Translate

Trilho Rota da Água - Janela do Inferno (PRC37 SMI)

O percurso inicia-se junto à Casa da Água, desce o caminho, passando pelo parque de merendas e segue-se, à esquerda, pela estrada secundária para Água de Pau. Segue-se as marcas até encontrar um caminho de terra ascendente, à esquerda.
Concelhos de Lagoa e Ponta Delgada
Ao longo da subida contempla-se os concelhos da Lagoa e Ponta Delgada que ficaram para trás.
No trilho faz-se então uma surpreendente transição entre terras agrícolas e selva… 
Túnel da Grota (49m)
…passando por 4 túneis (que na verdade são antigos aquedutos)…
Túnel Pico da Cova (72m)
e mergulhando profundamente na floresta, onde encontrará a Janela Do Inferno.
Janela do Inferno
  Aqui, uma fonte flui de uma grande fenda na imponente parede rochosa, rica em nascentes e onde é possível observar uma cavidade, criada pela erosão da água. 
Janela do Inferno
Na base existe um charco natural, onde é possível observar Tritões (Triturus cristatus) em várias fases do seu ciclo de vida (adultos, juvenis e larvas). 
Aproveite para apreciar a beleza deste lugar e retemperar as forças.
Aquedutos da Janela do Inferno
Daqui o caminho volta para trás, pela outra margem da ribeira, por uma floresta mais densa atravessando uma série de imponentes aquedutos que serviam no passado a antiga Fábrica do Álcool da Lagoa e atualmente fazem o abastecimento público de água ao concelho. 
No final da área arborizada irá encontrar um último túnel, que antigamente servia de aqueduto, com cerca de 50 m de comprimento.
Deste ponto o percurso volta a uma estrada de terra de acesso a campos de cultivo. Após atravessar a estrada regional, com cautela, siga em frente até encontrar um miradouro com vista para o concelho de Ponta Delgada. 
Lugar dos Remédios
Daqui o caminho passa pelo interior da freguesia dos Remédios até à Casa da Água

Banco de Angola: Notas Emissão "Luís de Camões" (1973-1974)

 Série de notas Luís de Camões foi aprovada em 1973 como reforço da série Marechal Carmona

Nota 20$00 Escudos
Primeira emissão: 1973
Retirada da circulação: 1974
Com desenhos mais estilizados e modernos, mas também com mais pormenores nomeadamente na frente e nas notas de maior valor, o que ainda dificultava mais a falsificação, esta série teve pouco tempo em virtude da independência angolana.
Nota 50$00 Escudos
Primeira emissão: 1973
Retirada da circulação: 1974
Nota 100$00 Escudos
Primeira emissão: 1973
Retirada da circulação: 1974
A série manteve no verso os mesmos elementos representados, embora com novos desenhos. Na frente destacava-se a presença da efígie de Luís de Camões. A De La Rue foi novamente a responsável pela produção das notas angolanas.
Nota 500$00 Escudos
Primeira emissão: 1973
Retirada da circulação: 1974
Nota 1000$00 Escudos
Primeira emissão: 1973
Retirada da circulação: 1974

Ponta Delgada (Freguesia de Santa Clara)

A terceira freguesia, novamente feita, de Santa Clara, antes de ser acrescentada, tinha sessenta e dois fogos almas de confissão duzentas e noventa e sete, das quais eram de comunhão duzentas e três. 
(Gaspar Frutuoso (1522-1591) – Saudades da Terra L.º IV – Vol I (p. 308))

Foi, pois, em 1580 criada a terceira paróquia de Ponta Delgada, Santa Clara, por determinação do Bispo D. Pedro de Castilho.

Também chamado de Aeroporto de Ponta Delgada localiza-se na freguesia de Santa Clara na cidade de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, a cidade mais populosa dos Açores. É o ponto o principal ponto de entrada de passageiros e carga aérea no arquipélago. A sua denominação é uma homenagem à passagem do Papa João Paulo II, quando de sua passagem pelos Açores em 11 de Maio de 1991. Tem uma pista, designada de 12/30, com 2525 metros na sua totalidade.
Aeroporto da Ilha de São Miguel
Em Agosto de 1969, foi aberto ao tráfego civil com o nome de Aeroporto de Nordela. Possuía cerca de 1700 metros de comprimento e o terminal principal situava-se perto do hangar, ainda existindo hoje em dia.

Acidentes

No dia 11 de Dezembro de 1999, o ATP matrículado CS-TGM da SATA Air Açores, descolado de Ponta Delgada, embateu no Pico da Esperança, São Jorge, causando a morte a todos os 35 ocupantes.

No dia 27 de Outubro de 1995, um avião C-160, da Força Aérea Alemã, matriculado de 50+33, com destino a St John's, Canadá, caiu ao mar depois de ter atingido um poste na descolagem em Ponta Delgada, matando todos os 7 ocupantes.
Possui um comprimento de 557 metros e cerca de 8 metros de largura e 6,4 metros de altura máxima.
A Gruta da Rua do Paim esta situada na freguesia de Santa Clara, na parte Noroeste da cidade de Ponta Delgada e integra o "Monumento Natural Regional da Gruta do Carvão desenvolvendo-se para Noroeste dos depósitos de água dos SMAS existentes na Rua do Paim.
Estalactites Lávicas




Trilho Lagoa do Congro - Lagoa do Areeiro

Trilho de Acesso Lagoa do Congro
As Lagoas do Congro, Nenúfares e Areeiro, localizam-se no Planalto da Achada das Furnas, uma zona de vulcanismo fissural basáltico entre os vulcões do Fogo e das Furnas.
Trilho de Acesso Lagoa do Congro
O Trilho da Lagoa do Congro é a única forma de conhecer a Lagoa do Congro uma das lagoas mais mágicas de toda a ilha, idilicamente escondida numa frondosa floresta, que de tão bela, parece decalcada de um filme de fantasia.
Trilho de Acesso Lagoa do Congro
É um percurso em que nos fará esquecer que vivemos na Terra e mais parece que habitamos algum planeta mágico, habitado por fadas e duendes.
Trilho da Lagoa do Congro
Grande parte das lagoas da Ilha de São Miguel, pelo menos as mais conhecidas, estão situadas no cimo de um cone vulcânico. Ao contrário, a Lagoa do Congro situa-se num enorme “buraco” encaixado na região circundante, relativamente plana.
Lagoa do Congro
Cratera de explosão do tipo "maar", fica numa das mais ativas falhas geológicas a poucos quilómetros da Vila Franca do Campo e a  5,5 quilómetros da Lagoa do Fogo.
Lagoa do Congro
Há um trilho com vários desvios que levam a outras zonas da lagoa
Características
Altitude: 420 m
Comprimento: 255 m
Largura: 205 m
Profundidade: 16 m
Área da Lagoa: 0,04 Km2
Área da Bacia: 0,33 Km2
Lagoa do Congro
Está rodeada por árvores densas que escondem as paredes da cratera.
Trilho lagoa dos Nenufares
Lagoa dos Nenúfares
Perto da Lagoa do Congro está a Lagoa dos Nenúfares, assim conhecida por grande parte da sua extensão estar coberta pela espécie Nymphaea alba, conhecida por nenúfar.
Lagoa do Areeiro
Numa zona com mais de 600 metros de altitude, a aproximadamente 2 Km da lagoa do Congro, esta lagoa ocupa o fundo de uma pequena cratera de explosão, com um diâmetro médio de 200 metros, localizada no Pico Dona Guiomar, a Sudeste da Serra de Água de Pau, numa zona relativamente plana próxima do Monte Escuro. Nas zonas mais altas das vertentes da cratera predominam as matas de criptomérias

Características
Comprimento marítimo: 97 m
Largura mínima: 77 m
Profundidade máxima: 2,7 m
Área da bacia: 0,03 km2

Armada Portuguesa: Navio Balizador Schultz Xavier (1972-2019)

Foi um navio balizador e de combate à poluição da Marinha de Guerra Portuguesa. Construído no Arsenal do Alfeite, entrou ao serviço em Julho de 1972 e recebeu o nome em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier, o engenheiro hidrógrafo que, na primeira década do século XX reorganizou os faróis em Portugal.
Balizador NRP Schultz Xavier
A 3 de Dezembro de 1975, efetuou o reboque das LFG's "Argos", "Dragão" e "Hidra" para Angola, acompanhado a navegar pelos próprios meios pelas LFG's "Lira" e "Orion", mais as LDG's "Alfange" e "Ariete", todos escoltados pela corveta "António Enes", num comboio naval que ficou conhecido como "A Incrível Armada", efetuando uma viagem de 63 dias, 885 horas e 8.900 milhas até Luanda.
Maquinas avante
A sua configuração de navio balizador permite-lhe ainda apoiar operações de salvamento marítimo, designadamente, o reboque, o desencalhe de navios de porte médio, a recuperação de objetos afundados. Em Dezembro de 1977, recuperou a LDM 426 destacada para a AMSJ - Área Militar de S. Jacinto que sofrerá um acidente que a deixou submersa.
Corveta João Roby & Balizador Schultz Xavier (Porto Santo)
Em 1997, instalou-se uma câmara hiperbárica, passando a servir de navio de apoio aos Mergulhadores, substituindo nesta tarefa o antigo Draga-minas "Ribeira Grande" da classe "S. Roque".
Guarnição 2006/2007 do NRP Schultz Xavier
Em Junho de 2006, participou no exercício "STEADFAST JAGUAR", com a missão de realizar o levantamento hidrográfico dos mares de Cabo Verde, embarcando para o efeito uma equipa de hidrografia e uma equipa de Mergulhadores do DMS n.º 2, assim como a embarcação do Instituto Hidrográfico "Gaivota".
Algures no mar
O navio passou ao estado de desarmamento em 9 de fevereiro de 2017 e foi abatida com efeitos desde 31 de janeiro de 2019.
Características
Tipo: Balizador oceânico 
Deslocamento: 900 toneladas
Dimensões: 56 m comp.; 10 m boca; 3,8 m calado
Armamento: 2 metralhadoras-ligeiras HK-21
Propulsão: 2 motores Diesel 2400 h.p. - 2 veios = 14,5 nós (27 km)
Sensores: Radar navegação KELVIN HUGHES (alcance 37 km) 
Autonomia: 3 000 milhas náuticas a 12,5 nós
Guarnição: 39 marinheiros