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Navio-Reabastecedor "Bérrio" (1993-2023)

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O Navio da República Portuguesa Bérrio foi um navio reabastecedor construído em 1969 nos estaleiros navais Swan Hunter, no Reino Unido, tendo sido utilizado operacionalmente pela Royal Fleet Auxiliary com o nome de Blue Rover. A sua atividade operacional constante no apoio logístico aos navios da Royal Navy, levou a empenhamentos operacionais diversificados, sendo de realçar o conflito das Malvinas, em 1982, no Atlântico Sul, onde atuou nos teatros de operações das ilhas da Geórgia do Sul e São Carlos. Em 31 de março de 1993, foi aumentado ao efetivo dos navios de guerra da Marinha Portuguesa com o nome de Bérrio. Integrou a força naval portuguesa, liderada pela fragata NRP Vasco da Gama, na intervenção realizada na Guiné-Bissau, durante a crise política e militar de 1998. Nessa operação,  ( Operação Crocodilo )  além de apoiar logisticamente os navios combatentes da força-naval, o Bérrio levou a bordo parte da força de desembarque do Corpo de Fuzileiros participante ...

Corvetas Classe "Baptista de Andrade" (1974-20..)

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Foram construídos nos Estaleiros Navais de "Bazán" (actual Navantia), em Cartagena (Espanha). A classe é um aperfeiçoamento da classe "João Coutinho" com armamento mais potente e sofisticado. Originalmente foram construídas para a Marinha de Guerra da África do Sul, mas devido ao embargo de armas efetuado pela ONU, foram compradas por Portugal. Em 1976 durante o PREC, planeou-se vender toda a classe à Colômbia, com o desiderato de financiar a construção de novas fragatas, mas o negócio não se concretizou por pressões exercidas pela NATO. Corveta NRP Baptista de Andrade (19-11-1974 a 2019) Em Janeiro de 1980, a "Baptista de Andrade" prestou apoio às populações sinistradas dos Açores no sismo ocorrido no dia 1 de Janeiro.  Em 1992, a "Baptista de Andrade" integrou as forças navais da UEO, na «Operação Sharp-Vigilance» no Mar Adriático, efetuando observação e vigilância marítima. Corveta NRP João Roby ( 18-03-1975  a 202...) Em Dezembro de 1975, a ...

Armada Portuguesa: Lancha Fiscalização Classe "Albatroz" (1974-2022)

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  Foram construídas pelo Arsenal do Alfeite , segundo um projeto nacional, que seguia o modelo das lanchas de fiscalização pequenas (LFP) utilizadas durante a Guerra Colonial Lancha Pequena Albatroz (1974-2002) A 02 de Abril de 1976, a "Albatroz" assistiu o Navio-Patrulha "Save" da classe "Cacine" , que quando navegava em serviço de fiscalização a 2 milhas da Ponta de Sagres na costa algarvia, foi abalroado por um navio não identificado, que após a colisão afastou-se sem prestar assistência, no acidente pareceu 01 Sargento MQ e 02 elementos da guarnição sofreram ferimentos ligeiros, o navio sofreu vários danos no tombadilho, superestrutura e um grande rombo na zona das máquinas, sendo-lhe soldado uma chapa de modo a permitir o navio navegar até ao  Arsenal do Alfeite  para reparação, após a colisão foi socorrido inicialmente por 03 traineiras.  É abatida ao efetivo dos navios da Armada em 18 de Julho de 2001. Lancha Pequena Açor (1974-2001) Ambos os navio...

Armada Portuguesa: Navio Balizador Schultz Xavier (1972-2019)

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Foi um navio balizador e de combate à poluição da Marinha de Guerra Portuguesa.  Construído no Arsenal do Alfeite , entrou ao serviço em Julho de 1972 e recebeu o nome em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier, o engenheiro hidrógrafo que, na primeira década do século XX reorganizou os faróis em Portugal. Balizador NRP Schultz Xavier A 3 de Dezembro de 1975, efetuou o reboque das LFG's "Argos", "Dragão" e "Hidra" para Angola, acompanhado a navegar pelos próprios meios pelas LFG's "Lira" e "Orion", mais as LDG's "Alfange" e "Ariete", todos escoltados pela corveta "António Enes" , num comboio naval que ficou conhecido como "A Incrível Armada", efetuando uma viagem de 63 dias, 885 horas e 8.900 milhas até Luanda. Maquinas avante A sua configuração de navio balizador permite-lhe ainda apoiar operações de salvamento marítimo, designadamente, o reboque, o des...

Armada Portuguesa: Navio-Hidrográfico "Almeida Carvalho" (1972-2006)

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  Construído por Marietta Shipbuilding Co. nos Estados Unidos da América, foi recuperado após se ter afundado em 1965 devido passagem do tufão Betsy, quando se encontrava em construção.  O resultado é que o navio só em janeiro de 1969 entrou ao serviço da Marinha norte-americana, a US Navy, com o nome de   USNS Kellar T-AGS 25. NRP Almeida Carvalho  Foi adquirido e m 1972  para satisfazer as necessidades da Armada Portuguesa e para servir os objetivos do Instituto Hidrográfico.   A denominação Almeida Carvalho evoca o capitão-de-fragata Ernesto Tavares de Almeida Carvalho 1867-1924.  O navio foi abatido em 2006. NRP Almeida Carvalho No dia 21 de setembro de 2013 foi afundado para constituir o recife artificial, o Parque Subaquático Ocean Revival, situado ao largo de Portimão - Algarve. Características Tipo:  Navio-Hidrográfico Deslocamento:  1400 toneladas Dimensões:  63,5 m comp.; 11,08 m boca; 4,56 m calado   Propulsão:...

Armada Portuguesa: Lancha Fiscalização "Sabre" (1972-1975)

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  Esta lancha, um antigo navio movido por rodas de pás, foi adquirida  pelo Comando Naval de Moçambique  à Empresa  Sena  Sugar.  NRP Sabre II P1138 Batizado com o nome de SABRE em homenagem às antecessoras Lanchas-canhoneiras que fizeram parte das Esquadrilhas que  tinham navegado no Zambeze, continuou a efetuar a patrulha neste rio. Após a independência foi  transferida para a República Popular de Moçambique. Características técnicas Tipo:   Lancha de Fiscalização Deslocamento:  140 toneladas Dimensões:  27,7 m comp.; 6,6 m boca; 0,80 m calado Armamento:  2 Peças simples de 20 mm; 2 metralhadoras Propulsão:  2 motores diesel com 2 colunas de hélices rotativas de 244 h.p.= 10 nós Guarnição:  7 marinheiros

Armada Portuguesa: Corvetas Classe "João Coutinho" (1970-202...)

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Esta Classe foi projetada pelo Contra-Almirante Engenheiro Construtor Naval Rogério d'Oliveira como um tipo de navio especialmente adaptado à atuação nas águas dos territórios ultramarinos portugueses, garantido ai uma presença naval em defesa da soberania de Portugal. Corveta NRP João Coutinho (Blohm & Voss 07-03-1970 a  2018) Os três primeiros navios foram construídos nos Estaleiros "Blohm & Voss", em Hamburgo - Alemanha, e os restantes três nos Estaleiros Navais de "Bazán" (actual Navantia), em Cartagena - Espanha. NRP João Coutinho   Tiro reparo duplo Bofors de 40mm/60 NRP Jacinto Candido ( Blohm & Voss 16-06-1970 a  2019) O projeto foi utilizado posteriormente como base para as corvetas da classe "Descubierta" da Marinha de Guerra Espanhola, Egípcia e Marroquina, "Meko 140" da Marinha de Guerra Argentina e inspirou os avisos da classe "A69" da Marinha de Guerra Francesa, Argentina e Turca. NRP General Pereira ...

Armada Portuguesa: Patrulhas Classe "Cacine" (1969-202...)

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  Os navios foram originalmente projetados para servir nos territórios ultramarinos portugueses, sendo construídos no Arsenal do Alfeite e nos Estaleiros Navais do Mondego. Substituíram os seis patrulhas de 357 toneladas da classe "Príncipe" na Guerra Colonial, construídos entre 1942 e 1944 nos Estados Unidos, que tinham sido cedidos em 1949 ao abrigo do MDAP - Mutual Defence and Assistence Program.   NRP Cacine (1969-2018) NRP Cunene (1969-2006) As embarcações foram inicialmente classificadas como lanchas de fiscalização grandes (LGF), mas, pela sua dimensão foram depois reclassificadas como navios-patrulha. Os navios foram batizados com nomes de rios dos territórios ultramarinos portugueses da África e da Índia, "Cacine" e "Geba" - Guiné-Bissau, "Cunene", "Quanza" e "Zaire" - Angola, "Zambeze" - Angola (desagua em Moçambique), "Rovuma", "Limpopo" e "Save" - Moçambique e ...

Trilho Vigia da Baleia (PR18 SMI) - Ribeira do Faial da Terra (PR11 SMI)

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Vale da Ribeira do Faial da Terra e Fajã do Calhau Trilho de rota linear c om 7 km de extensão  que liga a Vila da Povoação à freguesia do Faial da Terra, uma ligação entre os geossítios da Caldeira da Povoação e o vale da ribeira do Faial da Terra e Fajã do Calhau. Lomba dos Pós, Povoação Dê início ao passeio pela estrada de acesso à Lomba dos Pós e siga as marcas até encontrar um caminho de terra.  Ao longo deste caminho ainda é possível percorrer zonas com calçada de pedra, feitas no passado pela população local.  Este atalho atravessa zonas de matas onde predominam os Incensos.  Chegando à estrada opte pelo desvio, à esquerda, para o Pico dos Bodes. Miradouro do Pico dos Bodes É um local de visita obrigatória no concelho da Povoação. Para além de uma vista impressionante de 360º, que vai desde o Faial da Terra até Vila Franca do Campo, existe uma estrutura que serve de posto de vigia de baleias. Retorne pelo mesmo caminho até à estrada e comece a descida pa...