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Navio hidrográfico Classe "Dom Carlos I"

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  NRP Almirante Gago Coutinho (ex.  USNS Assurance) Construído nos Estados Unidos pelos estaleiros Tacoma Boat Company em 1985, recebeu o nome de USNS Assurance.  Foi entregue a Portugal em 1999 quando foi rebatizado com a atual denominação. Características Tipo:  Navio-Hidrográfico Deslocamento:  2285 toneladas Dimensões:  68,3 m comp.; 13,1 m boca; 4,6 m calado Armamento:  1 peça de 76 mm; 2 peça de 20 mm Propulsão:  2 motores GE com 11600 hp e 4 geradores Caterpillar D398B com 3 200 hp  =11 nós Guarnição:  34 marinheiros

Cédulas do Município de Viana do Alentejo (1917-1925)

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Cédula é a designação que se consagrou para o dinheiro de pequeno valor, geralmente considerado como dinheiro de trocos, quando feito em papel, por oposição à designação de nota reservada para o mesmo dinheiro de papel, mas de valores elevados.  Certos autores designam por cédula os valores inferiores a 1$00.  Cédula: Viana do Alentejo  $01 Centavo (Câmara Municipal) Cédula: Viana do Alentejo  $02 Centavos (Câmara Municipal) Outros, o papel moeda emitido pela Casa da Moeda e ainda municípios e particulares, deixando para o Banco de Portugal as notas. Em termos técnicos de finanças, distingue-se a cédula da nota, por a cédula ser convertível em metais pobres e a nota ser convertível em prata ou ouro. Cédula: Viana do Alentejo  $02 Centavos (Misericórdia) Cédula: Viana do Alentejo  $04 Centavos (Misericórdia) O dinheiro de trocos é de intensa circulação, pelo que, quando executado em papel, se deteriora com grande rapidez, sendo por isso solução a que só...

Cédulas do Município de Vendas Novas (1917-1925)

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A Primeira República (1910-1926), ficou marcada pela instabilidade política, social e também económica e financeira. Cédula: Vendas Novas  $01 Centavo (Associação de Socorros Mutuos) Serie A Cédula: Vendas Novas  $02 Centavos (Associação de Socorros Mutuos) Serie C Com a implantação do novo regime, surgiram alterações monetárias, instituiu-se uma nova unidade e modificaram-se os títulos das moedas, o seu peso e liga, porém, tudo conjugado de forma a não alterar o seu valor real. Cédula: Vendas Novas  $03 Centavos (Associação de Socorros Mutuos) Serie C Cédula: Vendas Novas  $03 Centavos (Associação de Socorros Mutuos) Serie D Em tais circunstâncias, em que se sentia cada vez mais a necessidade de dinheiro miúdo, surgiu uma nova moeda de recurso, a cédula de papel, cuja emissão saiu do âmbito da Casa da Moeda e se espalhou por toda a parte, sob a responsabilidade de câmaras municipais, Misericórdias e outras entidades públicas, e mesmo particulares, ainda que, segundo...

Armada Portuguesa: Lancha Salvamento "Altair" (1946-1955)

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NRP Altair Foi construída durante a Segunda Guerra Mundial em Inglaterra, e pertencia ao tipo FAIRMILE B . Adquirida por Portugal em 1946, foi abatida em 1955. Características Tipo:  Lanchas de Salvamento Deslocamento:  82 toneladas Dimensões:  34 m comp.; 5,3 m boca; 1,2 m calado Propulsão:  2 motores diesel de 1120 h.p. - 2 veios = 21 nós Guarnição:  15 marinheiros

Armada Portuguesa: Caça-Minas Classe "Faial" (1943-1971)

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Os navios, que viriam a constituir a classe Faial, eram anteriores arrastões armados da Royal Navy britânica, colocados ao serviço por ocasião da Segunda Guerra Mundial. Foram construídos centenas naval trawlers de várias classes, que diferiam umas das outras apenas em pequenos pormenores. Por curiosidade, uma delas era a classe Portuguese , constituída por 12 arrastões construídos em Portugal. NRP Faial (1943-1967) Ex-HMS Mangrove (T 112) No âmbito da cedência de facilidades nos Açores aos Aliados, durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido emprestou oito arrastões armados a Portugal, entregues em 1943. Os arrastões destinavam-se a reforçar a capacidade portuguesa de luta anti-submarina e de dragagem de minas nas águas dos Açores e de Portugal Continental. Na Marinha Portuguesa, os arrastões receberam os números de amura P1 a P8, sendo designados pelos mesmos, já que não foram batizados com nomes próprios. Os navios mantinham-se propriedade do Reino Unido, mas eram op...

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