Translate

Caldeiras e Nascentes Termais das Furnas

Miradouro Salto do Cavalo
A freguesia das Furnas é uma das mais belas localidades do arquipélago açoriano, vulgarmente conhecida como a “Sala de Visitas dos Açores”. O seu nome está relacionado com os fenómenos de vulcanismo secundário existentes no Vale das Furnas, denominados por fumarolas ou “caldeiras”.
Neste paraíso idílico, podemos observar a Lagoa das Furnas, de margens floridas e verdejantes, um vasto e diversificado número de parques, dos quais destaca-se a Mata-Jardim José do Canto, o Jardim D. Beatriz, o Jardim da Fonte Bela (Família M. Perrina), o Jardim António Borges (Família Gomes da Câmara), o Parque dos Serviços Florestais e Parque Terra Nostra, local onde se pode vislumbrar uma grande variedade de arbustos e árvores, algumas com mais de 200 anos de existência, bem como a sua piscina termal que tão bem o caracteriza.


Ninguém fica indiferente ao espetáculo natural que as Furnas oferecem ao visitante: caldeiras em ebulição, géisers de água fervente, fontes e nascentes termais sendo considerado, por especialistas, a maior hidrópole do mundo.
Campo Fumarólico das Furnas
Campo Fumarólico das Furnas, uma área que se destaca pela concentração de nascentes termais e diversas manifestações geotérmicas.
Caldeiras das Furnas
Local com enorme atividade vulcânica. O cheiro a enxofre é bastante intenso, sendo um dos emblemas da ilha.
Caldeira Grande
Caldeira Grande, fumarola com uma temperatura de emergência de 99,5°C, pH básico. Uma das que regista a temperatura mais alta da zona e era a caldeira que abastecia o antigo centro termal das Furnas.
Caldeira Asmodeu
Caldeira do Asmodeu, fumarola com uma temperatura de emergência de 98,8°C, pH neutro.
Nesta zona podem observar-se várias nascentes de águas minerais gasocarbónicas e águas termais, assim como descargas de águas hipertermais associadas a fumarolas, sendo este campo fumarólico o que apresenta maiores dimensões nos Açores.
Caldeira dos Vimes
Caldeira dos Vimes: fumarola com uma temperatura de emergência de 70,0°C, acídula. Caldeira que advém o seu nome por antigamente cozer os vimes.

Água Azeda do Rebentão: nascente fria com uma temperatura de emergência de 15,6 °C, acídula. De acordo com a medicina popular, esta água faz desaparecer a caspa e facilita a digestão.

Água Azeda: nascente apresenta uma temperatura de emergência de 15,9°C e pH ácido.

Água Miguel Henriques: nascente com uma temperatura de emergência de 21,1 °C e pH ácido.

Água da Prata: nascente termal com uma temperatura de emergência de 34,4°C e pH ácido. Sendo utilizada pela população para fins terapêuticos, nomeadamente no tratamento de alergias na vista, também conhecida por “Água dos Olhos Belos”.

Água do Rego: nascente com uma temperatura de emergência de 16,2°C e pH ácido.

Água Santa: nascente termal com uma temperatura de emergência de 95,5 °C, pH francamente básico. De acordo com a medicina popular, esta água misturada com mel, canela e um pouco de cachaça produz um xarope excelente para gripes, laringites e faringites e é onde os locais fazem café e chá por prazer.

Água do Caldeirão: nascente termal com uma temperatura de emergência de 75,1°C, levemente gasosa. De acordo com os populares, esta água misturada com mel, é eficaz no tratamento de gripes e tosses, incluindo a tosse convulsa.

Água Dr. Diniz: nascente fria com uma temperatura de emergência de 16,1°C e pH ácido.

Água Tio José de Sousa: Nascente fria com uma temperatura de emergência de 16,0°C e pH ácido.

Nascente da Ponte: nascente com uma temperatura de emergência de 95,80°C.

Água do Padre José: apresenta uma temperatura de emergência de 55,4°C. De acordo com a medicina popular, esta água alivia e cura “ressacas” sendo também apropriada para o tratamento do colesterol. No Chalet da Tia Mercês pode se observar a água termal desta nascente transformar o seu chá verde em roxo.

Caldeira do Esguicho: fumarola com uma temperatura de emergência de 98,0°C, pH básico. Durante o Verão é cozido o famoso milho cozido nas caldeiras. As maçarocas de milho doce são colocadas dentro de sacas e introduzidas nesta caldeira durante aproximadamente 1 hora.

Caldeira Pêro Botelho: é a fumarola mais conhecida das Furnas por todos os mitos e histórias a ela associada. Também conhecida por Boca do Inferno. As mulheres da povoação das Furnas costumavam fazer barrelas na caldeira de Pêro Botelho e as lamas das paredes desta caldeira eram utilizados para problemas de pele nas antigas termas das Furnas.

Nascentes da Água das Quenturas
Trata-se de uma água termal ácida, com 59 °C de temperatura, pH ácido e mineralização elevada, cuja origem se considera corresponder ao aquecimento de aquíferos mais superficiais por vapor hidrotermal que ascende do aquífero hidrotermal profundo, conferindo a estas águas temperatura e uma importante componente gasocarbónica.
Nascente da Água do Torno
Nascente das Águas da Grutinha I

1 comentário:

Karf, Carlos da Fonseca disse...

BELÍSSIMOS REGISTOS DE UMA BELO PARAÍSO. MAS AMO MAIS A ILHA DO FAIAL, ENFIM AMO O PARAÍSO E A BELEZA DE TODAS AS ILHAS DOS AÇORES. INFELIZMENTE AINDA NÃO CONHEÇO A GRACIOSA E SANTA MARIA. PARABÉNS PELOS BELOS REGISTOS.