Translate

Trilho Fajã do Mar (PRC46 SMI)

Freguesias da Candelária e das Feteiras
O Trilho da Fajã do Mar fica na freguesia das Feteiras, que situa-se na costa sul da ilha de São Miguel, distando cerca de 15 km de Ponta Delgada e é confinada pelas freguesias de Candelária, Relva, Capelas, Santo António e ainda pelas Sete Cidades.
Miradouro do Porto dos Batéis
No século XVI, a zona baixa era a mais povoada, mais concretamente em redor do Porto dos Batéis (nome deriva da construção de uma grande nau no local).
Miradouro do Pico Feteiras
Mais tarde a maioria da população instalou-se na parte alta da freguesia, tornando-se mais dispersa e heterogénea. O nome Feteiras deriva do facto de nesta freguesia existirem muitos fetos, tal como mencionou Gaspar Furtuoso (1522–1591).
Miradouro Vigia das Baleias das Feteiras

O Trilho Fajã do Mar inicia e termina no miradouro da Vigia das Baleias, na freguesia das Feteiras que, pelas suas amplas vistas sobre a costa sul da ilha de São Miguel, serviu de apoio aos "mirantes". Em terra para observar e localizar as baleias, representando um importante testemunho da história da caça à baleia, que teve importância económica nos Açores no século passado, e continua a ser utilizada até hoje, mas para efeitos da actividade turística de "baleia assistindo". A Fajã do Mar é uma plataforma costeira que resulta da acumulação de depósitos de encosta que se destacara da falésia rochosa sobranceira ao mar, com cerca de 250 m de altura. O percurso pedestre da Fajã do Mar, com ligação ao percurso PR20SMI - Rocha da Relva, permite ao caminhante explorar e conhecer o património e os elementos culturais que caracterizam o ambiente das fajãs açorianas como a relação e proximidade do terreno com o mar, a imponência das altas falésias, o microclima típico, a fertilidade dos solos, as tradicionais adegas e casas de veraneio e a cultura da vinha. Ao longo da encosta é possível observar as diversas camadas geológicas de diferentes cores compostas por bagacinas (pomes/lapilli) vermelhas e enegrecidas, tufos amarelados e escoadas lávicas cinzentas que formam a falésia, bem como nascentes de água, ninhos de cagarras (buracos escavados na rocha) e algumas espécies da flora natural, com destaque para o feno-da-rocha ( Festuca petrae ), a faia ( Morella faya ), a urze ( Erica azorica ), e a serralha ( Euphorbia azorica ). Na subida faz-se um pequeno desvio (ida e volta) em direção ao antigo portinho de Cima das Feteiras e à poça da Raçoula. O percurso pedestre desenvolve-se dentro dos limites da Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies, esta área protegida tem um importante papel como zona de nidificação da espécie Calonectris borealis (cagarra), pelo que é uma responsabilidade comum de todos garantir a salvaguarda da sua biodiversidade através da conservação destes habitats costeiros, tendo o máximo cuidado e respeito ao longo do seu passeio.
 
Moinho das Feteiras

Aqueduto d` água nova
Situado junto ao Pico do Vigário na freguesia das Feteiras, esta estrutura é composta por 9 arcos abatidos, que atravessam o caminho agrícola da Grota do Figueiral e o vale da Grota da Água Nova, por uma extensão aproximada de 70 metros.

Sem comentários: