Translate

Arqueologia de Montemor-o-Novo

Menir da Courela da Casa Nova ou do Guita (Silveiras)
Construído entre meados do IV e meados do III milénio a.C., o "Menir na Courela da Casa Nova" - também conhecido por "Menir da Courela do Guita" - foi afeiçoado num grande bloco granítico de modo a conferir-lhe uma forma fálica, com quase três metros de altura e oitenta centímetros de base. Identificado nos inícios dos anos setenta do século XX, quando se apresentava pintado com cal branca e barra almagre, de maneira e harmonizar-se com as cores presentes nas estruturas localizadas no monte mais próximo, o topo deste monumento megalítico acabaria por ser reconstruído em alvenaria depois de ter sido, em tempos, fraturado.  
Anta Grande da Comenda da Igreja (S. Geraldo)
Anta Grande da Comenda encontra-se em S. Geraldo, perto de Montemor-o-Novo. Este monumento funerário megalítico, construído entre os finais do quarto milénio AC e meados do terceiro milénio AC, tem uma câmara poligonal com cerca de 4 metros de largura e 6 metros de altura e um corredor retangular com 10 metros de comprimento e 1,80 metros de altura.

 Anta 1 do  Paço (Ciborro)
Em cada uma das margens de uma pequena ribeira, encontram-se estas duas antas similares (Anta 1 do Paço e Anta 2 do Paço), quer nas dimensões, quer na estrutura, com grandes câmaras e corredores monumentais.
Anta 2 do  Paço (Ciborro)
A estrutura está intacta, conservando a cobertura e o corredor desimpedido embutido no corpo da mamoa. Estão classificadas como Monumento Nacional.
Anta-Capela de Nossa Senhora do Livramento (Escoural)
Construída entre o IV e o III milénio a.C., a anta encontra-se atualmente transformada numa pequena capela, datada do século XVII, sendo, por isso, igualmente conhecida como Anta de Nossa Senhora do Livramento ou Anta-Capela de Nossa Senhora do Livramento.

Sem comentários: