Avisos de primeira classe, construídos em Inglaterra por Hawthorne Leslie de Newcastle.
Estes navios estavam, sobretudo, vocacionados para apoio a operações de desembarque anfíbio e para o apoio a forças em operação em terra.
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NRP Afonso de Albuquerque (1935-1961) |
Em 8 de Setembro de 1936, o Aviso Afonso de Albuquerque tomou parte com o Contratorpedeiro NRP Dão… na revolta dos navios ligada ao movimento político da Frente Popular Portuguesa, em apoio da Organização Revolucionária da Armada.
Em 18 de dezembro de 1961, o navio encontrava-se em Mormugão e foi atacado por forças navais da União Indiana, que apoiavam a invasão dos territórios portugueses.
Apesar de ter infligido danos consideráveis aos atacantes, o navio foi afundado em combate, marcando o fim de 426 anos de presença portuguesa no subcontinente indiano.
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NRP Bartolomeu Dias (1935-1967) Ponta Delgada 1964 |
Tanto o NRP Afonso de Albuquerque como o NRP Bartolomeu Dias fizeram parte das forças navais enviadas, em setembro de 1945, para recuperarem a soberania Portuguesa em Timor, depois da ocupação daquele território por forças japonesas, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1967 o NRP Bartolomeu Dias foi transformado em navio deposito e rebatizado como NRP São Cristóvão. A sua função era alojar futuras guarnições em Nantes, durante a construção de navios em estaleiros franceses.
Características técnicas
Tipo: Aviso 1ª classe
Deslocamento: 2 475 toneladas
Deslocamento: 2 475 toneladas
Dimensões: 103,2 m comp.; 13 m boca; 3,8 m calado
Armamento: (Inicial) 4 peças de 120 mm; 2 peças 76 mm; 8 peças de 20 mm; 4 morteiros lança-bombas; 2 calhas lança-bombas profundidade; 40 minas
Sensores: Radar de navegação; ASDIC
Propulsão: 2 turbinas a vapor de 8 000 h.p - 2 veios = 21 nós
Autonomia: 8 000 milhas a 10 nós
Aeronaves: 1 Hidroavião
Autonomia: 8 000 milhas a 10 nós
Aeronaves: 1 Hidroavião
Guarnição: 215 marinheiros
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Hawker Osprey III |
Estes navios possuíam inicialmente um hidroavião que foi retirado ao fim de poucos anos. A classe Afonso de Albuquerque foi substituída, na Marinha Portuguesa, pela classe "João Belo"
Características
Tipo: Hidroavião
Dimensões: 11 m envergadura; 8,94 m comp.; 3,17 m alt.
Propulsão: 1 Rolls Royce Kestrel II - M 5 de 630 h.p
Autonomia: 600 km
Autonomia: 600 km
Velocidade: 282 km