Canhoneira "Camões" (1865-1876)
Canhoneira "Camões" |
Canhoneira de madeira da província de Macau que foi mandada construir em 1864. Era escuna de vapor que em 1874 passou ao serviço da Armada como canhoneira. Prestou serviço em Macau e na China.
Em 1876 foi mandada passar ao estado de desarmamento, sendo vendida no mesmo ano.
Características técnicas
Deslocamento: 136 toneladas
Dimensões: 1,81 m calado
Armamento: 3 peças
Propulsão: 1 máquina de 30 H.P. - 1 veio = 7 nós
Guarnição: 50 marinheiros
Canhoneiras Classe "Zarco"
O vapor "Zarco" foi construído em Liverpool pela casa inglesa Birkenhead Iron Works de Laird Brothers. Foi lançado à água em 15 de Novembro de 1864. Foi entregue a Portugal em 18 de Março de 1865. Era um navio forte e elegante, construído de madeira. Em 1869 foi considerado canhoneira. As qualidades náuticas do "Zarco" foram consideradas más e a artilharia impotente. Serviu na Estação Naval da América do Sul, Cabo Verde, Guiné e Moçambique. Desempenhou comissão ao Brasil. Integrou uma expedição militar enviada ao distrito da Guiné. Em 1865 deu comboio ao vapor "Mindelo" que conduzia o Rei a Setúbal.
As canhoneiras desta classe foram construídas no Arsenal de Lisboa, à excepção da Zarco que foi construída em Inglaterra.
Canhoneira "Zarco" (1865-1876) |
Foi mandada desarmar por Portaria de 1 de Dezembro de 1875. Em 26 de Setembro de 1877 foi mandada entregar à Alfândega.
Canhoneira "Tejo" (1869-1898) |
Canhoneira que foi lançada à água em Lisboa em 15 de Março de 1869. Prestou serviço na Guiné, Cabo Verde, Macau, Timor, Angola e Moçambique.
Em 1898 passou ao estado de desarmamento, sendo abatida em 1900.
Canhoneira "Douro" (1873-1897) |
Canhoneira de madeira que foi lançada à água em Lisboa em 11 de Junho de 1873. Prestou serviço em Moçambique, Angola e Ajuda.
Em 1897 desarmou, foi abatida ao efetivo em 1900 e vendida em 1911.
Canhoneira "Quanza" (1877-1900) |
Canhoneira de madeira que foi lançada à água em Lisboa em 26 de Setembro de 1877.
Prestou serviço em Angola, Ajuda, Cabo Verde e Moçambique.
Em 1897 foi mandada passar ao estado de completo desarmamento e foi vendida em 1900.
Características técnicas
Deslocamento: 587 toneladas
Dimensões: 43,58 m comp; 7,92 boca; 3,35 m calado
Armamento: (Douro) 2 rodízios de 150mm; (Tejo e Zarco) 2 peças; (Quanza) 3 peças
Propulsão: 1 máquina horizontal de baixa pressão de 100 H.P. - 1 veio = 10 nós
Guarnição: 78 (Zarco); 100 (Douro) marinheiros
Deslocamento: 587 toneladas
Dimensões: 43,58 m comp; 7,92 boca; 3,35 m calado
Armamento: (Douro) 2 rodízios de 150mm; (Tejo e Zarco) 2 peças; (Quanza) 3 peças
Propulsão: 1 máquina horizontal de baixa pressão de 100 H.P. - 1 veio = 10 nós
Guarnição: 78 (Zarco); 100 (Douro) marinheiros