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A mostrar mensagens de janeiro, 2020

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Cédulas do Município de Vila Nova de Famalicão (1917-1925) 1ª Parte

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PAPEL MOEDA em Portugal - 1ª Republica Portugal nos seus quase 900 anos de existência sempre viveu em constantes instabilidades económicas. A moeda sempre existiu e sempre serviu de moeda de troca nas transações e negócios. Poderia ter sido um Pais estável, pois desde o inicio da sua existência que promoveu a expansão territorial interna e posteriormente com a expansão internacional através dos descobrimentos tornando-se num forte País comerciante. Cédula: Vila Nova de Famalicão  $01 Centavo (Câmara Municipal) Neste período áureo poder-se-á dizer que ou investiu ou gastou e nunca juntou. As riquezas trazidas de toda a parte do mundo serviram os interesses da época e sempre utilizada para a má gestão, pessoal, do País e suas colónias.  Já no séc. XIX, o Brasil foi a nossa bolsa financeira com os Torna-Viagens que permitiram trazer muita riqueza e com eles investir num Portugal carenciado e pobre. Cédula: Vila Nova de Famalicão  $02 Centavos (Câmara Municipal) Com a entrada...

🐦 Família Muscicapidae – Os pequenos cantores dos nossos jardins

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A Família Muscicapidae reúne um vasto grupo de pequenas aves insectívoras, conhecidas pelo seu canto melodioso e comportamento ativo. Chamados popularmente de papa-moscas , são aves ágeis, que capturam insetos em pleno voo e desempenham um papel essencial no controlo natural de pragas. Entre os seus membros mais conhecidos em Portugal destacam-se o Pisco-de-peito-ruivo ( Erithacus rubecula ) e o Rabirruivo-preto ( Phoenicurus ochruros ), duas espécies distintas, mas igualmente encantadoras. 🧬  Classificação científica Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Passeriformes Família: Muscicapidae Espécies em destaque: Erithacus rubecula e Phoenicurus ochruros Erithacus rubecula – O Pisco-de-peito-ruivo O Pisco-de-peito-ruivo é uma das aves mais queridas e familiares da Europa. Com o seu peito alaranjado vivo , o olhar expressivo e o comportamento curioso, é facilmente reconhecido nos jardins e florestas de Portugal. Mede ce...

Armada Portuguesa: Navio-Patrulha Classe "Maio" (1955-1975)

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NRP Maio (1955-1975) Os patrulhas desta classe, baseada num desenho norte americano, foram encomendados ao abrigo do MDAP.  NRP Porto Santo (1955-1974) Quatro foram construídos em França, nos estaleiros Dubigeon de Nantes, e quatro em Portugal, distribuídos pelo Arsenal do Alfeite, Est. Navais do Mondego e Est. Navais de V. do Castelo. O P 587 chamou-se inicialmente Funchal. NRP São Nicolau (1955-1975) NRP Brava (1956-1975) NRP Fogo (1957-1975) NRP Boavista (1957-1975) NRP Santo Antão (1957-1971) NRP Santa Luzia (1958-1975) Características Tipo:  Navio-Patrulha Deslocamento:  400 toneladas Dimensões:  53,4 m comp.; 7,24 m boca; 3 m calado Armamento:  2 peças de 40 mm; 2 peças de 20 mm; 1 Ouriço A/S; 2 calhas; 4 morteiros Propulsão:  4 motores diesel de 3240 H.P. - 2 veios = 19 nós Guarnição:  62 marinheiros

✈️ Aviões — Lockheed C-130 Hercules

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Aviões de Transporte Militar O Lockheed C-130 Hercules é um avião de transporte tático amplamente utilizado em todo o mundo, conhecido pela sua versatilidade, robustez e capacidade de operar em pistas curtas. Na Força Aérea Portuguesa , as versões C-130H e C-130H-30 são fundamentais para transporte estratégico e tático, evacuação médica, apoio logístico e operações humanitárias. 📜 História e Desenvolvimento O C-130 Hercules foi desenvolvido pela Lockheed nos anos 1950 para atender à necessidade de transporte militar tático com capacidade STOL (Short Take-Off and Landing). Desde então, tornou-se uma das aeronaves de transporte mais confiáveis e versáteis do mundo. Portugal adquiriu os primeiros C-130H nos anos 1970/80, e posteriormente recebeu os C-130H-30 , uma versão alongada com maior capacidade de carga e alcance, integrando-os na Esquadra 501 “Bisontes” .    Lockheed C-130H / C-130H-30 – Força Aérea Portugue...

Armada Portuguesa: Draga-Minas Oceânico Classe "São Jorge" (1955-1974)

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NRP São Jorge (1955-1974) Ex-MSO-478 Os navios pertenciam à classe AM-478 de draga-minas de frota, construídos nos EUA. Em 1955 os navios foram reclassificados como draga-minas oceânicos, passando a constituir a classe MSO-478 . Nesse ano, os quatro navios da classe foram cedidos a Portugal, ao abrigo do Mutual Defense Agreement Program (MDAP) . NRP Pico (1955-1973) Ex-MSO-479 Em Portugal, os navios da classe foram batizados com nomes de ilhas do arquipélago dos Açores.  NRP Graciosa (1955-1974) Ex-MSO-486 NRP Corvo (1955-1974) Ex-MSO-487 Características Tipo:  Draga-Minas Oceânico  Deslocamento:  780 toneladas Dimensões:  55 m comp.; 10,64 m boca; 3,16 m calado Armamento:  1 peça de 40 mm; 1 metralhadora de 12,5 mm Propulsão:  2 motores diesel de 1600 b.h.p. - 2 veios = 13,5 nós Guarnição:  71 marinheiros

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