Armada Portuguesa: ⚓ Lanchas Fiscalização — Classe "Albatroz" (1974-2022)
A Classe Albatroz (também conhecidas como as Passarinhas) constitui uma das mais emblemáticas famílias de Lanchas de Fiscalização Costeira (LFC) da Marinha Portuguesa, servindo durante quase cinco décadas na proteção costeira, vigilância marítima e operações de autoridade do Estado.
📜 História e Desenvolvimento
As LFC da Classe Albatroz foram construídas pelo Arsenal do Alfeite, entre 1974 e 1976 segundo um projeto nacional, que seguia o modelo das lanchas de fiscalização pequenas (LFP) utilizadas durante a Guerra Colonial
Vieram para reforçar a capacidade da Marinha Portuguesa em missões costeiras, especialmente após o aumento da vigilância marítima no pós-25 de Abril. Tornaram-se uma referência operacional no combate à imigração clandestina, fiscalização pesqueira e apoio às forças de segurança.
Lancha Pequena Albatroz (P1162)
A 02 de Abril de 1976, a "Albatroz" assistiu o Navio-Patrulha "Save" da classe "Cacine", que quando navegava em serviço de fiscalização a 2 milhas da Ponta de Sagres na costa algarvia, foi abalroado por um navio não identificado, que após a colisão afastou-se sem prestar assistência.
A NRP Albatroz é abatida ao efetivo dos navios da Armada em 18 de Julho de 2001 e transferida para a Força de Defesa de Timor Lorosae (FDTL), com o nome Oé-Cusse.
Lancha Pequena Açor (P1163)
A NRP Açor entrou ao serviço em 1974 e é abatida ao efetivo dos navios da Armada em 18 de Julho de 2001 e transferida para a Força de Defesa de Timor Lorosae (FDTL), com o nome Ataúro.
Lancha Pequena Andorinha (P1164)
No dia 30 de Junho de 2001, a "Andorinha", destacada no Comando da Zona Marítima do Norte, subiu o Rio Douro até à cidade de Peso da Régua. É abatida ao efetivo dos navios da Armada em 01 de Agosto de 2005.
Lancha Pequena Águia (P1165)
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| Lancha Pequena Águia (1975-2019) |
A NRP Águia destacou-se em missões de vigilância costeira, fiscalização pesqueira e operações de busca e salvamento, servindo durante mais de 40 anos. Em 2002, a "Águia" participou no exercício "INSTREX", integrada na força opositora. É abatida ao efetivo dos navios da Armada em 31 de Janeiro de 2019.
UAM 840 (ex. Lancha Pequena Condor (P1166))
Aumentada ao efetivo em 1975, a lancha Condor foi integrada na Polícia Marítima em 1999 com a identificação UAM 840.
Ambos os navios desta classe sofreram uma reconversão em 1999, na qual a peça OERLIKON de 20mm/65 da proa foi substituída por um alador de redes para a fiscalização das artes caladas em situação presumivelmente infratora, o que lhes confere melhores características operacionais nesta sua função.
Lancha Pequena Cisne (P1167)
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| Lancha Pequena Cisne (1976-2022) |
A NRP Cisne foi aumentada ao efetivo dos navios da Armada em 31 de março de 1976 e abatida em 23 de agosto de 2022.
📐 Características Técnicas – Classe Albatroz
| Ficha Técnica | |
|---|---|
| Tipo | Lancha de Fiscalização Costeira (LFC) |
| Deslocamento | 51 toneladas (máximo) |
| Comprimento | 23,68 m |
| Boca (Largura) | 5,2 m |
| Propulsão | 2 x motores diesel Cummins com 1 110 hp |
| Velocidade Máxima | 20 nós |
| Autonomia | 300 milhas a 15 nós |
| Guarnição | 8 tripulantes |
🔫 Armamento
- 1 peça Oerlikon de 20 mm
- 2 × metralhadora pesada 12,7 mm
- Lançadores de sinalizadores e pirotecnia
- Capacidade para armamento portátil da guarnição (G3, espingarda automática, pistolas)
🛰 Sensores e Sistemas
- Radar de navegação (Decca / Furuno, conforme unidade)
- Sistemas de comunicações VHF/UHF
- GPS e cartografia eletrónica
- Projetores de busca e iluminação operacional
🪖 Missões e Emprego Operacional
- Fiscalização da pesca
- Vigilância das águas territoriais
- Interdição marítima e abordagem
- Busca e salvamento costeiro
- Combate ao tráfico e contrabando
- Apoio às autoridades marítimas
✍️ Conclusão
As Lanchas de Fiscalização Costeira da Classe Albatroz foram uma presença constante nas águas portuguesas, combinando eficiência, simplicidade e robustez. Durante anos foram o principal meio de resposta rápida para missões costeiras, deixando um legado operacional que se prolonga até Timor-Leste.





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