Translate

Trilho Lagoa das Furnas e Salto do Rosal (PRC06 SMI)

Esta rota circular pelas Furnas, tem início no parque de estacionamento à entrada da freguesia, junto ao Largo das Três Bicas. Siga a sinalética ao longo da vila, passando pela Igreja de Santana e pela Poça da Dona Beija, até o caminho começar a subir em direção à Lagoa das Furnas.
Cryptomeria
A Lagoa das Furnas, é um ex-libris da ilha de São Miguel, conhecida pelo seu cenário de tranquilidade e contacto permanente com a natureza.
Zona das Caldeiras da Lagoa das Furnas
Nas imediações da Lagoa siga à direita onde podemos observar vários cones vulcânicos intra-caldeira, domos, nascentes de águas termais com propriedades medicinais, caldeiras de lama ou de água límpida com temperaturas elevadas, gêiseres e fumarolas vulcânicas com as conhecidas “cozinhas naturais”, onde se confecciona o famoso cozido das furnas.
Zona dos cozidos
Deste modo, um facto interessante é que, neste local vai poder sentir o cheiro forte a enxofre que lhes é característico, proveniente dos vapores e gases emitidos pelo vulcão.
Daqui o trilho segue junto à margem da lagoa, através de um caminho de terra plano, muito acessível. Nesta zona existe ligação com o percurso PRC 22 SMI Grená/Pico do Ferro.
Na zona oposta às Caldeiras poderá visitar o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas e a área envolvente com diversas zonas de lazer, ruínas de antigos fornos para produção de carvão e ainda a maior Araucaria (Araucaria heterophylla) classificada da Europa.
Capela Senhora das Vitorias
Um pouco mais à frente irá passar pela casa dos Barcos (Turismo Rural), pela Mata Jardim José do Canto e pela Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, construção gótica do séc. XIX.
Cascata Salto do Rosal
Aqui na Mata Jardim José do Canto, fazemos um pequeno desvio até esta belíssima cascata Salto do Rosal.
De volta ao trilho vamos encontrar um conjunto de estátuas delicadamente esculpidas em troncos de árvores e algumas placas informativas acerca da flora da zona.
Estrada regional em calçada de pedra
Prossiga o passeio contornando a lagoa pela berma da estrada regional em calçada de pedra…
Cais em pedra na lagoa de Furnas
 … até encontrar um desvio à direita para o Pico do Milho, local de onde é possível avistar o vale das Furnas.
Miradouro Pico do Milho
Daqui o percurso desce para o interior da freguesia, até à Rua da Igreja e termina junto ao painel informativo onde começou a caminhada.

Sem comentários: