Translate

AgustaWestland EH101


O AgustaWestland EH101 é um helicóptero originalmente desenvolvido num esforço conjunto entre a Westland Helicopters no Reino Unido e Agusta na Itália para aplicações militares, embora também possa ser utilizado no contexto civil. Desde 2007, o EH101 teve sua designação oficial modificada para AgustaWestland AW101.

Merlin nas cores da Força Aérea Portuguesa
A Força Aérea Portuguesa utiliza, desde 24 de Fevereiro de 2005, 12 helicópteros EH101 em missões de Transporte, Busca e Salvamento e Vigilância e Reconhecimento. Estes aparelhos substituíram progressivamente os Aérospatiale Puma naquelas missões. Os EH101 aquiridos por Portugal, operados pela Esquadra 751, vêm em três diferentes versões: SAR (busca e salvamento), CSAR (busca e salvamento em combate) e SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas). Os EH101 portugueses têm a características de serem as únicas aeronaves deste modelo pintadas com uma camuflagem táctica (verde e castanha).


Características
Comprimento: 19,53 m
Altura: 6,62 m
Diâmetro do(s) rotor(es): 18,59 m
Peso total: 10 500 kg
Peso bruto máximo: 14 600 kg
Propulsão: 3 x turboshafts Rolls-Royce/Turbomeca RTM322-01
Velocidade máxima: 309 km/h
Alcance: 833 km
Teto máximo: 4,575 m
Radar: Radar de vigilância Selex Galileo Blue Kestrel 5000

Freguesias de Biscoitos, Altares & Serreta

Vulcão de Santa Bárbara
As formações mais antigas deste vulcão datam de à cerca de 1 milhão de anos. Ocupa a parte ocidental da ilha e corresponde a um edifício cónico, truncado por duas caldeiras concêntricas, sendo que a mais antiga terá colapsado à cerca de 29 mil anos e a mais recente  está totalmente preenchida por domos e escoadas lávicas traquíticas. Nos seus flancos destacam-se diversos cones de escórias e extrusões de lavas traquíticas. Em falhas radiais do  vulcão  encontram-se  cones  de  escórias   e  domos   com   escoadas  lávicas (como  o Pico das Faias, o Pico do Teles, o Pico Negro, o Pico da Serreta e outros)

Biscoitos
Igreja de São Roque (Altares)
Piscinas Naturais Biscoitos) 
Reserva Florestal de Recreio da Mata da Serreta


Porto Martins & Cabo da Praia

Porto Martins
Este é um dos locais de mais aprazíveis do concelho da Praia da Vitória. A sua paisagem é bastante invulgar e variada, caracteriza-se por estar coberta de vinhas estendidas por cima das pedras, e também por possuir bastantes pomares entre os quais se destacam os únicos na ilha Terceira onde se cultiva a oliveira. Foi desmembrada da vizinha freguesia do Cabo da Praia em 9 de maio de 2001

" O lugar do Cabo da Praia, assaz aprezivel, assento ao nascente sobre as melhores e mais planas terras da ilha, em tanto que a vegetação dos cereais e plantas nela se ostenta mais vigorosa e rápida (...). Todavia padece de água, porque a não tem senão longe, ou nos poços quase às Tronqueiras ou nos Portos Martins junto do mar..." Aqui se concentram "vários homens distintos, por suas qualidades pessoas e nobreza..."
Ferreira Drumond
Igreja Santa Catarina (Cabo da Praia) Séc. XVIII
Forte de Santa Catarina (Cabo da Praia)
Forte de Santa Catharina da Villa da Praia. Tem doze canhoneiras, he um dos maiores que tem a costa; tem sete peças de ferro capazes com seus reparos bons, precisa de mais cinco peças com os seus reparos, e duas plataformas precisam ser concertadas e para se guarnecer carece doze artilheiros e quarente e oito auxiliares       
"Fortificações nos Açores existentes em 1710 no contexto da Guerra da Sucessão Espanhola"

Praia da Riviera
Trata-se de uma praia de areia rodeada de rocha ainda em estado selvagem. Está situada no sul da baía da Praia da Vitória e é uma praia de areia rodeada de rocha, muito procurada pelas aves migratórias que se escondem nos canaviais que a delimitam.

Freguesia de Ponta Delgada (Santa Cruz das Flores)

Vista aérea da Freguesia de Ponta Delgada
A ilha das Flores também ostenta uma Ponta Delgada, homónima da capital da ilha de São Miguel, que faz justiça ao seu nome. A florentina Ponta Delgada é uma língua de planície que entra do mar para o interior, no extremo norte da ilha.
Miradouro do Ilhéu Furado
O Miradouro do Ilhéu Furado encontra-se entre as freguesias dos Cedros e Ponta Delgada. Pode-se observar o Ilhéu Furado e o Ilhéu Álvaro Rodrigues.
Miradouro sobre o Porto e Baía de Ponta Delgada
Ao longe Ilha do Corvo
Miradouro da Baía de Além
As Flores tem um litoral muito impressionante, especialmente no norte. A visão de Corvo torna ainda mais espectacular. Não se esqueça de parar em cada miradouro que você passa. As visualizações sempre valem a pena!
Miradouro Para Ponta Delgada
Há nele, ao pé do mar, uma fonte de água doce de que serve uma grande parte dos moradores daquela freguesia. Tem o dito porto uma casinha e uma peça, tudo sem fortificação alguma, mas com uma rocha que o fortifica. Continuando para nordeste começa a grande baía de Ponta Delgada, cai ao mar uma ribeira chamada a Ribeira da Fazenda a um tiro de peça pouco mais ou menos, mas ainda dentro dos marcos da dita freguesia fica um porto chamado o Portinho, onde só com uma bonança podem descarregar os barcos. Tem uma casinha de guarda com uma peça. Por fora do tal Portinho estão os dois ilhéus chamados os ilhéus do Portinho - continuando por o mesmo vento segue uma ponta chamada a Ponta do Ilhéu.

Padre José António Camões, inícios do século XIX

Ponta do Albarnaz
Três quilómetros para leste de Ponta Delgada fica  o emblemático Farol do Albarnaz. Encavalitado sobre a falésia, isolado no meio de uma enorme extensão de pastos verdejantes, com a torre encarnada a destacar-se contra o azul-cinza do mar e do céu, parece um guardião do fim do mundo.

"Foi tal a importância que mereceu à Comissão a iluminação daquele grupo (ilha das Flores e ilha do Corvo) que chegou a estudar com a mais desvelada atenção e a discutir, o conjunto das vantagens que poderiam advir à navegação instalando na mesma Ponta do Albernaz um aparelho hiperradiante (…)."

Trilho Urbano Cidade de Lagoa (Ilha São Miguel)


Lagoa e Ribeira Grande
Elevada a vila em 22 de Abril de 1522 a Lagoa fica situada na costa sul da ilha de São Miguel, Açores, é sede de um pequeno município limitado a norte pelo município da Ribeira Grande, a leste por Vila Franca do Campo, a oeste por Ponta Delgada e a sul pelo Oceano Atlântico. Foi elevada a cidade por deliberação do parlamento dos Açores em 22 de Março de 2012.

Não descurando a beleza natural da cidade, o trilho inicia a sua viagem, pela orla marítima, desde a atalhada até à Igreja de Santa Cruz. 
Orla marítima, da atalhada

Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda
Este campo de futebol, construído em 1986 é a casa do Clube Operário Desportivo, fundado no dia 2 de janeiro de 1948.
Portinho de São Pedro
Lugar icónico do Concelho de Lagoa, o Portinho de São Pedro é uma zona balnear não vigiada e que é procurada no verão, especialmente por habitantes daquela zona, servindo igualmente de apoio às atividades do Clube Náutico de Lagoa, através da sua rampa de varagem.
Porto dos Carneiros
De seguida destacam-se o Porto dos Carneiros e os magníficos restaurantes ao seu redor, as piscinas naturais, bem como a baía de Santa Cruz. 
Baía de Santa Cruz
Segundo alguns historiadores, Lagoa terá sido a primeira Vila da Ilha de S. Miguel a ser colonizada, quando o Infante D. Henrique, ainda na primeira metade do século XVI, decidiu lançar carneiros na sua costa sul. Aliás. o topónimo Porto dos Carneiros deve o seu nome a esse facto. 


Igreja Matriz de Santa Cruz
A Igreja de Santa Cruz, localizada junto ao litoral, é um templo fundado por volta de 1450 e que sofreu várias alterações significativas no decorrer dos séculos. Foi elevada a Igreja Matriz da Lagoa em 1552 com a criação da Vila da Lagoa por carta régia de D. João III.

Convento dos Franciscanos
Foi edificado pela Ordem dos Frades Menores entre o século XVII e o século XVIII.
Com a extinção das ordens religiosas masculinas (1834), o conjunto passou para a esfera civil, passando a abrigar as repartições públicas do concelho, nomeadamente os serviços ligados à administração municipal, às finanças e ao ensino público, através da instalação de uma escola no imóvel. À época da Primeira Guerra Mundial foi utilizado como detenção para prisioneiros alemães e, na Segunda Guerra Mundial, serviu como quartel de tropas.

De seguida, a praça do Rosário, onde podemos pedir informações no Posto de Turismo e visitar a Igreja do Rosário.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Construída no século XVIII a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, apresenta-se como uma volumosa e sólida construção de três naves.

Cerâmica Vieira
Por uma pequena canada desaguamos num dos ícones da cidade de Lagoa, a Cerâmica Vieira, e seguimos pelo bairro de São Pedro até chegar à costa onde iniciámos a caminhada.

São Roque do Pico

Vista Aérea de São Roque do Pico
São Roque do Pico
Parque Florestal da Prainha
Monumento ao Baleeiro

Porto da Fabrica da Baleia
Esta instalação portuária usada para fins piscatórios e de recreio, no século passado esteve entre os locais de todos os Açores onde mais se fez a casa à baleia


Trilho Ponta da Ferraria (PRC43 SMI) - Trilho Fonte do Sapateiro (PR25 SMI)

Moinho de Vento do Bibi (Candelária)

Estre trilho inicia-se na Ponta da Ferraria, uma zona composta por várias estruturas de origem vulcânica que nasceram de uma erupção. A escoada de lava ao fluir em direção ao mar, originou a fajã da Ponta da Ferraria.
Aguas termais de origem vulcânica
A fajã lávica Ponta da Ferraria é um dos locais mais singulares da Ilha de São Miguel, tendo resultado do contato entre a lava quente expelida pelo Pico das Camarinhas e a água do mar.
Piscina natural da Ponta da Ferraria
Um pouco mais à frente, encontramos a famosa Piscina Natural da Ponta da Ferraria, um dos locais mais badalados de São Miguel. 
Piscina natural da Ponta da Ferraria
Com águas termais, aquecidas por vapores vulcânicos e temperadas pela fria água do mar, que, na maré baixa, podem atingir os 30º C, junto à rocha onde se situa a nascente, torna num local ímpar para ir a banhos.
Miradouro da Ilha Sabrina
Da fajã da Ponta da Ferraria subimos ao miradouro homónimo, de onde temos uma belíssima vista sobre a zona envolvente 
Farol da Ponta da Ferraria 
Ao continuarmos em direção à vila dos Ginetes podemos fazer um pequeno desvio em direção ao Farol. Trata se de uma torre prismática branca com dezoito metros de altura e um edifício anexado. Foi inaugurado em 4 Novembro 1901.
Freguesia dos Ginetes
Ginetes, que segundo Gaspar Frutuoso (1522-1591), deve o seu nome ao facto de ser "amparada dos ventos pela banda do mar, com o Pico dos Ginetes, chamado assim, por ter uma selada ao meio, mais que por nele se criarem ginetes, da banda da serra."

Passando pelo interior da freguesia iniciamos o trilho da Fonte do Sapateiro No fim da mesma, o caminho desenrola-se ao longo de uma linha de água, passando por vezes pelo leito da grota e por vezes fora desta sempre ladeado por criptomérias, tamujo, urze e bambu. . Ao longo do caminho poderá observar vários aspetos da vida rural, com destaque para as pequenas hortas familiares e animais a pastar. 
Aqueduto da Fonte do Sapateiro
O principal ponto de interesse do percurso é a Fonte do Sapateiro, uma nascente com água límpida que abastecia a população local. Ao chegar à nascente passará debaixo do antigo aqueduto, datado de 1778, que transportava a água e encontrará também as pias de lavar roupa, utilizadas no passado.

Reza a lenda que certo dia, um homem que era sapateiro, calcorreou estas bandas em busca de uma cura para a sua mulher. Uma vez que não encontrou o elixir pretendido, num momento de desespero, resolveu encher uma cabaça com água desta fonte para lhe dar. Por sorte, parece que a sua amada acabou mesmo por melhorar, mas não necessariamente devido aos benefícios desta águas... o que é certo é que a notícia se espalhou. As pessoas começaram a acreditar que a água  tinha propriedades medicinais e a fonte começou a ser conhecida como Fonte do Sapateiro.



Freguesia dos Arrifes

Freguesia dos Arrifes
É a maior freguesia em área do concelho de Ponta Delgada e a segunda maior dos Açores. Está organizada por três paróquias: a nascente Piedade, a poente Saúde e a meio Carreira dos Milagres. A principal atividade é a agricultura, sendo esta freguesia, a maior bacia leiteira dos Açores. Nesta zona encontram-se ainda fábricas de laticínios e derivados.
Igreja Senhora da Saúde (Arrifes)
Campo de Futebol do Outeiro
Campo de Futebol do Outeiro nos Arrifes é onde joga o Águia Clube Desportivo, fundado em 1960.
Bateria do Pico da Castanheira
Sede da Bateria Independente de Defesa de Costa nº 1, é composta, em termos de instalações físicas, por duas zonas distintas: a da bateria propriamente dita, caracterizada por um complexo fortificado subterrâneo, e por uma área de aquartelamento, a cerca de 500 metros de distância da primeira, onde se concentram os respectivos apoios - administrativo e logístico: o chamado "Quartel da Grotinha".
Bateria do Pico da Castanheira