As primeiras embarcações da classe foram construídas nos EUA. As restantes, foram construídas em Portugal, nos Estaleiros Navais do Mondego (Figueira da Foz). Inicialmente, as embarcações construídas em Portugal, constituíam uma classe à parte, a classe LDM 500, que foi, depois, integrada na classe LDM 300.
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LDM 301 (31-01-1964 a 26-05-1972) |
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LDM 302 (18-01-1964 a 30-11-1972) |
Em 1964 foi atacada por duas vezes, sendo na última feridos 10 militares de uma unidade do Exército embarcada na lancha. No dia 16 de Dezembro de 1967 foi atacada e afundada no rio Cacheu, incidente que ocasionou a morte de 2 elementos da sua guarnição. Trazida à superfície, a LDM 302 foi reparada em Bissau, e posta de novo a navegar. Logo no primeiro cruzeiro, seis meses depois e no mesmo local onde tinha sido anteriormente atacada - Porto Coco, no rio Cacheu - foi de novo atingida com violência, o que teve como consequência a morte de outro elemento da sua guarnição. De novo reparada, a lancha já não voltou mais ao Cacheu, passando a atuar no rio Grande de Buba, onde mais uma vez sofreu em Fevereiro de 1969 novo ataque, que causaram três feridos.
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LDM 303 (18-01-1964 a 23-07-1972) |
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LDM 304 (18-01-1964 a 09-09-1974) |
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LDM 305 (31-01-1964 a 25-10-1971) |
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LDM 306 (18-01-1964 a 23-07-1972) |
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LDM 307 (18-01-1964 a 22-06-1971) |
As LDM 300 foram empregues no Guerra do Ultramar, sendo usadas tanto em missões de combate - como patrulhamento, escolta de embarcações civis e desembarque de fuzileiros - como em missões de reabastecimento logístico - em proveito de unidades da Marinha, de unidades do Exército e, mesmo, de populações civis.
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LDM 308 (Ex. LDM 501) (09-10-1964 a 30-11-1972) |
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LDM 309 (Ex. LDM 502) (09-10-1964 a 07-09-1974) |
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LDM 310 (Ex. LDM 503) (25-11-1964 a 04-09-1972) |
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LDM 311 (Ex. LDM 504) (25-11-1964 a 27-11-1971) |
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LDM 313 (Ex. LDM 506) (25-11-1964 a 27-11-1971) |
Tipo: Lancha de Desembarque Media
Deslocamento: 56 toneladas
Dimensões: 17,1 m comp.; 4,3 m boca; 1,2 m calado
Armamento: 1 peça Oerlikon de 20 mm; 2 metr. de 12,7 mm
Propulsão: 2 motores diesel Cummins de 450 h.p. – 2 veios = 8,5 nós