Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2020

Cédulas do Município de Vila Nova de Famalicão (1917-1925) 2ª Parte

Imagem
  PAPEL MOEDA em Portugal - 1ª Republica Portugal nos seus quase 900 anos de existência sempre viveu em constantes instabilidades económicas. A moeda sempre existiu e sempre serviu de moeda de troca nas transações e negócios. Poderia ter sido um Pais estável, pois desde o inicio da sua existência que promoveu a expansão territorial interna e posteriormente com a expansão internacional através dos descobrimentos tornando-se num forte País comerciante. Cédula: Vila Nova de Famalicão  $01 Centavo (Pinto & Cª) Neste período áureo poder-se-á dizer que ou investiu ou gastou e nunca juntou. As riquezas trazidas de toda a parte do mundo serviram os interesses da época e sempre utilizada para a má gestão, pessoal, do País e suas colónias.  Já no séc. XIX, o Brasil foi a nossa bolsa financeira com os Torna-Viagens que permitiram trazer muita riqueza e com eles investir num Portugal carenciado e pobre. Cédula: Vila Nova de Famalicão  $02 Centavos (Pinto & Cª) Com a entr...

Armada Portuguesa: Lancha Fiscalização "Rio Minho I" (1957-1983) & "Rio Minho II" (1991-...)

Imagem
NRP Rio Minho I Foi construída no Arsenal do Alfeite em 1957, e esteve ao serviço da Armada até 1983. Esta lancha prestou serviço no Rio Minho.   Características Tipo:  Lancha de Fiscalização Deslocamento:  14 toneladas Dimensões:  13,17 m comp.; 3,23 m boca; 0,80 m calado Armamento:  2 metralhadoras de 7.62 mm  Propulsão:  2 motores diesel de 130 b.h.p. - 2 veios = 9 nós Guarnição:  8 marinheiros NRP Rio Minho II Foi construída no Arsenal do Alfeite, tendo sido aumentada ao efectivo em 1-8-1991. Está ao serviço na fiscalização fronteiriça do Rio Minho. Características Tipo:  Lancha de Fiscalização Deslocamento:  72 toneladas Dimensões:  22,40 m comp.; 6 m boca; 0,80 m calado Armamento:  2 metralhadoras de 7.62 mm  Propulsão:  2 motores diesel KHD - Deutz de 664 h.p. servindo dois hidrojactos Schottel = 9,5 nós Guarnição:  8 marinheiros

Armada Portuguesa: Fragata "Pero Escobar" (1957-1975)

Imagem
Foi o primeiro navio construído do projecto de destroyer escorts (contratorpedeiros de escolta) Pero Escobar (DE-1032) da Marinha dos Estados Unidos. O navio foi desenhado e construído nos estaleiros Castellamare di Stabia na, Itália - com base em projetos norte-americanos - e cedido, pelos EUA, à Marinha Portuguesa. Além dos navios para Portugal, foram, também, construídos três outros da mesma classe para a Venezuela, formando, aí, a Classe Almirante Clemente. Proa da Fragata Pero Escobar Durante bastantes anos, a fragata Pêro Escobar foi o navio mais rápido da Armada Portuguesa. Pelas suas linhas elegantes, a fragata era apelidada Gina pela sua guarnição. Em 1961 a Pêro Escobar esteve envolvida na perseguição e busca ao paquete Santa Maria, desviado por opositores ao Estado Novo. Popa da "Gina " como era apelidada   No final da década de 1960 o navio teve os seus sistemas de armamento modernizados, de modo a torná-los compatíveis com os das fragat...

Armada Portuguesa: Fragatas Classe "Diogo Cão" (1957-1968)

Imagem
Os dois navios, recebidos por Portugal, pertenciam à Classe John C. Butler de destroyers escorts (escoltas contratorpedeiros), construídos para a Marinha dos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial, 1944. Este tipo de navio estava vocacionado para a escolta de comboios de navios mercantes, além de outras tarefas complementares como o patrulhamento e o reconhecimento radar. NRP Diogo Cão (1957-1968) Ex-USS Formoe (DE-509) Em 1957, foram cedidos à Marinha Portuguesa, ao abrigo do Mutual Defense Assistance Program (MDAP), sendo, aqui, classificadas como fragatas. Os dois navios mantiveram-se em serviço até 1968, sendo substituídos pelas fragatas da Classe Pereira da Silva . NRP Corte Real (1957-1968) Ex-USS McCoy Reynolds (DE-440) Características Tipo:  Fragata Deslocamento:  2100 toneladas Dimensões:  93,3 m comp.; 11,2 m boca; 3,4 m calado Armamento:  2 peças de 127 mm; 3 peças duplas e 1 quádrupla de 40 mm; 2 SQUIDS A...