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Armada Portuguesa: Lanchas de Desembarque Classe "LDM 400" (1964-1998)

As LDM 400 (26 unidades no total construídas entre Agosto de 1964 e Outubro de 1980) foram empregues no Guerra do Ultramar, sobretudo no teatro de operações da Guiné Portuguesa, território este, quase todo coberto por rios e terrenos alagados. 
LDM 402 (18-08-1964 a 30-09-1975)
 As LDM eram usadas tanto em missões de combate - como patrulhamento, escolta de embarcações civis e desembarque de fuzileiros - como em missões de reabastecimento logístico - em proveito de unidades da Marinha, de unidades do Exército e, mesmo, de populações civis.
LDM 403 (10-09-1964 a 30-09-1975)
LDM 404 (10-09-1964 a 31-03-1975)
Destaque para a verdadeira epopeia da deslocação de 4 LDM's da costa de Moçambique para o Lago Niassa em três operações: a LDM 404 em Dezembro de 1965 "Operação Atum",...
LDM 405 (09-10-1964 a 31-03-1975)
 …a LDM 405 e LDM 408 em Abril de 1966 e a LDM 407 em Agosto de 1967 "Operação Roaz", sendo transportadas primeiro por comboio ao longo de 500 km e posteriormente efetuando 250 km por camiões, numa zona de grande atividade da FRELIMO.
LDM 407 (17-03-1965 a 31-03-1975)
A sua distribuição pelos Teatros de Operações obedeceu a seguinte ordem:
-Angola: 
LDM 401, 402, 403, 409
- Guiné-Bissau:
LDM 410, 411, 412, 413, 414, 415, 416, 417
- Moçambique (Lago Niassa):
LDM 404, 405, 407, 408
- Portugal (para treino dos Fuzileiros):
LDM 406, 414, 418, 419, 420, 421, 422, 423, 424, 425, 426
LDM 408 (29-03-1965 a 31-03-1975)
Algumas embarcações mantiveram-se ao serviço depois do final da Guerra do Ultramar, quer armadas - ao serviço do Corpo de Fuzileiros e de outras unidades militares -, quer desarmadas, transformadas em unidades auxiliares da Marinha (UAM).
LDM 409 (1968-1975)
LDM 420 (1975-1998)
Foram colocadas duas na Ilha do Faial, que posteriormente foram utilizados no transporte de maquinaria pesada para as Ilhas que não dispunham de instalações portuárias adequadas. Com estas lanchas (abertura frontal comprometida para o desembarque de tropas e veículos militares), o transporte era o mais adequado, visto que utilizavam as antigas rampas de varagem existentes nessas ilhas. Em Fevereiro de 1978, a LDM 419 afundou-se durante um temporal quando transitava da Ilha de S. Jorge para a Ilha do Faial, sem baixas entre a guarnição.
LDM 425 (1977-1995)
Em Novembro 2001, a LDM 425 foi adquirida pela Câmara Municipal de Tavira à Marinha Portuguesa, recebendo o nome de "Medo das Cascas", a autarquia utiliza a embarcação para desempenhar serviços de desembarque e transporte no arquipélago ao largo de Tavira.


LDM 426 (1980-1999)
Em Dezembro de 1977, a LDM 426 destacada em AMSJ - Área Militar de S. Jacinto, sofreu um acidente que a deixou submersa, sendo recuperada como apoio do Navio-Balizador "Schultz Xavier".

Características
Tipo: Lancha de Desembarque Media
Deslocamento: 48 toneladas
Dimensões: 17,3 m comp.; 4,8 m boca; 1 m calado
Armamento: 1 peça Oerlikon de 20 mm
Propulsão: 2 motores diesel Cummins de 400 h.p. – 2 veios = 9,5 nós 
Guarnição: 4 marinheiros




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