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Armada Real Portuguesa: Navios-Transporte (1874-1934)

Navio-Transporte "Índia" (1874-1910)
Navio de ferro e de vapor inglês (ex - Mandalay) que foi lançado à água em Inglaterra em 1871 por Dennis & Brothers e adquirido para Portugal para transporte.
Navio-Transporte "Índia"
Fez várias viagens às nossas províncias ultramarinas como transporte de pessoal e material, em especial para as estações navais.
Em 1910 passou a completo desarmamento e foi entregue à província de Moçambique.

Características técnicas
Deslocamento: 2578 toneladas
Dimensões: 82,3 m comp; 9,14 m boca; 5,79 m calado;
Armamento: 2 peças
Propulsão: 2 máquinas compound verticais de700 h.p. - 1 veio = 12 nós
Guarnição: 

Navio-Transporte "Africa" (1875-1910)
Navio de ferro e de vapor que foi lançado à água em Inglaterra em 20 de Abril de 1875.
Navio-Transporte "Africa"
Empregou-se como transporte de pessoal e material para as nossas províncias ultramarinas.
Em 1907 foi mandado desarmar em Luanda e no ano seguinte passou a pontão-enfermaria, em substituição da barca "Cabinda".
Em 1910 foi vendido em Luanda.

Características técnicas
Deslocamento: 2993 toneladas
Dimensões: 79,24 m comp; 10,05 m boca; 6,09 m calado;
Armamento: 2 peças de 80 mm.
Propulsão: 1 máquina de T.E. de 1 000 h.p. - 1 veio = 13 nós
Guarnição: 124 marinheiros + 404 tropas

Navio-Transporte "Príncipe D. Carlos" (1877-1880)
Navio de vapor que foi lançado à água em Inglaterra em 6 de Dezembro de 1877 para servir de transporte.
Navio-Transporte "Príncipe D. Carlos"
Em 1878 largou para Moçambique para servir na Estação Naval como transporte.
Em 1880 perdeu-se por encalhe na ilha Grande do Bazaruto.

Características técnicas
Deslocamento: 250 toneladas
Dimensões: 
Armamento: 1 peça
Propulsão: 1 máquina de 90 h.p. - 1 veio = 11 nós
Guarnição: 41 marinheiros

Navio-Hospital "Cabinda" (1886-1909)
Navio de vela adquirido em Inglaterra em 1886 para servir de hospital e pontão de carvão no distrito do Congo, na foz do Zaire.
Navio-Hospital "Cabinda"
Desempenhou várias comissões em Angola.
Em 1909 foi mandada abater ao efectivo da Armada.

Características técnicas
Deslocamento: 
Dimensões: 
Armamento: 
Propulsão: 
Guarnição: 

Navio-Transporte "Pêro de Alenquer" (1895-1911)
Famoso clipper inglês "Thomas Stephens" comprado em Inglaterra em 1895 para servir de transporte.
Navio-Transporte "Pêro de Alenquer"
Em 1909 passou a navio-escola.
Em 1911 passou mostra de desarmamento e foi vendido por inútil. Em 1915, ao serviço da Marinha Mercante, largou para a América do Norte e no retorno, em 1916, desapareceu.

Características técnicas
Deslocamento: 2195 toneladas
Dimensões: 90,9 m comp; 12,7 m boca; 7,90 m calado;
Armamento: 2 peças
Propulsão:
Guarnição:

Navio-Transporte "Salvador Correia " (1895-1934)
Navio de vapor de ferro que foi lançado à água em Inglaterra em 26 de Maio de 1895
Navio-Transporte "Salvador Correia I" em Angola
Foi construído nos estaleiros de Laird Brothers em Birkenhead, Inglaterra, e incorporado na Armada com a classificação de transporte,para servir em Angola. Reclassificado como navio - hidrográfico e integrado na Missão Hidrográfica do Zaire em 1930, foi desarmado e abatido em 1934.

Características técnicas
Deslocamento: 300 toneladas
Dimensões: 36,6 m comp; 6 m boca; 2,30 m calado;
Armamento: 1 peça de 75 mm; 2 peças de 37 mm;
Propulsão: 1 máquina a vapor T.E. de 480 h.p. - 1 veio = 11 nós
Guarnição: 35 marinheiros

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