No ano seguinte é iniciada a sua construção.
 Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular.
A Praça de Entrecampos é uma praça em Lisboa, na qual convergem três avenidas importantes da cidade: Avenida da República, Avenida dos Estados Unidos da América e Avenida das Forças Armadas. Adjacente à praça, na direção norte, há um jardim de razoáveis dimensões, conhecido como Campo Grande, ladeado por duas vias para circulação automóvel fazendo a ligação com a parte norte da cidade. No centro da praça, encontra-se o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular.

Submarinos Classe "Tridente"

 

Submarino NRP Arpão

Características
Tipo: Submarino
Deslocamento: 1 842 t (à superfície); 2 020 t (em imersão)
Dimensões: 68 m comp.; 6,35 m boca; 6,6 m calado
Armamento: Sistema de lançamento para 6 misseis Harpoon UGM 84 e 12 torpedos
Propulsão: 2 geradores AIP Siemens Sinavy (BZM-120) com 240 kW; 2 motores diesel MTU 16V396 TB-94 com 6,24 MW; 1 motor eléctrico Siemens Permasyn com 2,85 MW; 1 eixo
Velocidade: 12 nós (à superfície); 20 nós (em imersão)
Sensores: Sistema de gestão de dados de combate Atlas Elektronik ISUS 90
Radar de navegação Kelvin Hughes KH-1007 (F)
Autonomia: 11 000 milhas náuticas
Guarnição: 33 marinheiros


Emissões da Companhia de Moçambique (1932-1942)

 Ao contrário das outras colónias em que o Banco Nacional Ultramarino dispunha do monopólio da emissão de notas para todo o território, em Moçambique esse monopólio foi dividido para outras instituições em parte do século XX.

$0,5 Libra Esterlina
Primeira emissão: 1932
Última emissão: 1942
Retirada de circulação: 1942
$1 Libra Esterlina
Primeira emissão: 1933
Última emissão: 1942
Retirada de circulação: 1942
$5 Libras Esterlinas
Primeira emissão: 1934
Última emissão: 1942
Retirada de circulação: 1942
Na sequência da assinatura do tratado com a Inglaterra que reconhecia o domínio de Moçambique a Portugal, ficou também obrigado a facilitação do acesso ao mar às colónias inglesas através de Moçambique. 

$10 Centavos
Primeira emissão: 1933
Última emissão: 1942
Retirada de circulação: 1942
Estando Portugal incapaz de realizar tal, foi criada a Companhia de Moçambique por decreto de 11 de Agosto de 1897. O Estado Português entregou a esta todos os poderes de administração incluindo o de produzir moeda para o território entre Manica e Sofala.
$20 Centavos
Primeira emissão: 1934
Última emissão: 1942
Retirada de circulação: 1942
$50 Centavos
Primeira emissão: 1933
Última emissão: 1942
Retirada de circulação: 1942
1$00 Escudo
Primeira emissão: 1937
Última emissão: 1942
Retirada de circulação: 1942
As más opções nas decisões dos gestores conduziram o Banco da Beira à falência em 1929. Assim, neste ano foi criado a Caixa de Emissão a qual manteve o privilégio de emissão monetária da companhia de Moçambique até esta ter terminado em 18 de Julho de 1942, tendo o território que governava sido incorporado no governo da Colónia de Moçambique. A partir desta data toda a emissão monetária local passou a ser da responsabilidade do BNU.

Armada Portuguesa: Aviação Naval da década de 1930

Hidroaviões "Junkers K43-W" (1933-1941)

Os Junkers K43 eram a versão militar dos modelos Junkers W33 e W34, que foram construídos a partir de 1926. A Aviação Naval (A.N.) recebeu cinco hidroaviões de flutuadores Junkers K43-W, fornecidos em Janeiro de 1933. Foram os primeiros aviões da A.N. inteiramente revestidos a metal.

 Junkers K43-W
Foram utilizados em missões de fotografia aérea, reconhecimento e instrução de pilotos. Três destes hidroaviões (58, 59 e 60), realizaram pela primeira vez, e em voo de grupo, o circuito Lisboa - Funchal - Ponta Delgada - Horta - Ponta Delgada - Funchal - Porto Santo - Lisboa. Partiram de Lisboa no dia 30 de Junho de 1935, regressando no dia 31 de Julho.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 17,76 m; Comprimento: 11,14 m; Altura: 3,85 metros
Motor: 1 motor Armstrong-Siddeley Panther, de 14 cilindros em dupla estrela arrefecidos por ar, de 510 hp.
Velocidade: 
Armamento:  2 metralhadoras de 7,9 mm, móveis, uma no posto Dorsal e outra no posto ventral; 190 kg de bombas
Transportadas sob as asas (2 de 50 kg e 6 de 15 kg).
Tripulação: 

Hidroaviões "Consolidated Fleet F-10B" (1933-1952)

A Aviação Naval (A.N.) adquiriu em 1933 cinco aviões Fleet F-10B, aos quais se juntaram, pouco depois, mais cinco Fleet F-10G. Todas estas aeronaves, independentemente do modelo, podiam ser operadas indistintamente como aviões terrestres ou hidroaviões, com a aplicação de trem de rodas ou flutuadores. 
Consolidated Fleet F-10B
Em 1937, a A.N. recebeu mais três aviões Fleet F-10B e três F-10G, construídos no Canadá. A A.N. utilizou os Fleet na instrução e treino de pilotos. O Centro de Aviação Naval (CAN) do Bom Sucesso, em Lisboa. Alguns operados a partir dos Avisos da Classe Afonso de Albuquerque.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 8,53 metros; Comprimento: 7,29 metros; Altura: 3,50 metros
Motor: Fleet 10B: Kinner B-5, de 5 cilindros radiais arrefecidos por ar, de 125 hp;
            Fleet 10G: De Havilland Gipsy Major I, de 4 cilindros invertidos, em linha, arrefecidos por ar , de 130 hp;
Velocidade: 185 Km/h 
Armamento:  
Tripulação: 2

Hidroaviões "Hawker Osprey" (1935-1941)
O Hawker Osprey era um derivado do bombardeiro Hawker Hart, da Royal Air Force. Quando, nos primeiros anos da década de trinta, a Marinha de Guerra Portuguesa renovou a frota, adquiriu vários navios de guerra construídos em estaleiros britânicos, entre os quais os avisos de 1ª classe «Afonso de Albuquerque» vieram equipados com hidroaviões de combate e reconhecimento Hawker Osprey, que eram arriados e içados dos navios através de gruas.
 Hawker Osprey
A guerra sino-japonesa levantou a necessidade da reactivação do Centro de Aviação Naval (CAN) de Macau que, em Maio de 1938, foi equipado com os dois Hawker Osprey mencionados acima e mais quatro adquiridos pelo Ministério das Colónias.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 11,27 m; Comprimento: 8,94 m; Altura: 4,06 metros
Motor: 1 motor Rolls-Royce Kestrell II MS, de 12 cilindros em V, arrefecido por líquido, de 630 hp.
Velocidade: 280 Km/h
Armamento:  Defensivo: Uma metralhadora Lewis de 7,7 mm, móvel, acionada pelo observador.
                       Ofensivo: Duas metralhadoras Vickers de 7,7 mm, fixas, colocadas lateralmente na parte posterior da fuselagem sincronizadas com o hélice e acionadas pelo piloto.
Transportadas sob as asas (2 de 50 kg e 6 de 15 kg).
Tripulação: 

Hidroaviões "Balckburn Shark IIa" (1936-1938)

A fábrica inglesa Blackburn dedicou-se ao estudo de um avião mono-motor e biplano - que viria a ser o último Blackburn biplano - para lançamento de torpedos, que denominou de Blackburn Shark. Em 1936, a  Aviação Naval (A.N.) encomendou seis aviões Blackburn Shark IIa, equipados com flutuadores, destinados a missões de torpedamento e bombardeamento a picar.

Balckburn Shark IIa

     Os oficiais da A.N. que se deslocaram à Grã-Bretanha em missão de recepção dos aviões, recusaram-se a recebê-los, depois das provas em voo, devido às deficiências que apresentavam. Depois de mais de um mês de troca de mensagens, os elementos da comissão de recepção foram mandados regressar a Lisboa e o chefe da missão punido disciplinarmente. Pese embora a grave deficiência que apresentavam, os Shark continuaram a voar, até que, em 1938, um avião se despenhou um no Rio Tejo provocando a morte do piloto. Após esse desastre, foi decidida a sua retirada de serviço, o que se concretizou ainda em 1938.

Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 14,02 m; Comprimento: 11,71 m; Altura: 4,72 metros
Motor: 1 motor Armstrong-Siddeley Tiger IV, VI ou VI C, de 14 cilindros em dupla estrela arrefecidos por ar, de 700 a 760hp, conforme a versão.
Velocidade: 230 Km/h
Armamento: 2 metralhadoras Vickers de 7,7 mm fixas na cobertura do motor, de disparo sincronizado com o hélice, accionadas pelo piloto; 1 metralhadora Vickers-Berthier ou Lewis, de calibre variável, accionada pelo ocupante do lugar da retaguarda; Um torpedo de 680 Kg instalado sob a fuselagem ou bombas com igual peso instaladas sob as asas.
Tripulação: 2

Aviões "General Aircraft Monospar ST-12" (1936-1944)
Os General Aircraft Monospar eram bimotores mono-planos de asa baixa, muito ligeiros. Em 1936, a Aviação Naval (A.N.) adquiriu na Grã-Bretanha, um pequeno avião bimotor General Aircraft Monospar ST-12 em segunda mão. Foi adquirido para executar fotografia aérea para as Missões Hidrográficas do Ultramar e Ilhas Adjacentes.
General Aircraft Monospar ST-12
Durante 1937 e 1938, o Monospar ST-12 esteve inserido na Brigada Aérea da Missão Hidrográfica de Angola, tendo realizado o primeiro levantamento aéreo da costa, portos e rios angolanos. Concluídos os trabalhos, a Brigada Aérea angolana foi extinta e o avião transferido para a Brigada Aérea da Missão Hidrográfica de Moçambique, em 1939, mantendo-se na mesma tarefa, levando a cabo o primeiro levantamento aero-fotográfico da costa, portos e rios de Moçambique até 1941.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 12,24 m; Comprimento: 8,03 m; Altura: 2,13 metros
Motor: 2 motores De Havilland Gipsy Major I, de 4 cilindros em linha arrefecidos por ar, de 130 hp.
Velocidade: 209 Km/h
Armamento: 
Tripulação: 3

Hidroaviões "Avro 626" (1938-1950)
A Aviação Naval (A.N.) também operou os Avro 626 na versão de hidroavião de flutuadores. Entre Dezembro de 1938 e Janeiro de 1939 foram recebidos da Grã-Bretanha 12 exemplares.
Avro 626
A A.N. utilizou os Avro 626 na instrução e treino de pilotos e também em missões de observação e fotografia aérea. Entre 1939 e 1940, o hidroavião Avro 626 número 87 efetuou o primeiro levantamento aero-fotográfico do Arquipélago dos Açores. Em Junho de 1941 foi reativado o CAN de Ponta Delgada, nos Açores, que recebeu três Avro 626.
Características técnicas
Dimensões: Envergadura: 10,36 m; Comprimento: 8,91 m; Altura: 2,92 metros
Motor: 1 motor Armstrong-Siddeley Cheetah V, de 7 cilindros radiais arrefecidos por ar, de 260 hp.
Velocidade: 180 Km/h
Armamento: Duas metralhadoras Lewis de 7,7 mm (uma fixa, sincronizada com o hélice, acionada pelo piloto e outra móvel, no lugar traseiro).
Tripulação: 3