Translate

Vila Viçosa, a Princesa do Alentejo

Vila Viçosa foi ocupada sucessivamente pelos romanos e muçulmanos. É conquistada para o reino de Portugal em 1217, durante o reinado de D. Afonso II. Em 1270 recebe foral de D. Afonso III, vendo o seu nome mudado de Vale Viçoso para Vila Viçosa. O foral é bastante idêntico ao de Monsaraz, Estremoz e Santarém, atribuindo grandes regalias a Vila Viçosa.
Igreja de São Bartolomeu
A Igreja de São Bartolomeu de Vila Viçosa foi fundada em 1636, como igreja do Colégio Jesuíta de S. João Evangelista, activo já desde a segunda metade do século XVI.
Cruzeiro da serpente e igreja da lapa
Igreja setecentista (1756) de fachada barroca “exemplar de linhas originais, airosas e admiravelmente recortado no pórtico e nas torres, de cúpulas bolbosas.
Mosteiro de Santo Agostinho
Fundado no reinado de D. Afonso III, o Mosteiro de Santo Agostinho, pertencente à Ordem dos Eremitas Calçados, foi a primeira casa de religiosos a ser instituída em Vila Viçosa. A sua edificação iniciou-se em 1267, e o templo monacal foi dedicado a Nossa Senhora da Graça (ESPANCA, Túlio, 1978).
Paço Ducal de Vila Viçosa
Em 1502 com o início da construção do Paço Ducal de Vila Viçosa, Vila Viçosa tornou-se a sede do Ducado de Bragança. Em 1512, Vila Viçosa recebe o foral de D. Manuel I.
Estátua  D. Jaime, IV Duque de Bragança
Em posição dominante sobre a vila, nas proximidades da vertente nordeste da serra de Ossa, ergue-se sobre uma colina defendida naturalmente pela ribeira de Ficalho e pela ribeira do Carrascal, afluentes menores do rio Guadiana, o castelo medieval.
Convento das Chagas
É monumento nacional. Fundado pelo IV Duque de Bragança, D. Jaime, em 1514, foi concluído em 1532 e posteriormente entregue à Ordem de Santa Clara.
Bencatel
Entre as várias personalidades naturais de Vila Viçosa, destaca-se a poetisa Florbela Espanca, precursora do movimento feminista em Portugal, e autora de fabulosas obras de arte, conseguindo levar a glória da Vila mais além.

Sem comentários: