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Armada Portuguesa: 2ª Esquadrilha de Contratorpedeiros: Classe "Vouga" (1932-1965)

Foi a classe de contratorpedeiros que equipou a Marinha Portuguesa no âmbito do Plano Naval de 1930, chamado “Programa Magalhães Correia”. Eram conhecidos, na gíria naval, por “galgos do mar”. Contratorpedeiros que ficaram com nomes de rios.
Contratorpedeiro NRP Douro 1º II (1932-1934)
Os navios basearam se num projeto inglês da Yarrow, com as necessárias adaptações para as necessidades portuguesas.
Contratorpedeiro NRP Tejo 1º (1932-1934)
Foram construídos dois navios nos estaleiros da Yarrow e cinco no Arsenal da Marinha de Lisboa. Os dois navios mais antigos foram vendidos à Marinha da Colômbia em 1934.
Contratorpedeiro NRP Lima (1933-1965)
No final da 2ª Guerra Mundial os navios sofreram grandes trabalhos de modernização, que consistiram sobretudo na melhoria da capacidade anti-submarina e anti-aérea e lhes permitiram manter-se ao serviço ate meados da década de 1960.
Uma das três peças antiaéreas QF 2 pounder ("pompom") de 40mm que originalmente equipavam o contratorpedeiro NRP Lima. Era, basicamente, uma metralhadora Maxim aumentada para disparar projéteis de 40mm.
Contratorpedeiro NRP Vouga (1933-1967)
NRP Vouga foi aumentado ao efetivo da Armada em 18 de Junho de 1933. Ao longo da sua vida participou em diversas missões de representação diplomática, em ações de soberania, escolta em viagens oficiais, assistência humanitária, de instrução e transporte de fuzileiros, destacando-se a sua presença em Cabo Verde no início da Segunda Grande Guerra. Após o final da guerra destacou-se na sua integração em exercícios da NATO, a partir de 1950, na área de Gibraltar e realizou ainda missões no âmbito da Guerra Colonial. Foi abatido ao efetivo dos navios da Armada a 3 de junho de 1967.
Contratorpedeiro NRP Dão (1934-1960)
O NRP Dão foi envolvido na Revolta dos Marinheiros que se iniciou à noite, do serviço de 7 para 8 de Setembro de 1936 contra o regime fascista.

Contratorpedeiro NRP Douro 2º II (1935-1959)
Durante a Guerra Civil de Espanha (1936-1939) o NRP Douro desempenhou importante missão na evacuação de civis portugueses de Espanha.
Contratorpedeiro NRP Tejo 2º (1935-1965)
Características técnicas
Tipo: Contratorpedeiro
Deslocamento: 1 588 toneladas
Dimensões: 98,15 m comp.; 9,5 m boca; 5,7 m calado
Armamento: (Final) 2 peças simples de 120 mm; 1 peça dupla e 3 simples de 40 mm; 3 peças simples de 20 mm; 1 reparo quadruplo lança-torpedos; 1 SQUID A/S; 2 calhas lança cargas de profundidade 
Propulsão: 2 grupos de turbinas a vapor de  33 000 h.p. - 2 veios = 36 nós
Radares: (Final) 1 de aviso aéreo MLA-1B; 1 de navegação; 1 de controle de tiro 32 (alcance 22 km)
Sonares: ASDIC
Guarnição: 184 marinheiros

Banco de Portugal: Notas Emitidas na década 1930

20$00 Escudos Ch. 5 Mouzinho d’Albuquerque
Primeira emissão:11-09-1931
Última emissão: 18-12-1941
Retirada de circulação: 12-06-1946
50$00 Escudos Ch. 4 Borges Carneiro
Primeira emissão:21-12-1931
Última emissão: 27-04-1936
Retirada de circulação: 27-03-1945
1000$00 Escudos Ch. 4 Marquês Sá da Bandeira
Primeira emissão:08-04-1931
Última emissão: 29-04-1934
Retirada de circulação: 27-03-1945
500$00 Escudos chapa 5 José da Silva Carvalho
Primeira emissão: 03-09-1934
Última emissão: 01-09-1939
Retirada de circulação: 30-06-1948
1000$00 escudos Chapa 5 Conde Castelo Melhor
Primeira emissão: 03-09-1934
Última emissão: 05-09-1939
Retirada de circulação: 30-06-1948
50$00 Escudos Chapa 5 Duque de Saldanha
Primeira emissão: 27-04-1936
Última emissão: 29-08-1938
Retirada de circulação: 27-03-1945
100$00 Escudos Ch. 5 João Pinto Ribeiro
Primeira emissão: 16-03-1937
Última emissão: 03-06-1948
Retirada de circulação: 31-12-1958
50$00 Escudos Ch. 6 Ramalho Ortigão
Primeira emissão: 29-08-1938
Última emissão: 16-10-1942
Retirada de circulação: 31-12-1963
500$00 Escudos Ch. 6 Infante D. Henrique
Primeira emissão: 06-09-1939
Última emissão: 07-09-1943
Retirada de circulação: 31-12-1958
1000$00 Escudos Ch. 6 Mestre de Avis
Primeira emissão: 06-09-1939
Última emissão: 14-08-1944
Retirada de circulação: 30-06-1966

Armada Portuguesa: Navio-Balizador "Almirante Schultz" (1929-1970)

Construído nos estaleiros Penhoet em França foi o primeiro Navio-Balizador da Armada Portuguesa.
NRP Almirante Schultz
Entrou ao serviço em 1929 e recebeu o nome em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier, o engenheiro hidrógrafo que na primeira década do século XX reorganizou os faróis em Portugal. O navio foi instrumental na construção do farol das Formigas nos Açores. Foi abatido em 1970, mas o nome continuou no navio que o veio substituir, o NRP Schultz Xavier, acrescentado ao efectivo da Armada em Junho de 1972. Ambos os navios partilham o mesmo número de amura: A 521.

Características técnicas
Tipo: Navio-Balizador
Deslocamento: 520 toneladas
Dimensões: 40 m comp.; 9,5 m boca; 3,1 m calado
Propulsão: 2 motores diesel 350 h.p. - 2 veios = 11 nós
Autonomia: 2.300 milhas
Guarnição: 52 marinheiros

Os primeiros Angolares da Junta da Moeda e Banco de Angola (1926-1958)

A crise financeira constante em que estava mergulhada a colónia de Angola veio a ser agravada pelo escândalo do Banco Angola e Metrópole.
1 Angolar
Emissão: 1926
Retirada de circulação: 1944
Para tentar resolver semelhante situação económica foi realizada nova reforma com a criação da Junta da Moeda e a constituição do Banco de Angola que recebeu a estrutura do BNU presente em Angola.
2,5 Angolares
Emissão: 1926
Retirada de circulação: 1944
A unidade criada foi o Angolar, mas o padrão monetário mantinha-se o Escudo Ouro (1 Angolar = 1 Escudo Português).
5 Angolares
Emissão: 1926
Retirada de circulação: 1953
10 Angolares
Emissão: 1926
Retirada de circulação:1953
Em 1 de Agosto de 1928 o Banco de Angola iniciou o lançamento para circulação de novas notas com os valores de 20$, 50$, 100$ e 500$ de Angolares.
20 Angolares
Emissão: 1928 e 1942
Retirada de circulação: 1958
Para homenagear foi seleccionada a figura de uma dos maiores vultos da história de Angola Salvador Correia e Benevides, ficando esta emissão a ser conhecida como tal.
50 Angolares
Emissão: 1928 e 1942
Retirada de circulação: 1958
Em 1929 já não circulavam praticamente nenhuma nota da emissão Chamiço substituída pelas novas notas do Banco de Angola.
100 Angolares
Emissão: 1928 e 1942
Retirada de circulação: 1958
500 Agolares
Emissão: 1928 e 1942
Retirada de circulação: 1958