Translate

Freguesia de Santo António

Há uns séculos atrás, havia na costa norte da ilha de S. Miguel, entre as Capelas e Santa Bárbara, uma freguesia com o nome de Rosário. Os seus habitantes viviam principalmente a trabalhar as terras, mas alguns tiravam do mar o sustento da família. 
Um certo dia, um desses pescadores, homem humilde e bom, foi para a sua faina habitual. Estava a lançar as redes ao mar; quando, casualmente, reparou que ao longe, perto dos calhaus, sobre a água estendida como um lençol, boiava um objecto que brilhava à luz do sol.  Ficou muito intrigado e, sem sequer imaginar o que iria encontrar, logo que pôde, aproximou-se do objecto. Viu que se tratava de uma pequena imagem de Santo António. Agarrou-a e voltou para terra, muito contente. 
Miradouro Mãe de Deus
Naqueles tempos, uma prancha de madeira ou um simples garrafo, encontrados no mar, eram preciosidades, tanto mais uma imagem.   Dirigiu-se à igreja do Rosário, mostrou ao padre a imagem e contou o que lhe tinha acontecido. A notícia espalhou-se depressa e chegou aos campos onde os homens ceifavam o trigo maduro e à fonte onde as mulheres lavavam e coravam a roupa ao sol quente de Julho.   
Igreja da freguesia de Santo António
As pessoas entenderam o facto do aparecimento da imagem como um sinal de Deus e a vontade de Santo António de que aquela pequena freguesia recebesse o seu nome.   Assim aconteceu. A freguesia do Rosário passou a chamar-se de Santo António e na igreja foi colocada a imagem do santo.
Campo de Jogos das Figueiras
É onde joga o Clube Desportivo Santo António fundado em1977

Cidade da Lagoa (Ilha São Miguel)

A Lagoa é uma cidade situada na costa sul da ilha de São Miguel, Açores, é sede de um pequeno município limitado a norte pelo município da Ribeira Grande, a leste por Vila Franca do Campo, a oeste por Ponta Delgada e a sul pelo Oceano Atlântico. Foi elevada a cidade por deliberação do parlamento dos Açores em 22 de Março de 2012.
Vista aérea da cidade da lagoa
Segundo alguns historiadores, Lagoa terá sido a primeira Vila da Ilha de S. Miguel a ser colonizada. quando o Infante D. Henrique, ainda na primeira metade do século XVI, decidiu lançar carneiros na sua costa sul. Aliás. o topónimo Porto dos Carneiros deve o seu nome a esse facto. Elevada a vila em 22 de Abril de 1522, Lagoa contava apenas, nessa altura, com uma paróquia, a de Santa Cruz.. Meio século depois, no entanto, o seu crescimento populacional e territorial justificou bem a criação de uma segunda paróquia, a de Nossa Senhora do Rosário. Assim esta Freguesia viria a ser criada em 5 de Abril de 1595.




Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda
Este campo de futebol, construído em 1986 é a casa do Clube Operário Desportivo, fundado no dia 2 de janeiro de 1948.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Construída no século XVIII a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, apresenta-se como uma volumosa e sólida construção de três naves.
Igreja Matriz de Santa Cruz
A Igreja de Santa Cruz, localizada junto ao litoral, é um templo fundado por volta de 1450 e que sofreu várias alterações significativas no decorrer dos séculos. Foi elevada a Igreja Matriz da Lagoa em 1552 com a criação da Vila da Lagoa por carta régia de D. João III.

Convento dos Franciscanos
Foi edificado pela Ordem dos Frades Menores entre o século XVII e o século XVIII.
Com a extinção das ordens religiosas masculinas (1834), o conjunto passou para a esfera civil, passando a abrigar as repartições públicas do concelho, nomeadamente os serviços ligados à administração municipal, às finanças e ao ensino público, através da instalação de uma escola no imóvel. À época da Primeira Guerra Mundial foi utilizado como detenção para prisioneiros alemães e, na Segunda Guerra Mundial, serviu como quartel de tropas.