Translate

Vila de Rabo de Peixe

Inclui o lugar de Santana, a vila de Rabo de Peixe confronta com o mar e com as freguesias de Calhetas, Pico da Pedra, Ribeira Seca e Santa Bárbara (concelho de Ribeira Grande), Livramento (concelho de Ponta Delgada) e Cabouco (concelho de Lagoa).
O Lugar de Rabo de Peixe só deverá ter sido habitado, com as primeiras famílias fixadas à terra, por volta do finais da era de Quatrocentos por flamengos e mouros, cujas terras eram cedidas por El-Rei, com o fim de organizarem a vida neste povoado.
Marina em Rabo de Peixe
Rabo de Peixe é o maior porto de pesca dos Açores e a vila mais populosa do concelho da Ribeira Grande.
Maria dos Anjos
Henrique Cabral "O tio Henrique de Rabo de Peixe"
Sr Bonanza, pescador e sobrevivente de um grande naufrágio
Não existe consenso no que concerne à justificação do topónimo, visto que, a primeira hipótese se baseia na configuração de uma das suas pontas, que penetra no mar, a outra hipótese, afirma que foi encontrado no mar, um peixe de dimensão invulgar que a população do povoado não conseguiu identificar e, por essa razão, decidiram pendurar o rabo desse peixe num pau. 
Volta, volta
Este Pequeno Povoado, sem nome até então, passou, desta forma, a chamar-se Rabo de Peixe e com o passar do tempo tornou-se numa das maiores freguesias de São Miguel, sendo atualmente Rabo de Peixe considerado uma Vila.
Praia de Santana
Praia de Santana, é uma praia deslumbrante que oferece um cenário pitoresco para os visitantes. A praia se estende por aproximadamente 300 metros e apresenta areia dourada e macia, perfeita para banhos de sol e caminhadas de lazer. As águas cristalinas são ideais para natação, mergulho com snorkel e outras atividades aquáticas.

Como nota de curiosidade, registe-se que o lugar de Santana, extensa planície, foi transformado em campo de aviação militar durante a segunda guerra mundial (1939/45), passando, em 1946, para a aeronáutica civil com a instalação do primeiro aeroporto da ilha de São Miguel.

Sem comentários: