Encomendado durante o reinado de D. Manuel II, foi construído nos estaleiros La Spezia em Itália, tenso entrado ao serviço em 15 de Abril de 1913, o que tornou a Marinha Portuguesa numa das primeiras do mundo a ser equipada com este tipo de plataforma de Armas.
Primeiro Submarino activo da Marinha Portuguesa |
O NRP Espadarte dá origem à 1.ª esquadrilha de Submarinos da Marinha Portuguesa, que serviu valorosamente durante a I Guerra Mundial.
Submarino "Espadarte" |
Características técnicas
Deslocamento: 245 toneladas (superfície); 300 toneladas (imersão)
Dimensões: 45 m comp; 4 m largura; 3 m calado
Armamento: 2 tubos lança torpedos; 4 torpedos
Propulsão: 2 motores diesel 350 h.p.; 2 motores eléctricos 150 h.p. - 2 veios = 14 nós
(26 Km) (superfície); 8 nós (14 Km) (imersão)
Autonomia: 1500 milhas
Guarnição: 21 marinheiros
Submarinos da Classe italiana Laurenti, eram uma versão melhorada do Espadarte, tendo no entanto, dimensões ligeiramente superiores,
Submarino "Foca" (1917-1934) |
Submarino "Golfinho I" (1917-1934) |
Submarino "Hidra" (1917-1934) |
Os navios da classe foram desativados em 1934, com a entrada em serviço dos novos submarinos da Classe Delfim.
Características técnicas
Tipo: Submarino
Deslocamento: 387 toneladas
Dimensões: 45 m comp.; 4 m boca; 3 m calado
Armamento: 2 tubos lança- torpedos de 450 mm
Propulsão: 2 motores diesel 350 hp; 2 motores eléctricos 150 hp - 2 veios = 14 nós (superfície) 8 nós (Imersão)
Guarnição: 21 marinheiros