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Armada Portuguesa: ⚓ Lancha Fiscalização "Sabre" (1972-1975)

Lanchas de Fiscalização Costeira

A Lancha de Fiscalização “Sabre” foi uma unidade singular da Marinha Portuguesa, operando entre 1972 a 1975. De origem civil, tratava-se de um antigo navio fluvial movido por rodas de pás, adaptado para funções de fiscalização e patrulha no teatro africano, nomeadamente no rio Zambeze.


📜 História e Desenvolvimento

A Lancha de Fiscalização Sabre teve uma origem pouco comum no seio da Armada. O navio foi adquirido pelo Comando Naval de Moçambique à empresa Sena Sugar, sendo originalmente um navio fluvial movido por rodas de pás, concebido para navegação em águas interiores.

Após a sua incorporação na Marinha Portuguesa, foi adaptado para missões de fiscalização fluvial e patrulha armada, sendo batizado como NRP Sabre II (P1138), numa evocação das antigas lanchas-canhoneiras “Sabre” que anteriormente haviam operado no rio Zambeze.

A unidade desempenhou missões de vigilância, controlo de tráfego fluvial e apoio às forças navais portuguesas no contexto da Guerra Colonial. Com a independência de Moçambique, em 1975, a lancha foi retirada do serviço da Armada Portuguesa e transferida para a Marinha da República Popular de Moçambique.


NRP Sabre II (P1138)

Lancha NRP Sabre II P1138

A NRP Sabre II entrou ao serviço em 1972, ficando integrada no dispositivo naval português em Moçambique, onde operou sobretudo no rio Zambeze em missões de patrulha fluvial armada.

Em 1975, na sequência do processo de descolonização, a lancha foi abatida ao efetivo da Armada Portuguesa e transferida para a Marinha da República Popular de Moçambique.


📐 Características Técnicas – Lancha Sabre II

Ficha Técnica
Tipo Lancha de Fiscalização Fluvial
Deslocamento 140 toneladas
Comprimento 27,7 m
Boca (Largura) 6,6 m
Calado 0,80 m
Propulsão 2 motores diesel, rodas de pás
Velocidade Máxima 10 nós
Guarnição 7 tripulantes

🔫 Armamento

  • 2 × peças simples de 20 mm
  • 2 × metralhadoras

🪖 Missões e Emprego Operacional

  • Patrulha fluvial armada
  • Fiscalização do tráfego no rio Zambeze
  • Proteção de infraestruturas ribeirinhas
  • Apoio às forças navais e terrestres

✍️ Conclusão

A Lancha de Fiscalização Sabre II representa um caso singular na história da Marinha Portuguesa, resultante da adaptação de um navio civil fluvial para funções militares. Embora de vida operacional curta, simboliza a capacidade de improvisação e adaptação dos meios navais portugueses no contexto africano, encerrando a sua carreira com a transferência para a marinha moçambicana após 1975.


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