Translate

Vila Franca do Campo (Freguesia de São Pedro)

Serra de Água de Pau
Panorâmica Aérea 
Panorama a partir do Ilhéu da Vila franca do Campo

Igreja de São Francisco

Construção do século XVI, este mosteiro veio substituir um outro que ali existiu e que foi destruído pelo sismo que abalou a povoção no ano de 1522. Reformado e ampliado no século XVIII, exerceu, até 1832, data em que foram extintas as ordens religiosas. 

Igreja de São Pedro

A referida "era a única que havia para aquele sítio", como relata Gaspar Frutuoso numa das suas ínumeras obras. Mais tarde, este local adoptou o nome de Ponta do Pedro, o "velho", após ter sido construída, mais para o interior da vila, a presente Igreja de São Pedro. A zona recebeu, a partir dessa altura, a significação de São Pedro, o "novo", tendo a freguesia passado a gozar da denominação de "Vila Nova". Ao longo dos tempos e na sequência de diversos terramotos a igreja sofreu várias remodelações, sem, no entanto alterar a traça original. A primeira missa foi celebrada a 2 de Fevereiro de 1758. O templo distingui-se pela sua linda fachada em pedra negra da ilha. Tipicamente barroca, esta fronteira está coroada por um frontão com várias volutas que fazem desta igreja o mais emblemático monumento de São Pedro e de todo o concelho. Ao centro num nicho ostenta uma imagem do padroeiro, datada do sécul XVIII.

Ilhéu da Vila Franca do Campo


O Poço Largo situa-se no Aldeamento do Ilhéu com vista deslumbrante sobre o
majestoso Ilhéu.

Vila Franca do Campo

"...tanto em edifícios e comércio que parecia uma pequena corte, com seus ilustres capitães e fidalguia de gente nobre, que governa com prudência e zêlo."
                                                                                                     Gaspar Frutuoso in Saudades da Terra

Ilheu de Vila Franca do Campo
"...a antiga e nobre Vila Franca do Campo com seus ricos pomares de muitas frutas, de que está rodeada, chamada Franca porque, segundo dizem, logo no principio, tirando os dízimos que somente se pagam a EL-Rei, era franca de todas as mais coisas e direitos, para melhor ser povoada esta ilha e chamou-se do campo por ser situada em um formoso campo."

Sem comentários: