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Armada Real Portuguesa: Canhoneiras da década de 1850

Canhoneiras Classe "Argos"
Vapores de hélices construídos em Inglaterra em 1852. Foram os dois primeiros vapores de hélices construídos para a nossa Marinha. Desempenharam na costa comissões de fiscalização aduaneira.
Canhoneira "Argos" (1852-1877)
Em 1877 o "Argos" foi mandado passar ao estado de desarmamento.
Canhoneira "Lince" (1852-1875)
Em 1875 o "Lince" passou mostra de desarmamento e em 1877 foi mandado entregar à Alfândega de Lisboa.
Características técnicas
Deslocamento: 395 toneladas
Dimensões: 3,04 metros (calado)
Armamento: 2 Peças
Propulsão: 1 máquina a vapor – 1 veio = 7 nós
Guarnição: 75 homens

Canhoneira "Barão de Lazarim" (1858-1873)
Escuna de vapor de madeira que foi lançada à água em Lisboa em 22 de Setembro de 1858.
Foi o primeiro navio de vapor construído no Arsenal da Marinha de Lisboa e no País.
Foi mais tarde classificada como canhoneira. Prestou serviço na Estação Naval de Moçambique na repressão da escravatura.
Canhoneira Barão de Lazarim
Em 1869 foi mandada passar ao estado de desarmamento e em 1873 condenada por inútil.
Características técnicas
Deslocamento: 169 Toneladas

Canhoneira "D. Maria Anna" (1859-1873)
Canhoneira de madeira que foi lançada à água em Inglaterra em 3 de Setembro de 1859. Prestou serviço em Angola e em Moçambique na repressão da escravatura.
Canhoneira D. Maria Anna
Em 1873 desarmou em Lisboa e foi condenada no ano seguinte e mandada vender.
Características técnicas
Deslocamento: 250 Toneladas
Armamento: 6 peças

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