As duas primeiras foram construídas nos Estaleiros Navais do Mondêgo e a última no Arsenal do Alfeite. O seu desenho e características técnicas assemelham-se bastante com as Lanchas de Desembarque da classe "Edic 700" da Marinha de Guerra Francesa.
![]() |
LDG 201 Bombarda (ex. LDG 105) (1969-1997) |
A LDG 201 "Bombarda", de Julho de 1969 até Outubro de 1974 foi destacada para a Guiné-Bissau durante a Guerra Colonial, apoiando e participando em operações, transportando civis e militares, abastecimentos, viaturas e material militar, regressou a Portugal em Junho de 1975, passando a participar em exercícios navais e a realizar missões logísticas. Foi abatida ao efetivo dos navios da Armada em 31 de Outubro de 1997 e vendida à empresa angolana SONAUTA, recebendo o nome "Chiloango".
![]() |
LDG 202 Alabarda (ex. LDG 106) (1971-1997) |
A LDG 202 "Alabarda", de Novembro de 1971 até 1975 foi destacada para a Guerra Colonial, realizando diversas missões de reabastecimento logístico na costa angolana, regressando a Portugal em Julho de 1975, passando a efetuar missões de apoio logístico nos Açores. Foi abatida ao efetivo dos navios da Armada em 31 de Outubro de 1997 e vendida à empresa angolana SONAUTA, mantendo o mesmo nome.
LDG 203 Bacamarte (1985-2014) |
A LDG 203 "Bacamarte", durante os seus primórdios realizou missões de carácter de serviço público, contribuindo para a ligação e transporte logístico inter-ilhas de material, pessoas, bens e construção de portos no arquipélago dos Açores.
Características
Tipo: Lancha de Desembarque Grande
Deslocamento: 652 toneladas
Deslocamento: 652 toneladas
Carga: 1 batalhão de fuzileiros, ou 9 tanques ou 10 camiões de 6 tons.
Dimensões: 56 m comp.; 11,8 m boca; 1,9 m calado
Armamento: 2 peças de 40 mm
Propulsão: 2 motores diesel de 910 hp 2 veios = 10 nós
Sensores: Radar Navegação - KELVIN HUGHES 1007, banda I (37 Km de alcance)
Sensores: Radar Navegação - KELVIN HUGHES 1007, banda I (37 Km de alcance)
Guarnição: 20 marinheiros