Translate

Cédulas Municipais da Área Metropolitana de Lisboa "Dinheiro de Emergência" na Monarquia (1891-1899)

As cédulas em Portugal não são designadas notas de banco mas sim substitutos da moeda divisionária que por uma outra razão, normalmente em épocas de crise monetário-financeiro ou de escassez de metais adequados ao fabrico de moedas divisionária (prata, cobre, ou bronze). 

$50 Réis (Camara Municipal de Aldegalega)
Trata se portanto de "Dinheiro de Emergência", normalmente em forma de folhas de papel ao estilo de notas de banco mas de concepção mais simples e adequada ao fabrico em tempos de crise.
$100 Réis (Camara Municipal de Aldegalega)
Em Portugal existiram dois grandes períodos de emissão de cedulas: 1891 e 1917-1925
A crise de 1891 foi desencadeada pela súbita falência de dois bancos importantes "Banco do Povo" e "Banco Lusitano".
$200 Réis (Camara Municipal de Aldegalega)
Assim que as falências foram de conhecimento do publico gerou-se a corrida aos bancos na mira de trocar o papel fiduciário por moedas de ouro e prata.
$300 Réis (Camara Municipal de Aldegalega)
Com o desenrolar da crise as dificuldades de moedas de troco agudizaram se grandemente. Assim por decreto de 6 de Agosto de 1891 era a Casa da Moeda autorizada a emitir cédulas de 50 Réis e de 100 Réis.
$400 Réis (Camara Municipal de Aldegalega)
Entretanto multiplicam-se por todo país as emissões de cédulas, sempre de valor unitários baixos (em regra de valor inferior a 500 Réis) mas sob responsabilidade das mais diversas entidades (Camaras Municipais, empresas até).
Em face das circunstancias por decreto de 13 de Agosto 1891 determina-se o seguinte:

"O Governo fará intimar administrativamente os indivíduos ou associações que à data desta publicação deste decreto tiverem em circulação notas, cédulas ou quaisquer títulos pagáveis à vista e ao portador cuja a emissão não esteja legalmente autorizada para fazerem cessar essa missão e recolherem todos os títulos emitidos no prazo de oito dias, sob pena de desobediência."
Lisboa $50 Réis (Companhia Carris e Ascensor)
Lisboa $100 Réis (Companhia Carris e Ascensor)
Lisboa $300 Réis (Companhia Carris e Ascensor)
$20 Réis (Eduardo Jorge) Lisboa
$200 Réis (Loja do Povo) Lisboa
Pode-se admitir que estas cédulas tenham sido retiradas de circulação em curto prazo.
$10 Réis (Manuel Nunes) Setubal
$20 Réis (José Fernandes Arranja) Setubal
Todavia as cédulas emitidas pela Casa da Moeda só por lei de 21 de Junho de 1899 se determina a sua substituição por moedas de níquel. 

Sem comentários: