Translate

Ponta Delgada (Freguesia São José)

Freguesia de São José em Ponta Delgada
"Esta cidade de Ponta Delgada é assim chamada por estar situada junto de uma ponta de pedra de biscouto, delgada e não grossa como outras da ilha, quasi raza com o mar, que depois, por se edificar mui perto d`ela uma ermida de Santa Clara, se chamou ponta de Santa Clara..."

Gaspar Frutuoso
Arco 8
Igreja de São José
O templo, de grandes dimensões, apresenta uma fachada simples mas imponente, dominada pela portada. No interior encontra-se decorado com estátuas dos séculos XVII e XVIII, de influência hispano-mexicana. Ao lado direito da Igreja encontra-se a Capela de Nossa Senhora das Dores, cujas janelas são consideradas um dos mais representativos exemplos do estilo barroco de São Miguel.
Busto de Teófilo Braga (2º Presidente da Republica Portuguesa)
Forte de São Brás
Apresenta planta no formato quadrangular, com quatro baluartes pentagonais irregulares nos vértices em estilo Vauban, ligados por cortinas.
Forte de São Brás

Igreja da Nossa Senhora da Esperança
A freguesia de São José acolhe as maiores festas religiosas do arquipélago dos Açores, as conhecidas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que atraem turistas e emigrantes, sobretudo, dos Estados Unidos e Canadá.
Ficus macrophylla (Figueira-da-Austrália)
O jardim António Borges foi fundado, entre 1858 e 1861. Antonio Borges, político, negociante e membro da elite de Ponta Delgada, transformou a sua propriedade num jardim ao importar diversas espécies exóticas, plantando-as nas suas terras. 
Bambu-Preto (Phyllostachys Nigra)
O jardim é hoje um dos maiores espaços verdes de Ponta Delgada, com um terreno bastante acidentado, mas que reúne vegetação de todos os continentes. A sombra das suas árvores centenárias é perfeita para relaxar e desfrutar da natureza.

Sem comentários: