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BNU: Inicio da "Pataca" de Macau (Emissão Simples 1906-1926)

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No final do século XIX, não havia uma moeda única em utilização em Macau, mas as moedas predominantes que circulavam eram as de prata como o peso mexicano, os dólares comerciais britânicos de Hong Kong e dos Estabelecimentos dos Estreitos, bem como os dólares de prata e a moeda fracionária da província vizinha de Cantão.  $1 Pataca Primeira emissão:  27 de Janeiro de 1906 Retirada da circulação:  29 de Fevereiro de 1948 O governo de Macau, querendo criar a sua própria moeda oficial, autorizou, em 1901, o Banco Nacional Ultramarino (BNU) a emitir notas com a denominação de patacas. $5 Patacas Primeira emissão:  27 de Janeiro de 1906 Retirada da circulação:  29 de Fevereiro de 1948 A 27 de janeiro de 1906, as notas em valores de 1, 5 e 50 patacas foram introduzidas e todas as moedas estrangeiras foram proibidas, para tornar a pataca a única moeda de curso legal em Macau. $10 Patacas Primeira emissão:  02 de Janeiro de 1907 Retir...

BNU: "Rupia" de Nova Goa (Emissão Antiga 1906-1951)

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Em 1906 saíram as primeiras notas de rupias do BNU, para a índia Portuguesa, fabricadas em Londres. (1906-1951) 5 Rupias (1906-1951) 10 Rupias (1906-1951) 20 Rupias (1906-1951) 50 Rupias Até 1871, dividia-se em dez tangas, cada uma com sessenta réis. Depois de 1871, uma rupia passou a dividir-se em dezasseis tangas, com cada tanga continuando a ser equivalente a sessenta réis. Em 1958, a rupia foi substituída pelo escudo da Índia Portuguesa à razão de uma rupia para cada seis escudos.

Armada Real Portuguesa: Cruzador "Republica" ex "Rainha Dona Amélia" (1901-1915)

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Foi construído no Arsenal de Lisboa em 1901 sendo o primeiro navio em aço ali construído. O navio foi baptizado em honra de D. Amélia de Orleães, esposa do Rei D. Carlos I.Tomou parte em várias manobras navais e prestou serviço na Divisão Naval de Angola e na Estação Naval de Macau.  Em 1910 fez uma comissão ao Japão.  Em 1910, após a implantação da república, na qual o cruzador teve papel proeminente nos diversos movimentos revolucionários, o seu nome foi alterado para NRP República. Já como Cruzador "Republica" encalhado A 6 de Agosto de 1915 perdeu-se por encalhe nas Berlengas, Peniche. Características técnicas Deslocamento:  1 683 toneladas Dimensões:  75 m comp; 11,4 m boca; 4,47 m calado; 6,6 m pontal Armamento:  4 peças de 150 mm; 2 peças de 100 mm; 2 peças de 47 mm; 2 peças de 37 mm; 2 metralhadores de 6,5 mm; 2 tubos lança-torpedos Propulsão:  4 máquinas a vapor T.E. de 5 500 h.p. - 2 veios = 18 nós Guarnição:  263...

O "Real" no fim da Monarquia (1893-1909)

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O real (no plural: reais, mais tarde popularizado como réis) foi a unidade de moeda de Portugal desde cerca de 1430 até 1911. Substituiu o " dinheiro" à taxa de 1 real = 840 dinheiros e foi substituído pelo escudo (como resultado da implantação da República em 1910) a uma taxa de 1000 réis = 1 escudo. (1893-1904) 2$500 Reis (1893-1909) 50$000 Reis (1894-1902) 10$000 Réis (1894-1909) 100$000 Réis     A primeira grande revolução do século XX, em Portugal, foi a que levou à queda da monarquia e à  implantação da República, em 5 de Outubro de 1910. O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga. (1896-1902) 1$000 Réis (1898) 5$000 Réis (1898-1909) 20$000 Réis   A Implantação da República deu lugar a que se cunhassem novas moedas, mas sem interromper o sistema decimal. Remodelou‐se o sistema monetário, impondo‐se o escudo como unidade monetária, em substituição do real. (1898) 50$000 Réis (1900-1905) $500...

Armada Real Portuguesa: Cruzador "Almirante Reis "ex. "D. Carlos" (1898-1925)

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Este navio foi construído em Newcastle on Tyne, nos estaleiros navais da Casa Amstrong, no Reino Unido, tendo sido lançado à água no dia 5 de maio de 1898.  Após o lançamento, a sua guarnição partiu no navio "Pêro de Alenquer" onde chegou no dia 21 de junho de 1899, um pouco antes do navio passar ao estado de armamento completo, em dia 8 de julho de 1899. Cruzador "D. Carlos" à época da sua entrada ao serviço, era o mais poderoso cruzador do mundo. O mais poderoso cruzador do mundo, chega a Lisboa no dia 20 de julho de 1889 onde iniciaria a sua vida operacional. Teve como primeiro comandante o Capitão-de-mar-e-guerra Hermenegildo Capelo, importante figura da história da Marinha Portuguesa.  Foi o primeiro navio da Marinha Portuguesa a dispor de telecomunicações sem fios, algo tecnologicamente avançado para os padrões da época. Cruzador "Almirante Reis" ex. "D. Carlos" Em 1906 ocorreu a bordo uma revolta de marinheiros, precursora do golpe que por...

Armada Real Portuguesa: Cruzadores Classe "São Gabriel" (1898-1924)

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Eram cruzadores protegidos de 3ª classe,  construídos nos estaleiros Forges et Chantiers de L´Havre, França.  Foram os primeiros navios portugueses a terem instalado um sistema de comunicações TSF. E ram conhecidos por "Os Anjos". Cruzador São Gabriel atracado em Boston, Estados Unidos da América   Foi lançado à água em França em 7 de Maio de 1898. O São Gabriel tornou-se o primeiro navio moderno português a efectuar uma viagem circum-navegação. Uma das escalas dessa circum-navegação são as ilhas do Havaí, onde a tripulação tem uma magnifica recepção por parte da grande comunidade Portuguesa ai residente. Foi abatido ao efectivo em 1924. Cruzador "São Rafael" (1898-1911) Foi lançado à água em França em 5 de Julho de 1898. Prestou serviço na Divisão Naval de Moçambique e entrou em várias manobras navais. O São Rafael é parte activa no golpe militar de 5 de Outubro de 1910 que implantou o regime republicano em Portugal. Durante o golpe, o São Rafael bombardei...

Armada Real Portuguesa: Cruzador Adamastor (1897-1934)

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Cruzador Construído em Itália nos estaleiros Fratelli Orlando de Livorno.que foi lançado à água em em 12 de Julho de 1896. Este navio foi pago com o produto da subscrição Nacional de 1890. Proa do Cruzador Adamastor   Durante o seu período de serviço o Adamastor percorreu em missões de soberania quase todos os territórios ultramarinos portugueses, desde Angola a Timor. Também fez várias visitas oficiais a países estrangeiros, como o Brasil ou o Japão.  O Adamastor desempenhou um papel importante no golpe de 5 de Outubro de 1910, que levou à implantação da República Portuguesa, sendo responsável pelo bombardeamento do Palácio Real das Necessidades. Cruzador Adamastor Na Primeira Guerra Mundial, o Adamastor tomou parte activa nas operações militares contra os alemães, no norte de Moçambique.  A 4 de Outubro de 1929 o cruzador Adamastor encalhou na ponte oeste da ilha de Bolama, na Guine sendo auxiliado para desencalhar pelo vapor Maria Amélia e o rebocador Bissau....

Armada Real Portuguesa: Lanchas-Canhoneiras da década de 1890

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Lancha-Canhoneira "Xefina" (1890-1896) Lancha-canhoneira adquirida em 1890 para servir nos rios de Moçambique. Lancha-Canhoneira "Xefina" nas oficinas navais de Catembe Características técnicas Deslocamento: Dimensões:   Armamento:   Propulsão:  1  máquina de 20 h.p. Guarnição:   Lanchas-Canhoneiras Classe "Flecha" Estas lanchas-canhoneiras de aço foram construídas em Inglaterra, tendo prestado serviço na Guiné. Lancha-Canhoneira "Flecha" (1890-1902) Lancha-Canhoneira "Zagaia" (1890-1900) Características técnicas Deslocamento:  44 toneladas Dimensões:  21,33 m comp.; 3,96 m boca; 0,68 calado Armamento:  1 canhão revólver de 37 mm; 1 metr. de 8 mm: Propulsão:  2 máquinas de alta pressão de 45 i.h.p. - 2 rodas de pás laterais = 10 nós Guarnição:  19 marinheiros Lanchas-Canhoneiras Classe "Sabre" Lanchas-canhoneiras de aço compradas em Inglaterra em 1891 para servir no lago Niassa. Lancha-Canhoneira "Sabre"(1891-1898) L...