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Armada Portuguesa: Navio-Balizador "Almirante Schultz" (1929-1970)

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Construído nos estaleiros Penhoet em França foi o primeiro Navio-Balizador da Armada Portuguesa. NRP Almirante Schultz Entrou ao serviço em 1929 e recebeu o nome em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier, o engenheiro hidrógrafo que na primeira década do século XX reorganizou os faróis em Portugal. O navio foi instrumental na construção do farol das Formigas nos Açores. Foi abatido em 1970, mas o nome continuou no navio que o veio substituir, o NRP Schultz Xavier, acrescentado ao efectivo da Armada em Junho de 1972. Ambos os navios partilham o mesmo número de amura: A 521. Características técnicas Tipo:  Navio-Balizador Deslocamento:  520 toneladas Dimensões:  40 m comp.; 9,5 m boca; 3,1 m calado Propulsão:  2 motores diesel 350 h.p. - 2 veios = 11 nós Autonomia: 2.300 milhas Guarnição:  52 marinheiros

Cédulas do Município de Soure (1917-1925)

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Cédula é a designação que se consagrou para o dinheiro de pequeno valor, geralmente considerado como dinheiro de trocos, quando feito em papel, por oposição à designação de nota reservada para o mesmo dinheiro de papel, mas de valores elevados.  Certos autores designam por cédula os valores inferiores a 1$00. Outros, o papel moeda emitido pela Casa da Moeda e ainda municípios e particulares, deixando para o Banco de Portugal as notas. Cédula: Soure  $01 Centavo (Camara Municipal) Em termos técnicos de finanças, distingue-se a cédula da nota, por a cédula ser convertível em metais pobres e a nota ser convertível em prata ou ouro.  O dinheiro de trocos é de intensa circulação, pelo que, quando executado em papel, se deteriora com grande rapidez, sendo por isso solução a que só se recorre excepcionalmente quando, por qualquer razão, não se pode dispor de metal.  Cédula: Soure  $02 Centavos (Camara Municipal) Este é um dos principais argumentos que leva à designação...

Armada Portuguesa: Canhoneiras da década de 1920

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Ex-Tonnige ex-FN 16 anteriormente tinha sido um rebocador e um caça-minas alemão. Construído em 1919, foi incorporado na Armada em 1924 e que serviu até 1936. Canhoneira Raúl Cascais (1924-1936) Características técnicas Tipo:  Canhoneira Deslocamento:  188 toneladas Dimensões:  40 m comp.; 6 m boca; 1,6 m calado Armamento:  1 peça de 47 mm; 1 metralhadora Propulsão:   1 máquina de 600 H.P. - 1 veio = 13 nós Guarnição:  40 marinheiros Canhoneiras Classe "Faro" Canhoneira Faro (1927-1955) Estas canhoneiras foram construídas no Arsenal de Lisboa segundo planos de um rebocador. Canhoneira Lagos (1930-1955) Características técnicas Deslocamento:  295 toneladas Dimensões:  39,5 m comp.; 6,6 m boca; 3,2 m calado Armamento:  2 peças de 47 mm, uma a cada bordo a vante. Propulsão:  1 máquina de 650 h.p. - 1 veio = 13 nós Guarnição:  55 marinheiros

Cédulas do Município de Sintra (1917-1925)

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A Primeira República (1910-1926), ficou marcada pela instabilidade política, social e também económica e financeira. Com a implantação do novo regime, surgiram alterações monetárias, instituiu-se uma nova unidade e modificaram-se os títulos das moedas, o seu peso e liga, porém, tudo conjugado de forma a não alterar o seu valor real. Cédula: Sintra  $01 Centavo (Camara Municipal) Cédula: Sintra  $02 Centavos (Camara Municipal) Em tais circunstâncias, em que se sentia cada vez mais a necessidade de dinheiro miúdo, surgiu uma nova moeda de recurso, a cédula de papel, cuja emissão saiu do âmbito da Casa da Moeda e se espalhou por toda a parte, sob a responsabilidade de câmaras municipais, Misericórdias e outras entidades públicas, e mesmo particulares, ainda que, segundo Oliveira Marques, fosse ilegal a emissão de cédulas pelas câmaras municipais ou quaisquer outras instituições que não a Casa da Moeda.   Cédula: Sintra  $04 Centavos (Camara Municipal) Até 1924 tornaram...

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