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A mostrar mensagens de fevereiro, 2020

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Cédulas do Município de Vila Nova de Famalicão (1917-1925) 2ª Parte

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PAPEL MOEDA em Portugal - 1ª Republica Portugal nos seus quase 900 anos de existência sempre viveu em constantes instabilidades económicas. A moeda sempre existiu e sempre serviu de moeda de troca nas transações e negócios. Poderia ter sido um Pais estável, pois desde o inicio da sua existência que promoveu a expansão territorial interna e posteriormente com a expansão internacional através dos descobrimentos tornando-se num forte País comerciante. Cédula: Vila Nova de Famalicão  $01 Centavo (Pinto & Cª) Neste período áureo poder-se-á dizer que ou investiu ou gastou e nunca juntou. As riquezas trazidas de toda a parte do mundo serviram os interesses da época e sempre utilizada para a má gestão, pessoal, do País e suas colónias.  Já no séc. XIX, o Brasil foi a nossa bolsa financeira com os Torna-Viagens que permitiram trazer muita riqueza e com eles investir num Portugal carenciado e pobre. Cédula: Vila Nova de Famalicão  $02 Centavos (Pinto & Cª) Com a entrada do ...

Armada Portuguesa: Fragata "Pero Escobar" (1957-1975)

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Foi o primeiro navio construído do projecto de destroyer escorts (contratorpedeiros de escolta) Pero Escobar (DE-1032) da Marinha dos Estados Unidos. O navio foi desenhado e construído nos estaleiros Castellamare di Stabia na, Itália - com base em projetos norte-americanos - e cedido, pelos EUA, à Marinha Portuguesa. Além dos navios para Portugal, foram, também, construídos três outros da mesma classe para a Venezuela, formando, aí, a Classe Almirante Clemente. Proa da Fragata Pero Escobar Durante bastantes anos, a fragata Pêro Escobar foi o navio mais rápido da Armada Portuguesa. Pelas suas linhas elegantes, a fragata era apelidada Gina pela sua guarnição. Em 1961 a Pêro Escobar esteve envolvida na perseguição e busca ao paquete Santa Maria, desviado por opositores ao Estado Novo. Popa da "Gina " como era apelidada   No final da década de 1960 o navio teve os seus sistemas de armamento modernizados, de modo a torná-los compatíveis com os das fragat...

Armada Portuguesa: Fragatas Classe "Diogo Cão" (1957-1968)

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Os dois navios, recebidos por Portugal, pertenciam à Classe John C. Butler de destroyers escorts (escoltas contratorpedeiros), construídos para a Marinha dos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial, 1944. Este tipo de navio estava vocacionado para a escolta de comboios de navios mercantes, além de outras tarefas complementares como o patrulhamento e o reconhecimento radar. NRP Diogo Cão (1957-1968) Ex-USS Formoe (DE-509) Em 1957, foram cedidos à Marinha Portuguesa, ao abrigo do Mutual Defense Assistance Program (MDAP), sendo, aqui, classificadas como fragatas. Os dois navios mantiveram-se em serviço até 1968, sendo substituídos pelas fragatas da Classe Pereira da Silva . NRP Corte Real (1957-1968) Ex-USS McCoy Reynolds (DE-440) Características Tipo:  Fragata Deslocamento:  2100 toneladas Dimensões:  93,3 m comp.; 11,2 m boca; 3,4 m calado Armamento:  2 peças de 127 mm; 3 peças duplas e 1 quádrupla de 40 mm; 2 SQUIDS A...

Armada Portuguesa: Draga-Minas Costeiros Classe "São Roque" (1956-1997)

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NRP São Roque (1956-1992) Foram construídos nos estaleiros da CUF, em Portugal, segundo os planos da classe Ton britânica. Os navios foram batizados com nomes de povoações de ilhas do arquipélago dos Açores. NRP Ribeira Grande (1957-1997) O NRP Ribeira Grande alterou o número da amura para A 5207 em 1992. NRP Lagoa (1956-1992) Os navios da classe deixaram de ser usados na guerra de minas, na década de 1970, passando a ser usados em missões de patrulhamento, de fiscalização de pescas e de apoio a mergulhadores. Nessas funções, foram usados até à década de 1990. NRP Rosário (1957-1992) Os navios foram batizados com nomes de povoações de ilhas do arquipélago dos Açores. Características Tipo:  Draga-Minas Costeiro Deslocamento:  452 toneladas Dimensões:  46 m comp.; 8,6 m boca; 2,12 m calado Armamento:  1 peça dupla de 20 mm Propulsão:  2 motores diesel de 1500 b.h.p. - 2 veios = 15 nós Guarnição:  47 marinheiros

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