Partilha

⚓ Patrulhas Costeiros – Classe "Flyvefisken" (Classe Tejo)

Navios Patrulha / Classe Flyvefisken

A Classe Flyvefisken é uma série de modernos navios patrulha multifuncionais da Marinha Dinamarquesa, projetados para missões costeiras e oceânicas. Com alta versatilidade, eles podem operar em tarefas de patrulha, escolta, monitoramento e guerra de superfície. Vários desses navios foram transferidos para outras marinhas, incluindo Lituânia e Portugal.

Entre os navios notáveis estão o LVS Dzūkas (ex. P551 HDMS Hajen), LVS Sėlis (ex. P552 HDMS Havkatten), NRP Mondego (ex. P557 HDMS Glenten), NRP Douro (ex. P560 HDMS Ravnen), NRP Tejo (ex. P562 HDMS Viben) e NRP Guadiana (ex. P561 HDMS Skaden).


📜  História e Desenvolvimento

A Classe Flyvefisken foi construída entre os anos 1990 e 2000 pelos estaleiros dinamarqueses Orlogsværftet e Assens Shipyard. Projetados com um sistema modular chamado STANFLEX, estes navios podem trocar rapidamente módulos de missão, adaptando-se a funções ASW, patrulha, minagem, transporte ou combate de superfície. A versatilidade e a modernidade dos navios tornaram a classe relevante para a Dinamarca e posteriormente para outros países, incluindo Portugal e Lituânia.


 LVS Dzūkas (ex. P551 HDMS Hajen)

LVS Dzūkas (ex. P551 HDMS Hajen)

O LVS Dzūkas é um navio patrulha lituano originalmente construído para a Marinha Dinamarquesa com o nome HDMS Hajen. Entrou ao serviço em 19 de agosto de 1990 e Vendido para a marinha da Lituânia, em março de 2007. Opera como patrulha costeiro, monitoramento marítimo e apoio a missões internacionais.


 LVS Sėlis (ex. P552 HDMS Havkatten)

LVS Sėlis (ex. P552 HDMS Havkatten)

O LVS Sėlis compartilha todas as capacidades do Dzūkas e permanece ativo nas operações de vigilância e patrulha da Lituânia. Ex. HDMS Havkatten entrou ao serviço da Dinamarca em 1 de novembro de 1990 e Vendido para a marinha da Lituânia em 23 de novembro de 2016.


Portugal NRP Mondego (ex. P557 HDMS Glenten)

NRP Mondego (ex. P557 HDMS Glenten)

O NRP Mondego é um navio patrulha da Marinha Portuguesa, da Classe Tejo, derivado da Classe Flyvefisken, usado em patrulhas costeiras e operações de soberania. Como HDMS Glenten entrou ao serviço da Dinamarca em 1 de fevereiro de 1992. Transitou para a Marinha Portuguesa em Outubro de 2014.


Portugal NRP Douro (ex. P560 HDMS Ravnen)


NRP Douro (ex. P560 HDMS Ravnen)

O NRP Douro cumpre funções de patrulha costeira, vigilância e escolta, garantindo presença naval em áreas estratégicas portuguesas. Como HDMS Ravnen entrou ao serviço da Dinamarca em 7 de outubro de 1994. Transitou para a Marinha Portuguesa em Outubro de 2014.


Portugal NRP Guadiana (ex. P561 HDMS Skaden)



NRP Guadiana é outro navio patrulha português derivado da Classe Flyvefisken, com funções similares às do Tejo e Douro. Como HDMS Skaden entrou ao serviço da Dinamarca em 10 de abril de 1995. Transitou para a Marinha Portuguesa em Outubro de 2014.


Portugal NRP Tejo (ex. P562 HDMS Viben)

NRP Tejo (ex. P562 HDMS Viben)

NRP Tejo é o que dá o nome á classe portuguesa (classe Tejo) e atua em patrulhamento costeiro, escolta e monitoramento de águas portuguesas, com capacidade modular de missão. Como HDMS Viben entrou ao serviço da Dinamarca em 15 de janeiro de 1996 e Transitou para a Marinha Portuguesa em Outubro de 2014.


📚 Curiosidades

Um quinto navio, (ex. HDMS Gribben) , também foi adquirido pela Marinha portuguesa como casco para peças sobressalentes.


📐 Características Técnicas Gerais

Ficha Técnica – Classe Flyvefisken
Tipo Navio Patrulha / Modular STANFLEX
Deslocamento ~ 400 t
Comprimento 54 m
Boca (Largura) 7,5 m
Calado 2,5 m
Propulsão 2 × motores diesel + waterjets
Velocidade Máxima ~30 nós
Guarnição ~30 militares

🔫 Armamentos da Classe Flyvefisken

O armamento depende da função do navio, mas inclui as seguintes opções:
  • 8 lançadores para mísseis antinavio Boeing RGM-84 Harpoon Block II
  • 12 lançadores Sea Sparrow SAM
  • 1 × Canhão OTO Melara 76 mm/62
  • 2 metralhadoras de 12,7 mm
  • 4 torpedos antissubmarino MU90 de 323 mm (12,7 pol.)
  • 60 minas navais


✍️ Conclusão

A Classe Flyvefisken demonstrou ser uma série de navios patrulha extremamente versátil, capaz de se adaptar a múltiplas missões graças ao sistema modular STANFLEX. Navios como o LVS Dzūkas, NRP Mondego e NRP Tejo continuam a desempenhar funções essenciais de patrulha, vigilância e defesa costeira, reforçando a segurança marítima em seus respectivos países.

Comentários

Partilha

Mensagens populares deste blogue

Armada Real Portuguesa: As Naus da Era dos Descobrimentos (1497-1647)

Armada Portuguesa: Fragatas Classe "Almirante Pereira da Silva" (1966-1992)

Ribeira Seca & Ribeira das Tainhas (Vila Franca do Campo)