Turdidae é uma família de aves da ordem Passeriformes de ocorrência por todo mundo. Os turdídeos compartilham usualmente os seguintes traços: corpo alongado e pernas robustas, peito proeminente, cabeças largas e bicos medianos. A maior parte das espécies se locomovem de modo confortável sobre o solo, onde graciosamente são vistos pulando atrás de invertebrados enterrados.
Melro-Preto (Turdus merula Azorensis) |
O melro-preto (Turdus merula), vulgarmente conhecido apenas como melro ou mérula, é uma ave pertencente ao género Turdus.1 Ocorre naturalmente na Europa, Norte de África, Médio Oriente, Ásia Meridional e Ásia Oriental,2 e foi introduzida na Austrália e Nova Zelândia na segunda metade do século XIX.2 3 4 Dependendo da latitude, pode ser residente, migratória ou parcialmente migratória.2 5 A espécie tem numerosas subespécies na sua vasta área de distribuição, algumas das quais são consideradas espécies distintas por alguns autores.
O melro-preto é omnívoro, consumindo uma grande variedade de insetos, vermes, bagas e drupas.6 Apresenta um forte dimorfismo sexual; o macho adulto da subespécie nominal T. m. merula é completamente preto, com exceção do bico e do anel orbital de cor amarela, e tem um vasto repertório de vocalizações, enquanto que a fêmea adulta e os juvenis são predominantemente de cor castanha.
Classificação Cientifica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Género: Turdus
Espécie: T. merula
Classificação Cientifica
Rabirruivo-preto |
Trata-se de uma ave de 14 cm de comprimento e 24 cm de envergadura, cujo macho apresenta a plumagem do corpo cinza muito escuro, cabeça preta, cauda vermelho alaranjado, cor de ferrugem; a fêmea e juvenis de primeiro ano têm o corpo e cabeça castanho acinzentado.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Género: Phoenicurus
Espécie: P. ochruros