Translate

Parque D. Beatriz do Canto

Vista Aérea do Vale das Furnas
Desde 1860 que o vale das Furnas possui na sua vila o Parque D. Beatriz do Canto. Jardim mandado construir por um grupo de afamados e abastados proprietários, para que os visitantes das Furnas tivessem um local agradável para passear, descansar e contemplar as muitas belezas.
Aqueduto das Furnas
Perto da entrada do Parque D. Beatriz do Canto, na canada das Murtas existe um aqueduto com cerca de 70 metros, constituído por 8 arcos de volta perfeita e um mais pequeno abatido, mandados construir em 1908, por Manuel Moniz Cabral. Este aqueduto conduzia as águas da ribeira do Fojo para mover através da energia hidráulica, o engenho dos Alagoeiros, usado para serração de madeira.
Entrada do Parque D. Beatriz do Canto
No património botânico do jardim destaca-se pela presença de algumas árvores de dimensão notável como é o caso das Sequoias.
Este parque romântico encontra-se situado no leito alagadiço da ribeira das Murtas, no coração do Vale das Furnas. 
Inicialmente conhecido por Parque das Murtas, o parque é composto por amplos relvados, caminhos largos e densas manchas arborizadas em volta de um lago que retém as águas da ribeira das Murtas por meio de um açude. 
Na margem do lago, destaca-se o chalé Ernesto do Canto construído em 1866 por um arquiteto francês. Este parque abre ao público somente no mês de agosto.
Moinho de Água

Igreja Nossa Senhora da Alegria


1 comentário:

Alberto Moura disse...

Excelentes fotografias de um lugar maravilhoso. Já agora , seria ouro sobre azul alguém colocar uma foto e dados técnicos dum praticamente desconhecido barco da marinha, mais propriamente da Cpitania do porto de Ponta Delgada--precisamente o rebocador Furnas construido por volta de 1908 e que serviu as ilhas açoreanas até á década de trinta, fazendo reboques, transporte inter-ilhas e serviu de patrulha durante a 1ª guerra mundial.

prof. Alberto Moura