A escassos cinco quilômetros a poente de Ponta Delgada, confrontando com as freguesias de Santa Clara, Arrifes, Covoada, Capelas e Feteiras, situa-se a freguesia de Relva, com cerca de onze quilômetros quadrados, já praticamente inserida na malha urbana de Ponta Delgada.
Freguesia da Relva |
Assim denominada por ser outrora lugar de «boa erva», onde o gado se ia alimentar, foi das primeiras freguesias do concelho de Ponta Delgada a ser constituída.
Miradouro do Caminho Novo |
Rocha do Cascalho |
O trilho, para se chegar à Rocha do Cascalho, é feito por um atalho, íngreme e inclinado, que começa logo depois do início do trilho para a Rocha da Relva e termina num parque de merendas, junto ao mar.
A Rocha do Cascalho, constitui uma fajã detrítica, isto é, uma zona aplanada na base da arriba, formada por depósitos resultantes de movimentos de vertente, como quebradas e deslizamentos de terras.
Rocha da Relva |
Nas arribas adjacentes observa-se diversos depósitos de pedra pomes de queda, escoadas piroclásticas e escoadas lávicas, que descreve a história eruptiva associada ao vulcão poligenético das Sete Cidades.
A Rocha da Relva é uma fajã muito maior, mas de génese semelhante.
O trilho Circular que engloba a Rocha do Cascalho cobre uma distância de 7 km e é considerado de dificuldade média. Dá aos caminhantes a oportunidade de ver várias das casas típicas, que são utilizadas como edifícios de apoio ou casas de verão, fontes, áreas de lazer e um altar a Nossa Senhora dos Anjos.
Lugar onde ainda é possível acordar com o cantar dos pássaros e o murmúrio das ondas.
A Rocha da Relva e a Rocha do Cascalho são duas plataformas lávicas de rara beleza, criadas por detritos de lava e taludes de deslizamento, onde as vinhas crescem e o vinho é produzido em algumas áreas.