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A mostrar mensagens de junho, 2016

Cédulas dos Municípios de Sabugal e Salvaterra de Magos (1917-1925)

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A Primeira República (1910-1926), ficou marcada pela instabilidade política, social e também económica e financeira. Com a implantação do novo regime, surgiram alterações monetárias, instituiu-se uma nova unidade e modificaram-se os títulos das moedas, o seu peso e liga, porém, tudo conjugado de forma a não alterar o seu valor real. Cédula: Sabugal  $01 Centavo (Câmara Municipal) Cédula: Sabugal  $02 Centavos (Câmara Municipal) Em tais circunstâncias, em que se sentia cada vez mais a necessidade de dinheiro miúdo, surgiu uma nova moeda de recurso, a cédula de papel, cuja emissão saiu do âmbito da Casa da Moeda e se espalhou por toda a parte, sob a responsabilidade de câmaras municipais, Misericórdias e outras entidades públicas, e mesmo particulares, ainda que, segundo Oliveira Marques, fosse ilegal a emissão de cédulas pelas câmaras municipais ou quaisquer outras instituições que não a Casa da Moeda.   Cédula: Salvaterra de Magos  $01 Centavo (Câmara Municipal) Até ...

Armada Portuguesa: Aviação Naval da década de 1910

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Os primeiros passos para a formação do Serviço e Escola de Aviação da Armada, embrião da Aviação Naval (AN), começaram a ser dados em 1916 na Escola de Aviação Militar (EAM), em Vila Nova da Rainha. Hidroaviões FBA Tipo B (1917-1918) Em Janeiro de 1917, dois hidroaviões FBA Tipo B, adquiridos em França para a Armada Portuguesa chegaram a Portugal. Realizaram os primeiros voos em Março desse ano. FBA Tipo B Em 14 de Dezembro de 1917, o pessoal aviador da Marinha e os dois hidroaviões F.B.A. foram transferidos para o recém-formado Centro de Aviação Marítima (CAM) de Lisboa, instalado na Doca do Bom Sucesso, perto de Belém. Em 1918 um terceiro FBA. Tipo B foi construído nas oficinas do CAM, utilizando peças sobressalentes e um motor novo, comprado em França. A estrutura foi inteiramente construída pelos carpinteiros do CAM, numa afirmação das suas excelentes qualidades profissionais. Os aviões voaram até 1918, ano em que foram abatidos. Características técnicas Dimensões:  Envergadu...

Armada Portuguesa: Lanchas-Canhoneiras década de 1910

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Lancha Canhoneira "Zanha" (1916-19...) Este pequeno vapor pertencia à Marinha Mercante, tendo sido adquirido em 1916 pela Armada, e tendo servido mais tarde na Marinha Colonial de Moçambique Lancha Canhoneira "Zanha"   Lancha Canhoneira "Salvador" (1916-1928) Esta lancha, foi apreendida aos missionários Jesuítas austríacos em 26 de Junho de 1916. Lancha Canhoneira "Salvador" Prestou serviço em Moçambique, tendo combatido no Barué. Serviu na Marinha Colonial até 1924, tendo sofrido juntamente com a Tete enormes danos, resultantes de um violento temporal. A Salvador não mais voltou a navegar sendo abatida em 1928. Características técnicas Armamento:  1 canhão - revólver de 37 mm ; 1 metralhadora de 6.5 mm.   

Cédulas do Município de Sabrosa (1917-1925)

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PAPEL MOEDA em Portugal - 1ª Republica Portugal nos seus quase 900 anos de existência sempre viveu em constantes instabilidades económicas. A moeda sempre existiu e sempre serviu de moeda de troca nas transacções e negócios. Poderia ter sido um Pais estável, pois desde o inicio da sua existência que promoveu a expansão territorial interna e posteriomente com a expansão internacional através dos descobrimentos tornando-se num forte País comerciante. Cédula: Sabrosa  $01 Centavo (Camara Municipal) Neste período áureo poder-se-á dizer que ou investiu ou gastou e nunca juntou. As riquezas trazidas de toda a parte do mundo serviram os interesses da época e sempre utilizada para a má gestão, pessoal, do País e suas colónias.  Já no séc. XIX, o Brasil foi a nossa bolsa financeira com os Torna-Viagens que permitiram trazer muita riqueza e com eles investir num Portugal carenciado e pobre. Cédula: Sabrosa  $02 Centavos (Camara Municipal) Com a entrada do séc. XX e com a Primeira R...