Translate

Freguesia de Veiros

A atual Vila de Veiros nasceu do de um antigo Castro, que sofreu até I D.C. breve ocupação romana. Foram encontrados diversos vestígios arqueológicos da época da romanização e desde o século V, pelo menos, que Veiros existe como povoação. Em 1217 foi conquistada por D. Afonso II aos Almóadas, que eram os senhores da Taifa de Badajoz do Gharb al-Andalus, e anexada ao reino de Portugal. Foi então repovoada e integrada numa comenda da Ordem de Avis.
Castelo de Veiros
Em posição dominante sobre uma colina escarpada, o Castelo de Veiros, também referido como Castelo e cerca urbana de Veiros, integrava a defesa composta pelos castelos de Monforte, Campo Maior e de Ouguela.
Castelo roqueiro, apresenta planta no formato trapezoidal, com muralha em aparelho de alvenaria de xisto com cantaria de granito e mármore em elementos secundários. Em seus panos rasgavam-se quatro portas, voltadas para os pontos cardeais, das quais restam três (a Sul, Oeste e Norte, esta em arco quebrado, de vão mais largo que as demais).

Igreja Matriz do Salvador
A original igreja matriz já existia em Veiros em 1359, no mesmo local, sendo dedicada a Santa Maria Madalena. A atual igreja foi construída a partir de 1559, por mando da Ordem de Avis.

Sem comentários: