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⚓ Rebocador-Oceânico – RHM "Malabar" (A664)

Rebocadores Oceânicos

RHM Malabar (A664) foi um dos mais robustos e versáteis rebocadores oceânicos da Marinha Francesa. Projetado para operações severas, incluindo gelo, atuou em missões de reboque, assistência a submarinos nucleares, vigilância marítima e combate à poluição. Ao longo de quatro décadas de serviço, o Malabar demonstrou força, confiabilidade e grande importância estratégica.


 RHM "Malabar" (A664)

Navio Francês RHM Malabar (1976-2016)


📜 História e Construção

Construído no estaleiro Johann Oelkers KG, em Hamburgo, o Malabar foi incorporado na Marine Nationale em 1976. O navio serviu principalmente na região de Brest e áreas oceânicas adjacentes, realizando operações de salvamento, reboque e apoio aos submarinos estratégicos franceses.

Em 1982 recebeu a cidade madrinha Saint-Pierre-et-Miquelon, reforçando seus laços com as comunidades ultramarinas francesas. Foi desativado em 2016, concluindo uma carreira marcada por versatilidade e serviço contínuo.


📐 Características Técnicas

Parâmetro Valor
Tipo Rebocador Oceânico (RHM)
Deslocamento ~ 1.440 t
Comprimento 51 m
Boca (largura) 11,5 m
Calado 6 m
Propulsão 2 motores diesel MAK – 4.600 hp
Velocidade 14 nós
Guarnição ~ 31 marinheiros
Tração (Bollard Pull) ~ 60 t
Armamento 2 × metralhadoras 12,7 mm

Missões e Funções

  • Reboque de grande porte em alto-mar.
  • Assistência a submarinos nucleares (SSBN e SSN).
  • Operações de salvamento e socorro marítimo.
  • Fiscalização e vigilância da Zona Econômica Exclusiva.
  • Combate à poluição (equipado com sistemas antipoluição).
  • Operações em gelo — casco reforçado para até 2 m.


📚 Curiosidades

  • Possuía casco reforçado, permitindo navegar em áreas polares.
  • Projetado para rebocar submarinos em caso de falha total de propulsão.
  • Um dos rebocadores mais potentes da Marinha Francesa na época de sua construção.
  • Seu casco permaneceu anos armazenado em Brest após a desativação.

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