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Armada Portuguesa: Corvetas Classe "João Coutinho" (1970-202...)

Esta Classe foi projetada pelo Contra-Almirante Engenheiro Construtor Naval Rogério d'Oliveira como um tipo de navio especialmente adaptado à atuação nas águas dos territórios ultramarinos portugueses, garantido ai uma presença naval em defesa da soberania de Portugal.
Corveta NRP João Coutinho (Blohm & Voss 07-03-1970 a 2018)
Os três primeiros navios foram construídos nos Estaleiros "Blohm & Voss", em Hamburgo - Alemanha, e os restantes três nos Estaleiros Navais de "Bazán" (actual Navantia), em Cartagena - Espanha.
NRP João Coutinho   Tiro reparo duplo Bofors de 40mm/60
NRP Jacinto Candido (Blohm & Voss 16-06-1970 a 2019)
O projeto foi utilizado posteriormente como base para as corvetas da classe "Descubierta" da Marinha de Guerra Espanhola, Egípcia e Marroquina, "Meko 140" da Marinha de Guerra Argentina e inspirou os avisos da classe "A69" da Marinha de Guerra Francesa, Argentina e Turca.
NRP General Pereira D'Eça (Blohm & Voss 10-10-1970 a 2014)
NRP Augusto Castilho (Bazan 14-11-1970 a 2010)

 Disparo do ouriço (Hedgehog) NRP Augusto Castilho (Angola 1973)
Aérospatiale Alouette III NRP Augusto Castilho
NRP Honório Barreto (Bazan 15-04-1971 a 2011)
Em Junho de 1998, a "Honório Barreto" transportando o Grupo de Comando, um Pelotão de Atiradores da CF22, uma Secção Anti-carro e uma Secção de Botes (12 Zebro III) e a "João Coutinho" transportando o PELREC e uma Secção de Botes (12 Zebro III) participaram na «Operação Crocodilo», com o objetivo de evacuar de civis e militares nacionais do conflito da Guiné-Bissau.
Danos no reparo duplo de 76mm US Mk331 da Corveta NRP Antônio Enes
Em 1986, a peça de artilharia de 76,2mm à proa da "António Enes" ficou danificada devido ao mau estado do mar.
Explosão na corveta António Enes
A 10 de Março de 1987, pelas 17:30 à entrada do Porto da Horta na Ilha do Faial - Açores, deu-se uma violenta explosão na casa da máquina do leme da "António Enes", provocando baixas entre a guarnição: faleceu 01 Oficial Subalterno e 03 Marinheiros, desapareceram 02 Marinheiros e outros 11 ficaram feridos, danificou o pavimento da tolda, o painel da popa, a casa do leme e compartimentos adjacentes.
Características
Tipo: Corveta/Fragata Ligeira
Deslocamento: 1 400 toneladas
Dimensões: 85 m comp.; 10,3 m boca; 3,3 m calado
Propulsão: 2 motores Diesel SEMT PIELSTICK de 5280 hp cada - 2 veios = 24nós
Autonomia: 6 586 milhas náuticas a 18 nós
Armamento: 
1 reparo duplo de 76mm US Mk331 (Ar Máx.: 2,8 km. Superfície Máx.: 11,1 km. Terra Máx.: 11,1 km.); 
1 reparo duplo Bofors de 40mm/60 (Air Max: 2,2 km. Superfície Max: 5,6 km. Terra Max: 5,6 km.)
1 Hedgehog ASW Mk11 (Subsuperfície da arma Máx.: 0,4 km); 
2 morteiros de carga de profundidade Mk6/9/14 (subsuperficial Máx.: 0,2 km)
2 calhas lança-cargas de profundidade;
Radares: 
1 radar MLA 1B busca aérea e de superfície, 2D de médio alcance (Alcance máximo: 203,7 km); 
1 radar Decca 1226 busca de Superfície e Navegação (Alcance Máximo: 88,9 km); 
1 controle de tiro AN/SPS-34 (Alcance Máximo: 18,5 km)
Sonares: QCU-2 (Alcance máximo: 3,7 km)
Aeronaves: Pista de poiso para helicópteros ligeiros
Guarnição: 100 marinheiros +34 Fuzileiros (inicial) 72 (final)


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