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Armada Portuguesa: Lancha de Fiscalização Classe "Alvor" (1967-1975)

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As embarcações foram construídas no Arsenal do Alfeite, segundo um projeto quase idêntico ao das lanchas da classe "Bellatrix" . Foram batizadas com nomes de povoações do Algarve, com iniciais em A. Lancha Pequena Alvor (1967-1975) As lanchas foram empregues na Guerra do Ultramar, atuando nos rios e águas costeiras do teatro de operações da Guiné Portuguesa. Para essa missão, estavam pintadas de verde e armadas com um lança-foguetes múltiplo de 37 mm. Lancha Pequena Albufeira (1967-1975) Em 1973, a lancha NRP Albufeira foi atribuída, como unidade auxiliar, ao Comando da Defesa Marítima de Timor. Nessa altura, foi desarmada, pintada de branco e rebatizada Tibar. Em 11 de agosto de 1975 a Tibar foi utilizada para transportar o governador de Timor, Lemos Pires, para a ilha de Ataúro, em virtude da guerra civil que assolava o território. Lancha Pequena Aljezur (1968-1975) Características técnicas Tipo:  Lancha de Fiscalização Deslocamento:  36 toneladas; Dimensões:  20,06 m c...

Armada Portuguesa: Fragatas Classe "Almirante Pereira da Silva" (1966-1992)

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Também conhecida por classe Almirante foi um modelo de fragata de escolta oceânica em serviço na Marinha Portuguesa entre 1966 e 1985. A classe baseava-se na classe Dealey dos Estados Unidos da América, sendo os seus três navios construídos em Portugal, nos Estaleiros da Lisnave e nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. A construção foi vítima de inúmeros problemas, dentre os quais se destacou a dificuldade dos estaleiros portugueses em construírem navios que apresentavam uma sofisticação considerável para a época. NRP Almirante Pereira da Silva (1966-1992) A construção das fragatas Pereira da Silva fez parte do esforço de Portugal em possuir fragatas modernas pois as que dispunha a época, da classe "Alvares Cabral" , eram fragatas da 2ª Guerra Mundial, adquiridas em 2ª mão a Inglaterra, totalmente obsoletas. NRP Almirante Gago Coutinho (1967-1992) Eram consideradas demasiado pequenas para comportarem helicópteros que tivessem sensores e pudesse atuar c...

BNU: "Rupia" de Nova Goa (Emissão Cédulas 1918-1938)

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Em 1918 saíram as primeiras cédulas de rupias do BNU, para a índia Portuguesa. 1 Rupia Primeira emissão:  14 de Junho de 1918 Retirada da circulação:  2 de Setembro de 1938 2,5 Rupias Primeira emissão:  14 de Junho de 1918 Retirada da circulação:  2 de Setembro de 1938 4 Tangas Primeira emissão:  30 de Dezembro de 1918 Retirada da circulação:  2 de Setembro de 1938 Uma rupia dividi-se em dezasseis tangas. 8 Tangas Primeira emissão:  16 de Julho de 1919 Retirada da circulação:  2 de Setembro de 1938 Em 1958, a rupia foi substituída pelo escudo da Índia Portuguesa à razão de uma rupia para cada seis escudos.

BNU: Cédulas "Emissão Lisboa" para as Colónias de Angola e S. Tomé (1918-1929)

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(1918-1929) $05 Centavos (Loanda) (1918-1929) $20 Centavos (Loanda) (1918-1929) $05 Centavos (S. Tome) Saíram de circulação em 25/04/1929

Armada Portuguesa: Lancha de Fiscalização Classe "Júpiter" (1965-1975)

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Foram construídas nos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, sendo baptizadas com nomes de planetas. Lancha Pequena Júpiter (1965-1975) A maioria das embarcações da classe foram atribuídas à Esquadrilha de Lanchas do Niassa, baseada em Metangula, Moçambique. Para isso, foram organizadas complexas operações de transporte, por caminho de ferro e por estrada, para as fazer percorrer as centenas de quilómetros que separavam os portos do Índico do lago Niassa. Lancha Pequena Vénus (1965-1975) No Niassa, as lanchas participaram em missões de vigilância e de proteção das águas portuguesas do lago, contra as forças da Frelimo e da Tanzânia, bem como em missões de transporte e de apoio aos fuzileiros navais e missões de cooperação com o Exército, Força Aérea e forças do Malawi. Lancha Pequena Marte (1965-1975) Lancha Pequena Mercurio (1965-1975) Em 1975, as lanchas foram cedidas à nova República Popular de Moçambique. Lancha Pequena Saturno (1965-1975) ...

Armada Portuguesa: Lanchas de Desembarque Classe "Alfange" (1965 - 1975)

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Os navios da classe foram construídos nos Estaleiros Navais do Mondego (Figueira da Foz), com um projeto baseado na Classe LCT-4 de origem britânica. Pelo seu deslocamento superior a 400 toneladas, os navios foram classificados, pela Marinha Portuguesa, como "lanchas de desembarque grandes (LDG)". LDG 101 NRP Alfange (1965-1974) Cedida a Angola LDG 102 NRP Ariete (1965-1975) Cedida a Angola As lanchas destinavam-se a ser empregues na Guerra do Ultramar em missões de reabastecimento logístico, de transporte de tropas e em operações anfíbias, sobretudo em apoio dos Fuzileiros. Foram empregues nos teatros de operações de Angola e da Guiné Portuguesa. LDG 103 NRP Cimitarra (1965-1975) Cedida a Angola Em 1970, a NRP Montante fez parte da força naval portuguesa envolvida na Operação Mar Verde, transportando tropas de desembarque para a invasão de Conacri. LDG 104 NRP Montante (1965-1974) Cedida à Guiné-Bissau Os navios foram batizados com designações de arm...

Armada Portuguesa: Lanchas de Desembarque Classe "LDP 200" (1965 - 1975)

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As embarcações da classe foram construídas em Portugal, nos Estaleiros Navais do Mondego (Figueira da Foz) e constituem um desenvolvimento da classe LDP 100. Como era usual nas LDP, às embarcações da classe não foi atribuído um nome, sendo designadas pelo seu número de amura. LDP 201 (1965-1974) LDP 203 (1965-1974) As primeiras (13) foram construídas  entre 1965 e 1967, e as restantes (4) em 1969. LDP 204 (1966-1975) LDP 208 (1967-1975) As LDP 100 foram empregues no Guerra do Ultramar, sobretudo no teatro de operações da Guiné Portuguesa, território este, quase todo coberto por rios e terrenos alagados. As LDP eram usadas tanto em missões de combate - como patrulhamento, escolta de embarcações civis e desembarque de fuzileiros - como em missões de reabastecimento logístico - em proveito de unidades da Marinha, de unidades do Exército e, mesmo, de populações civis. LDP 210 (1967-1975) LDP 216 (1969-1975) Características Tipo:  Lancha de Desembar...

Armada Portuguesa: Lanchas de Desembarque Classe "LDM 400" (1964-1998)

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As LDM 400 (26 unidades no total construídas entre Agosto de 1964 e Outubro de 1980) foram empregues no Guerra do Ultramar, sobretudo no teatro de operações da Guiné Portuguesa, território este, quase todo coberto por rios e terrenos alagados.  LDM 402 (18-08-1964 a 30-09-1975)   As LDM eram usadas tanto em missões de combate - como patrulhamento, escolta de embarcações civis e desembarque de fuzileiros - como em missões de reabastecimento logístico - em proveito de unidades da Marinha, de unidades do Exército e, mesmo, de populações civis. LDM 403 (10-09-1964 a 30-09-1975) LDM 404 (10-09-1964 a 31-03-1975) Destaque para a verdadeira epopeia da deslocação de 4 LDM's da costa de Moçambique para o Lago Niassa em três operações: a LDM 404 em Dezembro de 1965 "Operação Atum",... LDM 405 (09-10-1964 a 31-03-1975)  …a LDM 405 e LDM 408 em Abril de 1966 e a LDM 407 em Agosto de 1967 "Operação Roaz", sendo transportadas primeiro por comboio ao longo d...

Ribeira Grande (Vale das Lombadas)

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A sul da Ribeira Grande encontra-se outra das fascinantes atracções naturais da ilha, o vale das Lombadas.  O vale das Lombadas é uma paisagem fascinante, bastante selvagem e intocada, com nascentes de água mineral e vegetação luxuriante. Ele nos deixa sem fôlego com seu deserto deslumbrante e beleza áspera. Nascentes das Lombadas Vale muito verdejante,  encaixado no maciço montanhoso do Fogo, esculpido profundamente e estranhamente em colossais acumulações de pedra-pomes, com ravinas e cursos de água pincelados com escorrimentos alaranjados de ferrugem (água férrea). Ribeira Grande Aqui se encontram as nascentes das Lombadas,  local de remota indústria de engarrafamento de água mineral  muito apreciada que outrora foi aqui explorada.  Aqui mergulha-se na natureza para fazer  canyoning,  intensa atividade onde irá explorar este vale selvagem, descer a ribeira a correr água e magníficas cascatas.  Nos poços ou paragens de descanso da ribeira nota...

Armada Portuguesa: Lanchas de Desembarque Classe "LDM 200" (1964-1975)

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As embarcações da classe foram construídas em Portugal. Como era usual nas LDM, às embarcações da classe não foi atribuído um nome próprio, sendo as mesmas designadas pelo seu número de amura. LDM 201 (13-01-1964 a 26-05-1972)   LDM 202 (18-01-1964 a 30-11-1972) As LDM 200 foram empregues no Guerra do Ultramar, sendo usadas tanto em missões de combate - como patrulhamento, escolta de embarcações civis e desembarque de fuzileiros - como em missões de reabastecimento logístico - em proveito de unidades da Marinha, de unidades do Exército e, mesmo, de populações civis. LDM 203 (13-01-1964 a 22-06-1971) LDM 204 (13-01-1964 a 09-09-1974) Características Tipo:  Lancha de Desembarque Media Deslocamento:  50 toneladas Dimensões:  15,3 m comp.; 4,4 m boca; 1,1 m calado Armamento:  1 peça Oerlikon de 20 mm Propulsão:  2 motores diesel de 450 h.p. - 2 veios = 9 nós  Guarnição:  4 marinheiros