A sul da Ribeira Grande encontra-se outra das fascinantes atracções naturais da ilha, o vale das Lombadas. O vale das Lombadas é uma paisagem fascinante, bastante selvagem e intocada, com nascentes de água mineral e vegetação luxuriante. Ele nos deixa sem fôlego com seu deserto deslumbrante e beleza áspera.
Vale muito verdejante, encaixado no maciço montanhoso do Fogo, esculpido profundamente e estranhamente em colossais acumulações de pedra-pomes, com ravinas e cursos de água pincelados com escorrimentos alaranjados de ferrugem (água férrea).
Ribeira Grande |
Aqui se encontram as nascentes das Lombadas, local de remota indústria de engarrafamento de água mineral muito apreciada que outrora foi aqui explorada.
Aqui mergulha-se na natureza para fazer canyoning, intensa atividade onde irá explorar este vale selvagem, descer a ribeira a correr água e magníficas cascatas. Nos poços ou paragens de descanso da ribeira nota-se o borbulhar gás carbónico, indicativo da peculiar natureza daquele estranho mas belo ecossistema.
Descida em Rappel da Cascata das Lombadas |
O trilho de acesso a esta cascata nunca foi demarcado como oficial pela razão de alegadamente atravessar mata privada. No entanto a informação acerca do caminho foi passando de boca em boca e foram sendo encontradas vias alternativas às destruídas por derrocadas ou quedas maciças de árvores.