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Armada Real Portuguesa: Canhoneiras da década de 1870

Canhoneiras Classe "Rio Lima"
A canhoneira Rio Vouga foi construída no Arsenal de Marinha em Lisboa, e as restantes em Inglaterra.
Canhoneira "Rio Lima" (1875-1910) 
Canhoneira de ferro e madeira que foi lançada à água em Inglaterra em 3 de Julho de 1875. Prestou serviço em Cabo Verde, Angola, Ajuda, Guiné, Moçambique, Macau e Índia. Em 1889 largou de Macau em visita ao Japão.
Em 1909 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento, sendo abatida em Macau em 1910 e ali vendida.

Canhoneira "Rio Tâmega" (1875-1909) 
Canhoneira idêntica à "Rio Sado" que foi lançada à água em Inglaterra em 15 de Novembro de 1875. Prestou serviço em Cabo Verde, Angola, Ajuda, Macau e Moçambique.
Em 1904 passou ao estado de completo desarmamento e foi mandada abater em 1909.

Canhoneira "Rio Sado" (1875-1921)
Canhoneira idêntica à "Rio Tâmega" que foi lançada à água em Inglaterra em 30 de Dezembro de 1875. Prestou serviço em Cabo Verde, Guiné, Angola, Ajuda, Moçambique, Açores e Índia.
Em 1921 passou ao estado de desarmamento em Goa.

Canhoneira "Rio Vouga" (1882-1909) 
Canhoneira de madeira de que foi lançada à água em Lisboa em 5 de Janeiro de 1882. Armou em 1884. Prestou serviço em Moçambique, Angola e Ajuda. Em 1906 passou a completo desarmamento e em 1909 foi mandada abater por inútil, sendo vendida em 1911.

Características técnicas
Deslocamento: (Rio Tâmega e Rio Sado) 645 tons. (restantes) 721 tons.
Dimensões:  (Rio Tâmega e Rio Sado) 45,4 m comp; 8,6 m boca; 3 m calado; (restantes) 49 m comp; 8,4 m boca; 3,63 m calado
Armamento: 2 peças de 9 libras; 2 peças de 4 libras; 1 peça de 3 libras
Propulsão: 2 mastros de velas; 1 maq. de 500 h.p.; 1 maq. 750 h.p.; 1 veio = 10 nós
Guarnição: 100 marinheiros

Canhoneira "Faro" (1878-1912)
Canhoneira de ferro que foi construída em Inglaterra em 1878 para a fiscalização da costa.
Canhoneira "Faro"
Primeiro classificado como vapor, passou em 1880 a canhoneira. Prestou serviço na fiscalização aduaneira do Algarve. Serviu na Armada até 27-02-1912 data em que se perdeu por afundamento, na barra de Alvor, por colisão com um rebocador.

Características técnicas
Deslocamento: 136 toneladas
Dimensões: 27 m comp.; 4,7 m boca; 2,28 m calado
Armamento: 1 peça de 47 mm
Propulsão: 2 mastros de velas; 1 maq. de 200h.p.; 1 veio = 10,4 nós
Guarnição: 27 marinheiros

Canhoneira "Tavira" (1878-1911)
 Canhoneira de ferro adquirida em Inglaterra em 1878 para a fiscalização aduaneira do Algarve.
Canhoneira "Tavira" ex "Tejo"
Era a canhoneira Tejo que em 1883 passou a ter aquele nome. Em 1895 fez hidrografia em Angola. Em 1911 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento, sendo vendida no mesmo ano.

Características técnicas
Deslocamento: 204 toneladas
Dimensões: 32 m comp.; 5,1 m boca; 2,74 m calado
Armamento: 1 peça de 47 mm
Propulsão: 2 mastros de velas; 1 maq. vertical de 390 h.p.; 1 veio =11 nós
Guarnição: 33 marinheiros

Canhoneira "Lagos" (1878-1915)
Canhoneira de ferro que foi adquirida em Inglaterra em 1878 para a fiscalização aduaneira do Algarve.
Canhoneira "Lagos" ex "Guadiana"
Era a canhoneira "Guadiana" que em 1883 passou a ter aquele nome. Em 1913 passou mostra de desarmamento, sendo abatida por inútil.
Armou novamente em 1914 e desarmou definitivamente em 1915.

Características técnicas
Deslocamento: 100 toneladas
Dimensões: 24,7 m comp.; 4,4 m boca; 1,98 m calado
Armamento: 2 peças de 47 mm; 1 metr. de 6,5 mm.
Propulsão: 2 mastros de vela; 1 máquina de 150 H.P. - 1 veio = 7 nós
Guarnição: 30 marinheiros

Canhoneira "Guadiana" (1879-1892)
Canhoneira "Guadiana"
Canhoneira de ferro que foi lançada à água em Liverpool, Inglaterra em 20 de Agosto de 1879. Primeiro classificado como vapor, passou em 1883 a canhoneira. Prestou serviço em S. Tomé, Algarve, Cabo Verde e Guiné.
Em 03 de Outubro de 1892 encalhou e perdeu-se no recife Almagreiro.

Características técnicas
Deslocamento: 245 toneladas
Dimensões: 33 m comp.; 5,33 m boca; 2,77 m calado
Armamento: 1 peça de 47 mm
Propulsão: 2 mastros de vela; 1 máquina a vapor de 140 H.P. - 1 veio = 9 nós
Guarnição: 45 marinheiros

Canhoneiras Classe "Bengo"
Estas canhoneiras foram construídas em Inglaterra destinadas a prestar serviço nas colónias.
Canhoneira "Mandovy I" (1879-1909)
Canhoneira de ferro e madeira que foi lançada à água em Inglaterra em 16 de Agosto de 1879. Prestou serviço em Macau, Moçambique, Angola, Ajuda, Guiné, Cabo Verde, Açores e Índia.
Em 1908 passou ao estado de completo desarmamento, sendo mandada entregar à província de Moçambique no ano seguinte.

Canhoneira "Bengo I" (1879-1905)
Canhoneira de ferro e madeira que foi lançada à água em Inglaterra em 23 de Agosto de 1879.Prestou serviço em Angola, Guiné, Moçambique, Macau, Timor e Índia.
Em 1905 foi abatida ao efectivo e passou a navio-depósito da Divisão Naval de Moçambique.

Características técnicas
Deslocamento: 462 toneladas
Dimensões: 38,25 m comp.; 7,48 m boca; 2,84 m calado
Armamento: 1 peça de 150 mm; 2 de 90 mm:
Propulsão: 2 mastros de vela; 1 máquina compound horizontal de 400 H.p. - 1 veio = 10,5 nós
Guarnição: 89 marinheiros

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