Translate

Armada Real Portuguesa: Lanchas-Canhoneiras da década de 1890

Lancha-Canhoneira "Xefina" (1890-1896)
Lancha-canhoneira adquirida em 1890 para servir nos rios de Moçambique.
Lancha-Canhoneira "Xefina"

Características técnicas
Deslocamento:
Dimensões: 
Armamento: 
Propulsão: 1 máquina de 20 h.p.
Guarnição: 

Lanchas-Canhoneiras Classe "Flecha"
Estas lanchas-canhoneiras de aço foram construídas em Inglaterra, tendo prestado serviço na Guiné.
Lancha-Canhoneira "Flecha" (1890-1902)

Lancha-Canhoneira "Zagaia" (1890-1900)

Características técnicas
Deslocamento: 44 toneladas
Dimensões: 21,33 m comp.; 3,96 m boca; 0,68 calado
Armamento: 1 canhão revólver de 37 mm; 1 metr. de 8 mm:
Propulsão: 2 máquinas de alta pressão de 45 i.h.p. - 2 rodas de pás laterais = 10 nós
Guarnição: 19 marinheiros

Lanchas-Canhoneiras Classe "Sabre"
Lanchas-canhoneiras de aço compradas em Inglaterra em 1891 para servir no lago Niassa.
Lancha-Canhoneira "Sabre"(1891-1898)

Lancha-Canhoneira "Carabina"(1891-1898)

Características técnicas
Deslocamento: 53 toneladas
Dimensões: 22,8 m comp.; 3,65 m boca; 1,21 calado
Armamento: 2 canhões - revolver de 37 mm; 1 metralhadora de8 mm.
Propulsão: 1 máquina de alta - pressão de 50 h.p.  - 1 veio = 10 nós
Guarnição: 20 marinheiros

Lanchas-Canhoneiras Classe "Granada"
Foram construídas em Inglaterra, tendo sido usadas em Moçambique.
Lancha-Canhoneira "Granada" (1891-1908)

Lancha-Canhoneira "Obuz" (1892-1908)

Características técnicas
Deslocamento: 24 toneladas
Dimensões: 18,28 m comp.; 4,27 m boca; 0,38 calado
Armamento: 1 canhão - revólver de 37 mm; 1 metr. de 8 mm
Propulsão: 1 máquina de alta - pressão de 40 h.p. = 8 nós
Guarnição: 21 marinheiros

Lancha-Canhoneira "Bacamarte" (1894-1897)
Navio comprado na África do Sul em 1894 para serviço da província de Moçambique.
Lancha-Canhoneira "Bacamarte"
Fez serviço no rio Incomati com o vapor "Neves Ferreira", contribuindo para a vitória de Marracuene. Em 1897, indo a reboque de Lourenço Marques para Quelimane, afundou-se no canal de Moçambique.

Características técnicas
Deslocamento: 70 toneladas
Dimensões:
Armamento: 1 peça de 47 mm; 1 canhão-revólver de 37 mm
Propulsão: 1 máquina a vapor de 70 h.p.- 1 veio = 9 nós
Guarnição: 25 marinheiros

Lanchas-Canhoneiras Classe "Ivens"
Estas lanchas foram concebidas para operar nos rios africanos, e para isso possuíam pouco calado. Haviam sido construídas em Inglaterra nos estaleiros Yarrow.
Lancha-Canhoneira "Ivens" (1894-1906)
Fez serviço na esquadrilha de Gaza.

Lancha-Canhoneira "Capello" (1895-1908)
Servio no rio Inharrime, em Moçambique. Na esquadrilha do Limpopo contribuiu grandemente para a rendição e prisão do Gungunhana.
Em 1908 foi abatida ao efectivo.

Características técnicas
Deslocamento: 21 toneladas
Dimensões: 26,5 m comp.; 5,48 m boca; 0,38 calado
Armamento: 2 peças de 47 mm; 2 metralhadoras de 5 canos de 11 mm
Propulsão: 2 máquinas horizontais de alta pressão de 36 h.p. - 8 nós
Guarnição: 21 marinheiros

Lancha-Canhoneira "Honorio-Barreto" (1895-1905)
Foi lançada à água em 13 de Março de 1895 nos estaleiros Parry & Son de Cacilhas, prestou serviço até 1905.
Lancha-Canhoneira "Honorio-Barreto"

Características técnicas
Deslocamento: 80 toneladas
Dimensões: 30,25 m comp.; 6 m boca; 1,9 m calado
Armamento: 2 peças de 47 mm; 1 metr. de 8 mm:
Propulsão: 2  máquinas de alta pressão - 2 veios = 8,98 nós
Guarnição: 38 marinheiros

Lancha-Canhoneira "Incomati" (1895-1897)
Pequeno rebocador adquirido em Durban em 1895 para a campanha do Gungunhana
Lancha-Canhoneira "Incomati"
Em 1897 foi abatido ao efectivo

Características técnicas
Deslocamento: 70 toneladas
Dimensões: 
Armamento: 1 peça de 47 mm; 1 canhão-revólver de  37 mm
Propulsão: 1 máquina de 70 H.P. - 1 veio = 9 nós
Guarnição: 25 marinheiros

Lanchas-Canhoneiras Classe "Diogo Cão"
Estas lanchas foram construídas e lançadas à água em 3 de Outubro de 1895 em Portugal nos estaleiros Parry & Son, Cacilhas.
Lancha-Canhoneira "Diogo Cão" (1895-1910)
Fez serviço na esquadrilha do Zambeze e participou nas campanhas de pacificação em África, nos últimos anos da Monarquia.
Em 1910 foi abatida ao efectivo.

Lancha-Canhoneira "Pero de Annaia" (1895-1908)
Em 1908 foi abatida ao efectivo.

Características técnicas
Deslocamento: 44 toneladas
Dimensões: 21,53 m comp.; 3,96 m boca; 0,70 calado
Armamento: 1 canhão-revólver de 37 mm; 2 metralhadoras
Propulsão: 1 máquina de alta pressão de 90 h.p. = 10 nós
Guarnição: 19 marinheiros

Lancha-Canhoneira "Magaia" (1895-1899)
Antigo rebocador comprado em Zanzibar em 1895 para servir nos rios de Moçambique.
Lancha-Canhoneira "Magaia"
Fez serviço na flotilha do Incomati.
Foi abatido à volta de 1899.

Características técnicas
Deslocamento: 40 toneladas
Dimensões: 
Armamento: 
Propulsão: 1 máquina de alta pressão de60 h.p. - 1 veio
Guarnição: 16 marinheiros

Lancha-Canhoneira Classe "Lacerda" (1895-1907)
Construídas em Inglaterra estas lanchas prestaram serviço nas colónias.
Lancha-Canhoneira "Lacerda" (1895-1906)

Lancha-Canhoneira "Serpa Pinto" (1895-1907)

Características técnicas
Deslocamento: 40 toneladas
Dimensões: 17,37 m comp.; 4,03 m boca; 0,30 calado
Armamento: 2 peças de 37 mm; 2 metralhadoras de 11 mm
Propulsão: 1 maquina de alta pressão de 70 h.p. 1 roda de pás = 10 nós
Guarnição: 27 marinheiros

Lancha-Canhoneira "Marracuene" (1897-1908)
A lancha canhoneira Marracuene foi construída em Portugal em 1897
Lancha-Canhoneira "Marracuene"
Operou em Moçambique, sendo desarmada em 1908.

Características técnicas
Deslocamento: 20 toneladas
Dimensões: 19 m comp.; 3,60 m boca; 0,75 calado
Armamento:  2 canhões - revólver de 37 mm
Propulsão: 1 máquina compound de 50 h.p. - 1 veio = 9 nós
Guarnição: 16 marinheiros

Lancha-Canhoneira "Chuabo" (1898-1903)
Navio de madeira adquirido em 1898 para serviço nos rios de Moçambique.
Lancha-Canhoneira "Chuabo"
Em 1903 foi abatido ao efectivo
Características técnicas
Deslocamento: 10 toneladas
Dimensões: 15,6 m comp.; 2,3 m boca; 0,6 calado
Armamento: 1 metralhadora de 11 mm.
Propulsão: 1 máquina de alta pressão = 9 nós.
Guarnição: 17 marinheiros

Sem comentários: