Trilho Fortes de São Sebastião (PR05 TER)
O nome completo da Ilha Terceira, nos Açores, era Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras. Este nome foi atribuído nos primórdios da sua história, e a designação "Terceira" deve-se ao facto de ter sido a terceira ilha do arquipélago a ser descoberta. Com o tempo, o nome foi simplificado e a ilha passou a ser conhecida apenas como Ilha Terceira. A ilha chegou a ser também chamada "Ilha Brasil" ou "Ilha de Jesus Cristo", mas o nome de Ilha Terceira foi o que perdurou.
O PR05TER - Fortes de São Sebastião é um percurso pedestre na ilha Terceira, Açores, que atravessa a zona rural e costeira, passando por fortificações históricas dos séculos XVI e XVII. Este trilho, com um comprimento que varia entre 5,37 e 8,5 km, tem uma duração aproximada de 2,5 a 3 horas e é classificado com dificuldade moderada, devido a uma subida mais acentuada. 
Destaques do percurso:
Fortes históricos (Forte de São Sebastião, Forte do Pesqueiro do Menino, etc.).
Vistas panorâmicas sobre a costa e o mar.
Paisagens rurais e áreas de pastagem.
Passagem por zonas de vegetação endémica e azenha reconstruída.
Variedade de paisagens que incluem falésias e o mar.
Pontos de passagem importantes:
Praça de São Sebastião (início).
Fortes da Greta e de Santa Catarina das Mós.
Forte do Bom Jesus.
Miradouro com vista para a costa.
Forte do Pesqueiro dos Meninos.
Igrejas e ermidas na Vila de São Sebastião (Nossa Senhora da Graça e Sant'Ana). 
Freguesia denominada primitivamente de Lugar de Frei João, foi elevada a vila, por alvará de D. Manuel I de 23 de Março de 1503, com a denominação de Vila de São Sebastião.
Edificada pelos primeiros povoadores da ilha em 1455, sofreu importantes obras de conservação durante o século XVI, mais precisamente as iniciais em 1568, dado que a sua capela-mor se encontrava bastante arruinada. É considerada uma das mais belas e valiosas obras de arte do arquipélago dos Açores.
Comentários