Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2011

Armada Real Portuguesa: Aviso "5 de Outubro" "ex. Amélia IV" (1901-1937)

Imagem
O "Amélia IV" foi um navio comprado pelo Rei D. Carlos I de Portugal, em 1901, para servir de iate Real, de navio de guerra e de navio hidrográfico.  O navio chegou a Cascais a 2 de novembro de 1901. Aviso "5 de Outubro" Com este navio, D. Carlos I continuou as campanhas de investigação no mar, que o tornaram num dos maiores oceanógrafos e cientistas marítimos portugueses.  Na sequência do golpe militar que implantou a república em Portugal, em 5 de outubro de 1910, foi no iate Amélia IV que o último Rei de Portugal, D. Manuel II e a sua família embarcaram, a partir da Ericeira, para se dirigirem para o exílio, sendo conduzidos a Gibraltar.  Em 1911, o regime republicano decidiu rebatizar o navio em honra da data em que tomou o poder. O navio passou assim a designar-se NRP Cinco de Outubro, sendo considerado, permanentemente, como cruzador. Em 1912 o Cinco de Outubro foi reclassificado com aviso, sendo, essencialmente empregue como navio hidrográfico. Até 1937 parti...

BNU: "Emissão Vasco da Gama" para S. Tome e Príncipe (1910-1922)

Imagem
Características idênticas ás das emissões para Cabo Verde e Guine Portuguesa, mas com dísticos   "S.Thomé" (1910-1922) 1$000 Réis  (1ª emissão) (1910-1922) 2$500 Réis  (1ª emissão) (1910-1922) 5$000 Réis  (1ª emissão) (1910-1922) 50$000 Réis  (1ª emissão)

Armada Real Portuguesa: Lanchas-Canhoneiras da década de 1900

Imagem
Lanchas-Canhoneiras Classe "Cacheu" Estas lanchas foram construídas em Hamburgo, na Alemanha, e combateram na Guiné. Lancha-Canhoneira "Cacheu" (1901-1915) Lancha-Canhoneira "Farim" (1901-1907) Características técnicas Deslocamento:  40 toneladas Dimensões:  23 m comp.; 3,9 m boca; 0,53 m calado Armamento:  1 peça de 37 mm; 2 metr. de 11 mm. Propulsão:  2 máquinas de T.E. de 100 h.p. - 2 veios = 10 nós Guarnição:  27 marinheiros Lanchas-Canhoneiras Classe "Tete" Estas lanchas foram construídas em Cacilhas nos estaleiros Parry & Son em 1903 para o serviço nos rios de Quelimane em Moçambique. Lancha-Canhoneira "Tete II" (1903-1917) Em 1917, uma explosão na caldeira matou o comandante e pôs fim ao navio. Suspeitou-se de sabotagem dos alemães. Lancha-Canhoneira "Sena" (1903-1917) Características técnicas Deslocamento:  70 toneladas Dimensões:  30,48 m comp; 3,20 m boca; 0,55 m calado; Armamento:  2 peças de 37 mm...

BNU: A "Libra Esterlina" em Moçambique (1910-1921)

Imagem
(1910-1921) 1£ Libra Esterlina (1910-1921) 5£ Libra Esterlina (1910-1921) 10£ Libra Esterlina (1910-1921) 20£ Libra Esterlina