Translate

Armada Portuguesa: Draga-Minas Oceânico Classe "São Jorge" (1955-1974)

NRP São Jorge (1955-1974) Ex-MSO-478
Os navios pertenciam à classe AM-478 de draga-minas de frota, construídos nos EUA. Em 1955 os navios foram reclassificados como draga-minas oceânicos, passando a constituir a classe MSO-478. Nesse ano, os quatro navios da classe foram cedidos a Portugal, ao abrigo do Mutual Defense Agreement Program (MDAP).
NRP Pico (1955-1973) Ex-MSO-479
Em Portugal, os navios da classe foram batizados com nomes de ilhas do arquipélago dos Açores. 
NRP Graciosa (1955-1974) Ex-MSO-486
NRP Corvo (1955-1974) Ex-MSO-487
Características
Tipo: Draga-Minas Oceânico 
Deslocamento: 780 toneladas
Dimensões: 55 m comp.; 10,64 m boca; 3,16 m calado
Armamento: 1 peça de 40 mm; 1 metralhadora de 12,5 mm
Propulsão: 2 motores diesel de 1600 b.h.p. - 2 veios = 13,5 nós
Guarnição: 71 marinheiros

Armada Portuguesa: Draga-Minas Costeiros Classe "Ponta Delgada" (1953-1976)

NRP Ponta Delgada (1953-1974) Ex-USS Adjudant (AMS-60)
Os navios pertenciam à classe Adjudant (classe AMS-60) de draga-minas costeiros construídos nos EUA e cedidos a Portugal e a outros países aliados, ao abrigo do Mutual Defense Agreement Program (MDAP).
NRP Horta (1953-1976) Ex-AMS-61
NRP Angra do Heroísmo (1955-1974) Ex-AMS-62
Os navios atribuídos a Portugal - onde se incluía o ex-USS Adjudant, o navio líder da classe - foram entregues entre 1953 e 1955, sendo baptizados com nomes de cidades e vilas do arquipélago dos Açores.
NRP Vila do Porto (1953-1976) Ex-AMS-91
NRP Santa Cruz (1954-1976) Ex-AMS-92
No âmbito da NATO foi atribuída uma grande responsabilidade à Marinha Portuguesa na área da guerra de minas, o que a levou a operar uma grande flotilha de draga-minas, na década de 1950 e no início da de 1960. Uma parte dos draga-minas foi cedida pelos EUA, mas outra foi fabricada em Portugal. No entanto, com o agravamento da Guerra do Ultramar a Marinha Portuguesa teve que dar prioridade aos meios para atuar nessa guerra, ficando sem tripulações disponíveis para os draga-minas, o que a levou a colocar, a maioria deles, em reserva.
NRP Velas (1954-1976) Ex-AMS-145
NRP Lajes (1954-1976) Ex-AMS-146
NRP São Pedro (1955-1975) ex. AMS 147

Características
Tipo: Draga-Minas Costeiro
Deslocamento: 370 toneladas
Dimensões: 44 m comp.; 8,2 m boca; 2,43 m calado
Armamento: 1 peça dupla de 20 mm
Propulsão: 2 motores diesel de 900b.h.p. - 2 veios = 14 nós
Guarnição: 40 marinheiros

As Praias da "Costa"

A Costa da Caparica é conhecida pelas suas praias.

Praia do Norte
A Praia do Norte apresenta uma fina língua de areal extensa que fica quase toda imersa na maré alta. É delimitada a Norte e a Sul por pontões. A nascente, fora da zona de banhos, o sistema dunar encontra-se dividido em seis retângulos pelas estradas de acesso.

Praia Santo Antonio da Caparica
Possui uma extensa faixa de areal que, em períodos de maré alta, fica consideravelmente mais fina. É ladeada por dois pontões.
Praias C.D.S. & Tarquínio-Paraíso
Praia do Tarquínio-Paraiso
Apresenta uma faixa de areal extensa, da qual boa parte fica imersa durante a maré alta.

Praia do Paraíso
À semelhança das praias vizinhas, é delimitada por pontões que fazem as delícias dos pescadores de linha.

Praia Dragão Vermelho
A Praia do Dragão Vermelho possui uma língua de areal de extensão mediana cuja amplitude é fortemente influenciada pelo período das marés. Está integrada na unidade geográfica da Vila da Costa.

Praia Nova
 Próximo do centro da Costa da Caparica, e da movimentada Rua dos Pescadores, os veraneantes podem ainda ter outras opções de entretenimento e lazer.

Nova Praia
Praia do C.D.S.
Praia de pequena dimensão muito frequentada pelos amantes de surf e bodyboard. As vias de acesso viário estão pavimentadas e dispõe de estacionamento nas proximidades.

Praia da Saúde
Praia da Cornélia

A Praia da Cornélia, integrada na Praia da Saúde, apresenta um areal de extensão razoável, com cabanas de madeira construídas em plena areia.

Praia da Mata
A Praia da Mata possui um areal muito extenso e amplo que compreende ainda a metade Sul da frente de mar do Camping Piedense. Encontra-se inserida na unidade geográfica das Terras da Costa Sul. Tem um sistema dunar ao longo de todo o seu comprimento.

Praia do Rouxinol
Praia da Rivieira

A nascente, o sistema dunar bem conservado e a mata que o precede trazem à praia a brisa campina da natureza.

Praia da Rainha

Praia da Rainha
A característica mais exótica desta praia é possuir um heliporto, muito útil em situações de emergência. 

Praia do Castelo

A Praia do Castelo possui um areal extenso que se torna mais amplo na zona central, junto à concessão. Está inserida na unidade geográfica das Acácias. A Este, as dunas e o verde da mata acentuam a beleza da paisagem. É uma praia caracterizada pelo seu público predominantemente jovem e procurada por praticantes de desportos náuticos.

Praia Cabana do Pescador

A Praia da Cabana do Pescador tem um areal extenso. Encontra-se integrada na unidade geográfica das Acácias Sul. O sistema dunar, protegido por passadiços de madeira, acompanha todo o comprimento da praia e possui uma grande amplitude. A praia é conhecida por atrair um público jovem e praticantes de desportos na areia.

Praia Tropical

Praia da Princesa
A Praia da Princesa, integrada na Praia do Rei, possui um areal de extensão mediana. Pertence à unidade geográfica das Acácias Sul. Durante a maré baixa é comum formarem-se várias poças. A nascente, o sistema dunar e a densa vegetação conferem beleza a este cenário.

Praia do Rei
A Praia do Rei apresenta um areal extenso e amplo. Encontra-se inserida na unidade geográfica das Acácias Sul. O sistema dunar é de grandes dimensões e está protegido por passadiços de madeira. Durante a maré baixa, ocorre a formação de uma pequena lagoa que faz as delícias de pais e crianças.
Praia da Morena
Tem um sistema dunar a todo o seu comprimento e as águas são, por vezes, mexidas.

Praia da Sereia
É uma praia com boas condições para a prática de desportos aquáticos sendo procurada pelos seus adeptos.

Praia do Infante
As dunas são apenas interrompidas pela passagem da concessão para a zona de banhos.
É uma praia menos concorrida que as vizinhas. As suas águas são propícias à prática de surf e kitesurtf, atraindo os seus amantes.


Praia da Nova Vaga
A Praia da Nova Vaga apresenta um areal de extensão razoável. Está inserida na unidade geográfica dos Medos Sul. As dunas são apenas interrompidas pela passagem da concessão para a zona de banhos. É uma praia menos concorrida que as vizinhas. Por estar distante das praias mais acessíveis e, por isso, mais sobre-lotadas, tornou-se num local de eleição para a prática livre de Kitesurf.

Praia da Bela Vista
A última praia da Caparica, a da Bela Vista, tem uma zona naturista mais ou menos a 400 metros do restaurante da praia, o Casa da Praia, e foi uma das primeiras em Portugal a oficializar o nudismo.

Lisboa (Freguesia de Belém)

Belém é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, pertencente à Zona Ocidental da capital.

Estádio do Restelo
Foi inaugurado a 23 de Setembro de 1956, é o estádio da equipa do Clube de Futebol Os Belenenses. Tem uma capacidade 19 980 lugares.


Belém está ligada aos Descobrimentos, quando D. Manuel I subiu ao trono em 1495. Tem a sua sede em Santa Maria de Belém.

Miradouro dos Moinhos de Santana
Capela de São Jerónimo
Construída em 1514 dentro dos terrenos da Cerca dos monges do Mosteiro de Santa Maria de Belém, a Ermida de São Jerónimo é sóbria e de raro equilíbrio de volumes, que impressiona e encanta todo o visitante, não só pelo seu exterior, mas principalmente pelo interior – uma autêntica e minúscula réplica do gigante Mosteiro dos Jerónimos.
Ermida do Santo Cristo
O arquitecto responsável foi João de Castilho e foi construída em 1517.
Praça Afonso de Albuquerque
Antigamente denominada Praça D. Fernando, viu, após a revolução republicana de 1910, o seu nome ser mudado para a denominação actual.


Jardim da Praça do Império

Considerado uma peça emblemática da Exposição do Mundo Português, "o grito da exposição e uma síntese do nosso passado glorioso" (roteiro da época), o Padrão dos Descobrimentos foi amplamente elogiado (Fernando de Pamplona, Ocidente, 1941; Costa Lima, Brotéria; etc.), mesmo por vozes dissonantes como a de Adriano de Gusmão (O Diabo, 16-11-1940), que já nessa ocasião desejou, como outros, vê-lo "para sempre transposto para o mármore ou granito".

Monumento dos Descobrimentos
 Erguido em definitivo algo fora de tempo, esteticamente desfasado da evolução das artes nos vinte anos entretanto decorridos, o monumento actual foi inaugurado em 1960 no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique.






A Torre de Belém (1514) pertence a uma formação de defesa da bacia do Tejo mandada erigir por João II de Portugal, composta a sul pela torre de São Sebastião da Caparica (1481) e a oeste pela Torre de Santo António de Cascais (1488).




Torre de Belém
Monumento Nacional aos Combatentes do Ultramar
Forte do Bom Sucesso
Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia
Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia