Translate

AgustaWestland EH101


O AgustaWestland EH101 é um helicóptero originalmente desenvolvido num esforço conjunto entre a Westland Helicopters no Reino Unido e Agusta na Itália para aplicações militares, embora também possa ser utilizado no contexto civil. Desde 2007, o EH101 teve sua designação oficial modificada para AgustaWestland AW101.

Merlin nas cores da Força Aérea Portuguesa
A Força Aérea Portuguesa utiliza, desde 24 de Fevereiro de 2005, 12 helicópteros EH101 em missões de Transporte, Busca e Salvamento e Vigilância e Reconhecimento. Estes aparelhos substituíram progressivamente os Aérospatiale Puma naquelas missões. Os EH101 aquiridos por Portugal, operados pela Esquadra 751, vêm em três diferentes versões: SAR (busca e salvamento), CSAR (busca e salvamento em combate) e SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas). Os EH101 portugueses têm a características de serem as únicas aeronaves deste modelo pintadas com uma camuflagem táctica (verde e castanha).


Características
Comprimento: 19,53 m
Altura: 6,62 m
Diâmetro do(s) rotor(es): 18,59 m
Peso total: 10 500 kg
Peso bruto máximo: 14 600 kg
Propulsão: 3 x turboshafts Rolls-Royce/Turbomeca RTM322-01
Velocidade máxima: 309 km/h
Alcance: 833 km
Teto máximo: 4,575 m
Radar: Radar de vigilância Selex Galileo Blue Kestrel 5000

Freguesias de Biscoitos, Altares & Serreta

Vulcão de Santa Bárbara
As formações mais antigas deste vulcão datam de à cerca de 1 milhão de anos. Ocupa a parte ocidental da ilha e corresponde a um edifício cónico, truncado por duas caldeiras concêntricas, sendo que a mais antiga terá colapsado à cerca de 29 mil anos e a mais recente  está totalmente preenchida por domos e escoadas lávicas traquíticas. Nos seus flancos destacam-se diversos cones de escórias e extrusões de lavas traquíticas. Em falhas radiais do  vulcão  encontram-se  cones  de  escórias   e  domos   com   escoadas  lávicas (como  o Pico das Faias, o Pico do Teles, o Pico Negro, o Pico da Serreta e outros)

Biscoitos
Igreja de São Roque (Altares)
Piscinas Naturais Biscoitos) 
Reserva Florestal de Recreio da Mata da Serreta


Porto Martins & Cabo da Praia

Porto Martins
Este é um dos locais de mais aprazíveis do concelho da Praia da Vitória. A sua paisagem é bastante invulgar e variada, caracteriza-se por estar coberta de vinhas estendidas por cima das pedras, e também por possuir bastantes pomares entre os quais se destacam os únicos na ilha Terceira onde se cultiva a oliveira. Foi desmembrada da vizinha freguesia do Cabo da Praia em 9 de maio de 2001

" O lugar do Cabo da Praia, assaz aprezivel, assento ao nascente sobre as melhores e mais planas terras da ilha, em tanto que a vegetação dos cereais e plantas nela se ostenta mais vigorosa e rápida (...). Todavia padece de água, porque a não tem senão longe, ou nos poços quase às Tronqueiras ou nos Portos Martins junto do mar..." Aqui se concentram "vários homens distintos, por suas qualidades pessoas e nobreza..."
Ferreira Drumond
Igreja Santa Catarina (Cabo da Praia) Séc. XVIII
Forte de Santa Catarina (Cabo da Praia)
Forte de Santa Catharina da Villa da Praia. Tem doze canhoneiras, he um dos maiores que tem a costa; tem sete peças de ferro capazes com seus reparos bons, precisa de mais cinco peças com os seus reparos, e duas plataformas precisam ser concertadas e para se guarnecer carece doze artilheiros e quarente e oito auxiliares       
"Fortificações nos Açores existentes em 1710 no contexto da Guerra da Sucessão Espanhola"

Praia da Riviera
Trata-se de uma praia de areia rodeada de rocha ainda em estado selvagem. Está situada no sul da baía da Praia da Vitória e é uma praia de areia rodeada de rocha, muito procurada pelas aves migratórias que se escondem nos canaviais que a delimitam.