Translate

Vila das Lajes

Malicias
Situada a nordeste da ilha Terceira, a 5 quilómetros da sede do concelho, Praia da Vitória, a Vila das Lajes, Lageas, Lagens, ou Lages, como era chamada noutros tempos, é das freguesias (recentemente elevada a Vila) mais notáveis não só da ilha Terceira, mas dos Açores em geral.
Graben das Lajes
A Base Aérea das Lajes MHIH, oficialmente designada como Base Aérea N.º 4 (BA4), localiza-se na vila das Lajes. Distribui-se em cerca de 10 km², na parte central da planície do Ramo Grande e em boa parte da encosta da serra de Santiago, com pistas de aterragem e áreas de estacionamento. Tem ainda anexo o molhe norte do porto da Praia da Vitória (Porto Militar), ao qual está ligada por uma estrada militar, além de instalações de telecomunicações e de armazenamento de combustíveis dispersas pela ilha, estas em boa parte hoje desativadas.
Base Aérea vista a partir do mar
Embora criada no contexto da Segunda Guerra Mundial, o seu desenvolvimento e importância estão ligados à influência dos Açores no controlo do Atlântico, assim como o seu uso se prende ao interesse dos Estados Unidos no cenário de redefinição das predominâncias político-militares no pós-guerra. Nesse sentido a utilização da base permitia o rápido acesso à Europa, à África e ao Médio Oriente, constituindo-se num instrumento utilitário no contexto do confronto este-oeste protagonizado pela URSS e pelos Estados Unidos durante a chamada Guerra Fria.

Sem comentários: