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Família "Sturnidae"

Estorninho-Preto (Sturnus Unicolor)
Caracteriza-se pela plumagem preta reluzente. O bico é amarelo e as patas vermelhas.

Informação
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Sturnidae
Género: Sturnus
Espécie: S. unicolor

Estorninho Malhado

Moluscos Terrestres


Cornu aspersum
Cornu aspersum (sin. Cryptomphalus aspersus ), conhecido pelo nome comum caracol de jardim , é uma espécie de caracol terrestre. De todos os moluscos terrestres , esta espécie pode ser a mais conhecida. Foi classificado sob o nome de Helix aspersa.

Armada Portuguesa: Lanchas de Desembarque Classe "Bombarda" (1969-2014)

As duas primeiras foram construídas nos Estaleiros Navais do Mondêgo e a última no Arsenal do Alfeite. O seu desenho e características técnicas assemelham-se bastante com as Lanchas de Desembarque da classe "Edic 700" da Marinha de Guerra Francesa.

LDG 201 Bombarda (ex. LDG 105) (1969-1997)
A LDG 201 "Bombarda", de Julho de 1969 até Outubro de 1974 foi destacada para a Guiné-Bissau durante a Guerra Colonial, apoiando e participando em operações, transportando civis e militares, abastecimentos, viaturas e material militar, regressou a Portugal em Junho de 1975, passando a participar em exercícios navais e a realizar missões logísticas. Foi abatida ao efetivo dos navios da Armada em 31 de Outubro de 1997 e vendida à empresa angolana SONAUTA, recebendo o nome "Chiloango".
LDG 202 Alabarda (ex. LDG 106) (1971-1997)
A LDG 202 "Alabarda", de Novembro de 1971 até 1975 foi destacada para a Guerra Colonial, realizando diversas missões de reabastecimento logístico na costa angolana, regressando a Portugal em Julho de 1975, passando a efetuar missões de apoio logístico nos Açores. Foi abatida ao efetivo dos navios da Armada em 31 de Outubro de 1997 e vendida à empresa angolana SONAUTA, mantendo o mesmo nome.
LDG 203 Bacamarte (1985-2014)
A LDG 203 "Bacamarte", durante os seus primórdios realizou missões de carácter de serviço público, contribuindo para a ligação e transporte logístico inter-ilhas de material, pessoas, bens e construção de portos no arquipélago dos Açores.
Características
Tipo: Lancha de Desembarque Grande
Deslocamento: 652 toneladas
Carga: 1 batalhão de fuzileiros, ou 9 tanques ou 10 camiões de 6 tons.
Dimensões: 56 m comp.; 11,8 m boca; 1,9 m calado
Armamento: 2 peças de 40 mm
Propulsão: 2 motores diesel de 910 hp 2 veios = 10 nós 
Sensores: Radar Navegação - KELVIN HUGHES 1007, banda I (37 Km de alcance)
Guarnição: 20 marinheiros

Super-Família "Papilionoidea"

Almirante Vermelho Europeu (Vanessa Atalanta)
Classificação Cientifica
Reino: Animal
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Subordem: Papilionoidea
Família: Nymphalidae
Género: Vanessa
Espécie: V. Atalanta

Pieris brassicae azorensis (Borboleta branca)
Tem uma envergadura de 4 a 6,5 cm. As asas são brancas, com extremidades negras na parte anterior das mesmas em ambos os sexos. As fêmeas apresentam duas marcas negras, redondas na parte anterior das asas. A parte inferior das asas é esverdeada de cor muito clara, o que facilita a camuflagem quando estas borboletas se encontram em repouso. As marcas negras são geralmente mais escuras nos indivíduos nascidos no Verão.

Classificação Cientifica
Reino: Animal
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Subordem: Papilionoidea
Família: Pieridae
Género: Pieris
Espécie: P. brassicae

BNU: Notas Emissão “Caldas Xavier” para Timor (1969-1970)

 Em finais de 1969 dada a falta de notas de valores de 500 escudos foi autorizada por aviso de 11/09/1969 a colocação de notas de 500 escudos com a efígie de Caldas Xavier para Moçambique (Emissão “Heróis da Ocupação”) com respectivo carimbo, em circulação no território timorense. Os carimbos “PAGÁVEL EM TIMOR” foram colocados ao centro e no topo na frente (sobre a legenda “PAGÁVEL EM MOÇAMBIQUE”) e no verso.

Nota 500$00 Escudos
Esta emissão manteve-se em circulação apenas alguns meses (de 1 de Setembro de 1969 a 31 de Dezembro de 1970), tendo sido colocadas em circulação 20000 notas

Armada Portuguesa: Lanchas de Desembarque Classe "LDM 100" (1968-1997)

 As lanchas de embarque medias inseriram-se na adaptação do dispositivo naval da Armada ás necessidades especificas da guerra do ultramar dotando a marinha de meios necessários aos transportes logísticos e militares, garantido o desembarque e apoio a toda atividade operacional desenvolvida nos teatros de África.

LDM 101 (15-05-1968 a 09-09-1974)
Foram construídas 21 unidades da Classe LDM 100
LDM 102 (17-05-1968 a 07-09-1974)
Foram no total 21 LDM 100, sendo 16 unidades construídas nos estaleiros navais do Mondego (LDM 101 a LDM 116) e as restantes 5 (LDM 117 a LDM 121) nos estaleiros do Arsenal do Alfeite.
LDM 103 (20-05-1968 a 23-07-1972)
LDM 104 (24-07-1968 a 25-10-1971)
A sua distribuição pelos Teatros de Operações obedeceu a seguinte ordem:
-Angola: 
LDM 108
- Guiné-Bissau:
LDM 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118
- Portugal (para treino dos Fuzileiros):
LDM 119, 120, 121
LDM 119 (08-08-1974 a 1997)
A 16 de Setembro 2005, a LDM 119 foi colocada nas imediações da entrada da Porta d' Armas da Base de Fuzileiros, em exposição estática e homenagem as guarnições destas embarcações.
Características
Tipo: Lancha de Desembarque Pequena
Deslocamento: 50 toneladas
Dimensões: 15,25 m comp.; 4,4 m boca; 1,1 m calado
Armamento: 1 peça Oerlikon de 20 mm.
Propulsão: 2 motores diesel G.M. de 450 bhp. 2 veios = 9 nós
Guarnição: 6 marinheiros


Armada Portuguesa: Navio-Hidrográfico "Cruzeiro do Sul" (1968-1976)

 O NRP Cruzeiro do Sul era um antigo iate, construído em 1935, apresado numa operação de contrabando. Depois de convertido em lancha hidrográfica, foi aumentado ao efetivo em 1968.

NRP Cruzeiro do Sul (A 5201)
O nome do navio alude à constelação do Cruzeiro do Sul, que foi dada a conhecer à Europa no século XVII pelo navegador português Pedro Fernandes de Queirós (o mesmo que descobriu a ilha a que chamou Austrália do Espírito Santo, no atual Vanuatu). Entre outras atividades, a bordo do NRP Cruzeiro do Sul teve lugar o primeiro estudo de poluição no rio Tejo.
Características
Tipo: Navio-Hidrográfico
Deslocamento: 120 toneladas
Dimensões: 28,33 m comp.; 5,49 m boca; 2,43 m calado
Armamento: 
Propulsão: dois motores a diesel de 320 cavalos =15 nós
Guarnição: