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Armada Real Portuguesa: Cruzador "Almirante Reis "ex. "D. Carlos" (1898-1925)

Este navio foi construído em Newcastle on Tyne, nos estaleiros navais da Casa Amstrong, no Reino Unido, tendo sido lançado à água no dia 5 de maio de 1898. Após o lançamento, a sua guarnição partiu no navio "Pêro de Alenquer" onde chegou no dia 21 de junho de 1899, um pouco antes do navio passar ao estado de armamento completo, em dia 8 de julho de 1899.
Cruzador "D. Carlos" à época da sua entrada ao serviço, era o mais poderoso cruzador do mundo.
O mais poderoso cruzador do mundo, chega a Lisboa no dia 20 de julho de 1889 onde iniciaria a sua vida operacional. Teve como primeiro comandante o Capitão-de-mar-e-guerra Hermenegildo Capelo, importante figura da história da Marinha Portuguesa. Foi o primeiro navio da Marinha Portuguesa a dispor de telecomunicações sem fios, algo tecnologicamente avançado para os padrões da época.
Cruzador "Almirante Reis" ex. "D. Carlos"
Em 1906 ocorreu a bordo uma revolta de marinheiros, precursora do golpe que poria fim à Monarquia Constitucional Portuguesa. No dia 4 de outubro de 1910, enquanto se encontrava fundeado no Tejo, com a bandeira nacional içada, alheio aos acontecimentos que iam tendo lugar, acabou por ser tomado por um grupo de revolucionários, chefiados pelo 2TEN José Carlos da Maia, durante  a noite.
Após a Implantação da República, o cruzador D. Carlos I foi batizado de Almirante Reis, em homenagem ao principal dirigente militar da revolução.Em 1915 o navio apresentava já graves problemas de manutenção. Na altura, por causa da qualidade dos metais, era comum a substituição periódica das caldeiras, a cada 5 a 7 anos. Em 1915, o navio tinha dezasseis anos e as mesmas caldeiras de origem. Em 1916 saiu pela última vez para uma viagem oceânica, sendo então acompanhado pelo couraçado Vasco da Gama. Foi abatido em 22 de Janeiro de 1925.

Características técnicas
Deslocamento: 4 253 toneladas
Dimensões: 117 m comp; 14,4 m boca; 5,33 m calado
Armamento: 4 peças de 150 mm; 8 peças de 120 mm; 14 peças de 47 mm; 2 peças de 37 mm; 3 metralhadores de 6,5 mm; 5 tubos lança-torpedos
Propulsão: 2 máquinas a vapor T.E. de 12 500 h.p. - 2 veios = 22 nós
Caldeiras: 12 Yarrow
Combustível: 700 toneladas de carvão
Guarnição: 432 marinheiros (28 oficiais; 35 sargentos; 369 praças)

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